Sendo cotado para estar na Seleção olímpica Brasileira de Basquete nos Jogos de Paris, o armador Alexey Borges acabou por não ser convocado para a competição pelo técnico croata Aleksandar Petrovic. Ainda assim, o jogador mostrou que pode estar no nível de vestir a camisa verde e amarela no futuro, já que fez parte do plantel de preparação que conseguiu a vaga histórica para as Olimpíadas 2024 em cima da Letônia.
O atleta quase ficou com a vaga de Yago, com problema na panturrilha, e Raulzinho, com uma lesão na coxa. Entretanto, por opção técnica, o comandante do time optou por levar os armadores já conhecidos pela torcida brasileira, mesmo com eles ainda em recuperação.
Fora da seleção, o futuro de Alexey Borges já está decidido para a próxima temporada. Após boas atuações pelo Franca, no qual atuou em contrato relâmpago na Copa Intercontinental vencida pela equipe paulista, o armador decidiu assinar com o Flamengo.
Vale ressaltar que o Rubro-Negro é o atual vice-campeão do NBB, ou seja, contar com um reforço diretamente do rival pode ser interessante para o clube carioca, que é o principal concorrente a tirar a hegemonia do Franca.
Quer saber mais sobre Alexey Borges e sua trajetória profissional? Acompanhe a leitura do artigo e veja seus recordes, carreira no basquete e também estatísticas.
A carreira de Alexey Borges
Alexey Borges tem 28 anos e é um dos principais armadores do Brasil. Ídolo do Franca e com três participações no jogo das estrelas da NBB, o jogador iniciou sua trajetória no Franca em 2014, no qual permaneceu por cinco temporadas.
Em seguida, ele defendeu as cores de Mogi das Cruzes, Bauru e Minas. Por fim, foi contratado pelo Capitanes de Ciudad de México, time da G-League, antes de chegar ao Crailsheim Merlins (ALE) em 2023.
Tendo ampla experiência nos torneios nacionais, Alexey já disputou mais de 180 jogos no NBB. Suas estatísticas são de 11 pontos, 3,5 rebotes e 5,2 assistências por partida no campeonato. Além disso, sua eficiência em quadra é de 14.7
O basquetebolista ficou muito marcado por suas conquistas no Franca. Pelo time do estado de São Paulo, conquistou uma Copa Super 8 de Basquete e uma Copa Intercontinental FIBA em suas duas passagens. Por mais que tenha mostrado intenção de continuar na equipe, recentemente o jogador assinou com o Flamengo, que busca uma reformulação geral no elenco.
O clube Rubro-Negro que quase alcançou a glória na temporada 2023/2024 da NBB ainda busca outros reforços para além do armador. O clube carioca está finalizando a contratação de Shaq Johnson, ala norte-americano que teve passagem pelo Minas no basquete brasileiro, e conta com acordo com o pivô argentino Tayavek Gallizzi, que estava no Quilmes.
Nos recordes gerais de Alexey Borges, sua melhor pontuação foi de 27 pontos, feito que conseguiu realizar em duas partidas diferentes. O atleta ainda conta com um jogo de 16 assistências contra o Pinheiros, seu maior número em um único jogo até então. Além disso, em dois confrontos diferentes o armador conseguiu pegar onze rebotes.