Início » Basquete » Portland Trail Blazers: principais ídolos

Portland Trail Blazers: principais ídolos

Publicado em:

Última atualização:

O Portland Trail Blazers foi campeão da NBA em 1977. A franquia contava com um ótimo elenco e, mesmo tendo menos de dez anos de vida na época, conseguiu bater o Philadelphia 76ers na decisão. A equipe não conseguiu vencer o título novamente. No entanto, teve grandes jogadores nesse período. Muitos deles marcaram época e se tornaram ídolos para a torcida do Portland Trail Blazers.

Conheça os cinco maiores ídolos do Portland Trail Blazers!

1 – Damian Lillard

Lillard nunca venceu um título pelo Portland Trail Blazers. Porém, ele é o maior jogador da história da franquia para muitos torcedores. Sua dedicação para a organização foi admirável.

A equipe selecionou-o em 2012 com a sexta escolha do Draft daquele ano. Aldridge ganhou o prêmio de Novato do Ano. Nas duas temporadas seguintes, ele foi selecionado para o All-Star Game.

Ao todo, Lillard ficou onze anos no Portland Trail Blazers. Disputou 769 partidas, sendo titular em todas elas. O armador foi selecionado para o All-Star Game sete vezes enquanto estava na franquia. Dame também entrou sete vezes nos times ideais da NBA nesse período.

Disputou os playoffs em oito oportunidades com a equipe de Oregon, mas nunca passou pelas Finais do Oeste. No entanto, foi muito leal mesmo nos momentos difíceis e acertou alguns arremessos que estão para sempre na história da NBA. Em 2023, foi trocado para o Milwaukee Bucks.

2 – Clyde Drexler

Clyde Drexler é um dos maiores alas-armadores da história da NBA. Depois de ter uma boa trajetória na Universidade de Houston, Drexler foi escolhido pelo Portland Trail Blazers no Draft de 1983.

Ele passou doze anos na franquia, sendo All-Star por oito vezes. Disputou mais de 860 jogos com a camisa da equipe, tendo médias de 20,8 pontos, 6,2 rebotes e 5,7 assistências.

Também liderou ela para os playoffs em onze temporadas. Em 1990, ela chegou nas Finais da NBA tendo Drexler como protagonista. Porém, para a tristeza dos torcedores, o Portland Trail Blazers acabou perdendo em cinco partidas para o Detroit Pistons.

3 – Bill Walton

Bill Walton teve uma trajetória curta, mas marcante pela franquia. Selecionado na primeira posição do Draft de 1974, o ex-pivô teve uma primeira temporada razoável, marcada por lesões.

Acabou melhorando nos anos seguintes. No terceiro, atingiu seu auge. Liderou a NBA em rebotes e tocos. Além disso, levou o Portland Trail Blazers para as finais, sendo eleito MVP das Finais.

No ano seguinte, Walton ganhou o prêmio de MVP da temporada regular. O Blazers, porém, caiu ainda na primeira rodada dos playoffs. Ele optou por não jogar na temporada seguinte, visto que a equipe não atendeu ao seu pedido de ser trocado. Acabou saindo na offseason de 1979, assinando com o San Diego Clippers.

4 – Terry Porter

Terry Porter dedicou a maior parte de sua carreira ao Portland Trail Blazers, equipe que o escolheu no Draft de 1985. Teve um primeiro ano tímido, sendo titular apenas três vezes.

Na temporada seguinte ganhou espaço no quinteto inicial. Ficou nessa posição por muito tempo. Porter era um pontuador muito consistente e conseguia criar boas oportunidades para seus companheiros de equipe.

O armador jogou na franquia por dez anos. Ele foi duas vezes All-Star, e disputou os playoffs em todos os anos que defendeu a franquia. Chegou duas vezes nas finais com ela, mas perdeu ambas.

5 – LaMarcus Aldridge

Por fim, temos de falar de LaMarcus Aldridge. Adquirido pela franquia na noite do Draft de 2006, o ala pivô logo mostrou que a equipe acertou em apostar nele.

Aldridge se mostrou um grande jogador logo em seu primeiro ano. Nas temporadas seguintes, se tornou titular absoluto e chegou a terminar no Top 10 para o prêmio de MVP duas vezes com a franquia.

Enquanto estava em Portland, Aldridge participou do All-Star Game quatro vezes. Também disputou os playoffs cinco vezes com o Trail Blazers, mas, para sua tristeza, avançou para a segunda rodada em apenas uma delas.