Início » Basquete » Stephen Curry: grandes atuações nas Finais

Stephen Curry: grandes atuações nas Finais

Publicado em:

Última atualização:

Stephen Curry foi uma vez MVP das Finais da NBA. Defendendo o Golden State Warriors ao longo de toda sua carreira, ele conseguiu chegar seis vezes em oito anos na grande decisão. Em todas elas, foi fundamental para que sua equipe fosse longe.

Mesmo tendo sido eleito uma vez o melhor jogador da grande decisão, muitas pessoas ainda afirmam que ele não costuma ir tão bem nessa situações. Isso, no entanto, não é verdade. Curry já teve sim partidas fracas nas Finais, porém, também já teve grandes noites, que mostram porque ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Confira as sete melhores atuações de Stephen Curry em Finais da NBA!

7 – Jogo 4 das Finais de 2018

As Finais de 2018 foram tranquilas para o Golden State Warriors. Eles varreram o Cleveland Cavaliers e Kevin Durant foi eleito o MVP da grande decisão. Stephen Curry teve uma série bem sólida e no jogo quatro, que fechou a série, foi o grande cestinha.

O armador anotou 37 pontos, acertando 44,4% dos arremessos que tentou. Além disso, ele ainda converteu sete bolas do perímetro, pegou seis rebotes, deu quatro assistências, roubou três bolas e deu três tocos. Uma partida completa do astro do Warriors, que decidiu a partida sem dificuldades.

6 – Jogo 3 das Finais de 2019

Em 2019, Stephen Curry disputou as Finais da NBA pelo quinto ano seguido. Nessa temporada, sua equipe teve o Toronto Raptors como adversário. O Warriors sofreu com as perdas de Klay Thompson e Kevin Durant, por conta de lesões. Sendo assim, o armador da equipe teve que ser ainda melhor.

No jogo três, Curry fez incríveis 47 pontos. Ele acertou 45,2% dos arremessos que tentou e ainda pegou oito rebotes e deu sete assistências. Praticamente não saiu de quadra, jogando mais de 43 minutos. Porém, para sua tristeza, isso não foi o bastante para o Warriors vencer. A franquia acabou sentindo muito a falta de seus outros All-Stars e perdeu por 123 a 109.

5 – Jogo 5 das Finais de 2017

As Finais de 2017 foram o terceiro capítulo da tetralogia entre Warriors e Cavaliers. Elas foram as primeiras também que Kevin Durant disputou com a franquia de Golden State. Em cinco jogos, a equipe do Oeste conseguiu garantir mais um titulo. Durant marcou 39 pontos no jogo cinco, que fechou a série. Porém, ele contou com uma grande ajuda de Stephen Curry.

O armador fez 34 pontos, com 50% de aproveitamento nos arremessos. Acabou indo mal no perímetro, acertando dois de nove bolas de longa distância. Ele contribuiu bem nas assistências, distribuindo dez. Golden State venceu por uma diferença de nove pontos, muito graças a Curry.

4 – Jogo 5 das Finais de 2019

Na última vez em que Stephen Curry chegou nas Finais da NBA antes de ser eleito MVP delas em 2022, o Golden State Warriors acabou perdendo em seis jogos para o Toronto Raptors. Isso foi em 2019, e o armador fez de tudo para impedir essa derrota. No jogo cinco, ele conseguiu carregar o Warriors para a vitória, adiando o título do Raptors.

Stephen fez 31 pontos, sendo o principal cestinha do jogo. Curry acertou 43,5% dos arremessos tentados, convertendo cinco bolas do perímetro. Ele ainda pegou oito rebotes e deu sete assistências. O Warriors venceu por 106 a 105, em uma partida extremamente pegada, e forçou o jogo seis.

3 – Jogo 4 das Finais de 2016

As Finais da NBA de 2016 não trazem boas memórias para o torcedor do Golden State Warriors. Isso porque, depois de abrir 3 a 1 na série, a franquia do Oeste conseguiu tomar a virada para o Cleveland Cavaliers. Porém, mesmo com esse fim melancólico, o Warriors teve bons momentos na série. O melhor foi, sem dúvidas, o jogo quatro.

Nele, Stephen Curry fez 38 pontos, com 44% de aproveitamento nos arremessos. Ele acertou sete de treze bolas do perímetro e ainda contribuiu com seis assistências. Curry anotou praticamente todos os pontos de sua equipe na metade final do último quarto. Sua atuação decisiva e espetacular garantiu a terceira, e última, vitória do Warriors na série.

2 – Jogo 5 das Finais de 2015

Stephen Curry venceu as Finais da NBA pela primeira vez em 2015. O Golden State Warriors bateu o Cleveland Cavaliers por 4 a 2 na grande decisão. Andre Iguodala foi o MVP das Finais, porém, Curry teve ótimos números na série, sendo o cestinha da sua equipe com 26 pontos de média. Foi no jogo cinco que ele entregou sua grande atuação daquela decisão.

Curry marcou 37 pontos, com aproveitamento de 56,5% nos arremessos. Ele converteu sete bolas do perímetro e ainda pegou sete rebotes. No último quarto, o armador jogou pouco mais de nove minutos e marcou incríveis 17 pontos, quase metade dos anotados por sua equipe no período. Isso garantiu a vitória do Warriors, que abriu 3 a 2 na série.

1 – Jogo 4 das Finais de 2022

O Warriors ficou de fora das Finais da NBA em 2020 e 2021, mas logo voltou em 2022. O adversário foi o Boston Celtics. Após três jogos, a franquia do Leste vencia por 2 a 1. Stephen Curry teve boas atuações nessas três partidas, mas isso não foi o bastante para sua equipe conseguir a vantagem. No jogo quatro, ele teve uma performance espetacular.

Curry fez 43 pontos, com um aproveitamento de 53,8% nos arremessos. Do perímetro, foram sete acertos. Além disso, ele também pegou dez rebotes e teve uma boa atuação na defesa. Em um dia em que seus companheiros não estavam tão bem no ataque, o armador foi fundamental para o Celtics não abrir 3 a 1 na série e ficar perto do título. Ao fim daquela série, Stephen Curry foi eleito o MVP das Finais.