Início » Basquete » NBA » Quem é o dono da NBA? Veja os principais nomes do comando da liga 

Quem é o dono da NBA? Veja os principais nomes do comando da liga 

Publicado em:

Última atualização:

A principal liga de basquete de todo o mundo, a National Basketball Association, já conta com quase 80 anos de história. Com isso, uma dúvida muito comum desde o início do campeonato é: quem é o dono da NBA

Bom, se tomarmos o Association, ou melhor, a “Associação”, do próprio nome da liga, já é possível perceber pela definição da palavra de que se trata de uma organização. Essa organização resultou de uma reunião legal entre duas ou até mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, que possuíam um objetivo em comum.

Portanto, aqui, o associativismo da NBA é visto desde a criação da liga até a sua propriedade atualmente. Afinal, em primeiro lugar, ela não foi criada por apenas uma pessoa, e em segundo, não é propriedade de apenas uma pessoa. 

Ou seja, a pergunta certa a se fazer é: quem são os donos da NBA? 

Quem é o dono da NBA? Ou melhor, quais são os donos? 

Como você já sabe, a NBA não possui um único proprietário, mas sim uma estrutura complexa. Ou melhor, uma associação formada pelos proprietários das franquias que fazem parte da liga. 

Desse modo, é possível dizer que funciona como um consórcio, em que cada um desses proprietários — que podem tanto ser uma única pessoa como um grupo de investidores — possui direito a uma parte igual do todo. 

Dito isso, a gestão e a tomada de decisão basicamente ficam nas mãos do comissário da NBA. Inclusive, os próprios proprietários das franquias é quem nomeiam a pessoa para o cargo.  

Quem é o comissário da liga? 

Depois de 30 anos no posto de comissário da NBA, David Stern deixou o cargo em 2014. Stern deu lugar para Adam Silver, que era vice-comissário da liga desde 2006 e já vinha trabalhando em um processo de transição desde sua confirmação como o futuro nome no comando do campeonato. 

O Conselho da NBA escolheu Silver por unanimidade em 25 de outubro de 2012, e o próprio recebeu o aval de David Stern para substituí-lo no comando. 

De lá para cá, entre suas principais decisões está o banimento do antigo dono do LA Clippers, Donald Sterling, por comentários racistas em 2014. Naquele ano, multou Sterling em 2,5 milhões de dólares — o valor máximo conforme a Constituição da NBA — e pediu para que os outros proprietários das franquias votassem para que Sterling vendesse os Clippers de forma obrigatória. 

As franquias da NBA possuem donos? 

Ao contrário da NBA, as franquias da liga possuem sim donos, ou então um dono só, já que algumas equipes possuem apenas um indivíduo como proprietário e outras são propriedades de grupos de investidores.

Um fato curioso é que muitos desses proprietários chegam a ser tão famosos quanto os próprios times. Exemplo disso foi quando Michael Jordan foi proprietário do Charlotte Hornets, ou quando Jay-Z foi sócio minoritário do Brooklyn Nets.