Jogadores que são donos de recordes nas Finais da NBA são, geralmente, históricos. Esse é o momento mais importante da liga, quando os atletas que são realmente diferentes acabam se destacando. Algumas marcas importantes podem acabar sendo quebradas ao longo da história. No entanto, algumas parecem muito difíceis de serem superadas.
Confira seis recordes das Finais da NBA que parecem inquebráveis!
1 – Mais vitórias em séries de Final
Bill Russell é o jogador com mais anéis de campeão. Ele venceu as Finais da NBA onze vezes, em doze tentativas. Sua única derrota veio em 1958, quando o Celtics perdeu para o St. Louis Hawks por quatro a dois. Se não fosse isso, o pivô teria conquistado doze anéis, sendo dez deles seguidos. É difícil imaginar que, com a liga equilibrada como hoje, tenhamos uma equipe capaz de ir para tantas decisões em um curto espaço de tempo. Sendo assim, é praticamente impossível que Russell tenha seu recorde ameaçado.
2 – MVP das Finais mais velho
Kareem Abdul-Jabbar foi duas vezes MVP das Finais da NBA. Na segunda delas, em 1985, ele tinha incríveis 38 anos, se tornando o jogador mais velho a conquistar o prêmio. Ele anotou 25,7 pontos, pegou nove rebotes e deu 5,2 assistências por jogo. O Lakers bateu o Celtics por quatro a dois na decisão. Apesar de difícil, é possível vermos um atleta superando Kareem. Os jogadores têm conseguido atuar em grande nível mesmo com a idade avançada. LeBron James, por exemplo, quase foi o cestinha da NBA aos 37 anos.
3 – Maior média de pontos em uma série de Finais
Michael Jordan é dono de diversos recordes impressionantes. Nas Finais da NBA de 1993, ele conseguiu estabelecer mais um: o de maior média de pontos na decisão. O ala-armador anotou 41 pontos por jogo, com 50,8% de aproveitamento. O Chicago Bulls venceu o Phoenix Suns por quatro a dois e ele foi, obviamente, eleito o MVP. No entanto, com o basquete cada vez mais coletivo e com as equipes tendo diversos bons pontuadores, não dá para imaginarmos alguém conseguindo esse feito.
4 – Mais prêmios de MVP das Finais
Que Jordan crescia muito nas Finais da NBA é um fato. Dessa forma, ele acabou estabelecendo um recorde impressionante: o de mais MVPs da grande decisão. Ele ganhou o prêmio seis vezes, em todos os títulos do Chicago Bulls. LeBron James, com quatro, é o jogador em atividade que mais chega perto de MJ. Porém, nesse ponto da carreira, é complicado imaginar ele ultrapassando-o. Se o Rei não conseguir isso, deve demorar bastante para aparecer outro capaz de conseguir o feito.
5 – MVP das Finais mais novo
Magic Johnson conquistou cinco anéis de campeão em sua carreira, sendo eleito MVP das Finais da NBA em três deles. A primeira foi em sua temporada de Novato, quando Magic tinha apenas 20 anos. Ele fez 21,5 pontos, pegou 11,2 rebotes e deu 8,7 assistências por partida. Ao receber o prêmio com essa idade, o armador se tornou o mais novo a conseguir tal feito. Atualmente, é mais raro vermos um jogador tão jovem mudando o patamar de uma equipe de forma imediata.
6 – Mais MVPs das Finais de forma consecutiva
Mais um recorde de Michael Jordan nas Finais da NBA. Porém, ele tem um companheiro de peso nesse. Apenas MJ e Shaquille O’Neal venceram três vezes consecutivas o prêmio. O ala-armador conseguiu tal feito duas vezes: entre 1991 e 1993, e entre 1996 e 1998. Já Shaq conseguiu isso de 2000 a 2002. Um jogador ter uma consistência dessas nos dias de hoje, nesse curto período de tempo, é difícil. Recentemente, apenas Kevin Durant e LeBron James receberam o prêmio de forma consecutiva.
Esses recordes das Finais da NBA são todos impressionantes. Eles foram estabelecidos por jogadores muito acima da média, que estão no TOP-10 de maiores de todos os tempos. Podem até ser quebrados, mas apenas um atleta muito diferenciado conseguiria isso.