Início » Basquete » NBB » Conheça a história por trás do basquete do Minas Tênis Clube

Conheça a história por trás do basquete do Minas Tênis Clube

Publicado em:

Última atualização:

O Minas Tênis Clube participa da NBB (Novo Basquete Brasil) desde a sua primeira edição, em 2009. Trata-se de uma das principais e mais notáveis equipes de basquete do país, tendo vencido títulos recentes e competido em alto nível nas últimas temporadas. Confira abaixo um resumo sobre o time!

História do Minas basquete

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que o basquete do Minas faz parte do complexo do Minas Tênis Clube, fundado em 1935. O projeto focado na bola laranja teve início dois anos depois, em 1937, e logo se tornou um dos “carros-chefe” da instituição. 

Ao longo dos anos, o Minas Tênis Clube desenvolveu um programa de base de jogadores de basquete que vem revelando diversos nomes, tais como Raulzinho e Gui Santos, que possuem passagem pela NBA. Além disso, o Minas empresta atletas para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos. Inclusive, o primeiro foi Fernando Pavan, que participou da Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, em 1952. O mais marcante, entretanto, foi Moysés Blas, que fez parte da Seleção Brasileira de Basquete medalhista de bronze em Roma 1960.

Títulos

O Minas Tênis Clube tem uma rica história de conquistas no basquete. Somente no Campeonato Mineiro, a equipe já conquistou mais de 20 troféus, tendo levado o título recentemente em 2017, 2018, 2020 e 2022. Além disso, venceu a Copa Super 8 de 2021-22, bem como dois torneios internacionais em 1993 e 2007.

Falando especificamente da Copa Super 8, isto é, o título mais recente do basquete do Minas, o título veio em cima do São Paulo. Na final, a equipe venceu por 78 a 77 e teve Gui Deodato como principal jogador. Aliás, ele levou ainda o troféu King of the Cup de melhor desempenho ao somar 25 pontos, sete rebotes e 26 de eficiência na decisão.

Jogadores que passaram pelo basquete do Minas

Como dito anteriormente, o Minas Tênis Clube já revelou diversos nomes importantes para o basquete brasileiro. Além de Raulzinho e Gui Santos, a equipe desenvolveu foi a casa de Demétrius Ferracciú, atual técnico do Paulistano e histórico treinador do Bauru Basket.

Aliás, Raulzinho é uma das grandes apostas do basquete do Minas. Após um período no Brasil com a equipe e, mais tarde, na Espanha, o armador foi selecionado pelo Atlanta Hawks como a 47ª escolha geral no Draft da NBA de 2013. Recentemente, quem iniciou carreira na liga estadunidense foi Gui Santos, também ex-Minas, escolhido pelo Golden State Warriors na 55ª escolha geral no Draft de 2022.

Elenco

Na temporada 2023-24, o elenco do Minas Tênis Clube teve um equilíbrio entre jogadores brasileiros e estrangeiros. Dentre estes, estiveram os alas-pivô Renan Lenz, Rafa Mineiro e Gemerson Barbosa, além dos alas Felipe Vezaro e Danilo Fuzaro. 

Como pivô, o Minas contou com Alexandre Paranhos, um dos nomes mais consolidados do basquete brasileiro. Na posição de armador, Nicolás Copello, Franco Baralle e Chuzito González completaram o grupo. Por fim, Kevin Santos (armador), Leandro Moura (ala), Yuri Neptune (ala), Daniel Duque (ala), Fernando Fernandes (ala) e Winicius Silva (pivô) vieram das categorias de base.

Desempenho em 2023-24

Após atingir a terceira colocação no NBB, o basquete do Minas Tênis Clube avançou até as semifinais. No entanto, o Sesi Franca acabou levando a melhor em uma série muito disputada de cinco jogos. O Minas até começou vencendo a série por 80 a 67, no primeiro jogo, e por 93 a 91, no segundo.

Porém, o Franca conseguiu se recuperar, levando a melhor nas três partidas seguintes. O time paulista, então, venceu o jogo 3 por 87 a 63, bem como o jogo 4 por 82 a 72. Por fim, eliminou o Minas por 82 a 76 no jogo 5, encerrando a temporada do basquete para os mineiros.