Ter um dos piores jogos da carreira nos playoffs da NBA é um cenário terrível. Esse é, geralmente, o momento que as estrelas se distinguem dos jogadores normais, tendo atuações marcantes. No entanto, alguns infelizmente acabam sofrendo com a pressão.
Essas performances são lembradas por anos e anos e viram até mesmo motivo de chacota. Alguns atletas são resumidos a elas e todas suas contribuições ficam em segundo plano. Porém, um jogo não deve definir uma carreira tão vitoriosa.
Os piores jogos de estrelas da NBA nos playoffs!
1 – Larry Bird, jogo 4 das Finais do Leste de 1985
Na temporada 1984-85, o Boston Celtics, liderado por Larry Bird, teve uma das melhores campanhas de toda a NBA. A franquia passou por Cavaliers e Pistons nas primeiras rodadas dos playoffs sem grandes dificuldades.
Nas Finais do Leste, eles abriram 3 a 0 contra o 76ers. Porém, na oportunidade de sacramentar a varrida, Larry Bird teve um dos piores jogos de sua carreira, o que levou a derrota dos Celtics. Ele fez apenas 14 pontos, pegou sete rebotes e deu seis assistências. Seus oito turnovers e aproveitamento de 26,7% nos arremessos foram um grande fator para Boston não fechar a série. Isso, no entanto, acabou acontecendo e a equipe chegou nas finais, onde perdeu para o Lakers.
2 – Magic Johnson, jogo 6 das Semifinais do Oeste de 1988
Na década de 80, o Showtime Lakers abalou toda a NBA. Com um estilo de jogo envolvente, a franquia venceu vários títulos. O grande líder era o armador Magic Johnson, que conseguia fazer um pouco de tudo em quadra. Ele atuou bem em grande parte dos jogos de playoff que disputou, mas, em determinadas ocasiões, teve atuações piores do que se esperava.
Uma delas foi no jogo 6 das Semifinais do Oeste de 1988. A franquia de Los Angeles teve o Utah Jazz como adversário. Depois de cinco partidas, o Lakers ganhava por 3 a 2. Na sexta partida, o Jazz empatou a série. Magic acertou apenas 25% dos arremessos que tentou, anotando seis pontos. No jogo sete, ele arrasou e o Lakers se classificou.
3 – Michael Jordan, jogo 1 das Semifinais do Leste de 1995
Michael Jordan é para muitos o melhor jogador da história. Porém, até ele tinha dias ruins. Seu pior jogo em playoffs aconteceu quando ele voltou de sua primeira aposentadoria, no fim da temporada 1994-95. Ele jogou apenas 17 jogos na fase classificatória, tendo um bom desempenho. O Chicago Bulls foi aos playoffs da NBA e, na primeira rodada, bateu o Charlotte Hornets por 3 a 1.
As semifinais do Leste foram contra o Orlando Magic, de Shaq e Penny. Michael Jordan teve um de seus piores jogos na primeira partida da série. Ele acertou 8 dos 22 arremessos, com 36,4% de aproveitamento. Jordan também cometeu oito turnovers e o Bulls acabou perdendo para o Magic.
4 – Charles Barkley, jogo 3 das Semifinais do Oeste de 1995
O Phoenix Suns de 1994-95 teve uma grande campanha, vencendo 59 jogos. Charles Barkley era a grande estrela do elenco, mas tinha bons companheiros, como Kevin Johnson e Danny Manning. Na primeira rodada dos playoffs da NBA, a franquia do Arizona bateu o Portland Trail Blazers por 3 a 0.
Já na segunda rodada, o adversário foi o Houston Rockets, de Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler. O Suns abriu 2 a 0 e, se vencesse a terceira partida, a classificação estaria praticamente garantida. Infelizmente, Barkley teve um dos piores jogos de sua carreira. Ele fez cinco pontos, todos da linha do lance livre. Não acertou nenhum dos dez arremessos tentados e o Suns perdeu não apenas esse jogo, mas a série.
5 – Kobe Bryant, jogo 5 das Finais de 2000
O Lakers iniciou sua sequência de três títulos seguidos na temporada 1999-00. A franquia venceu 67 jogos e perdeu apenas 15, sendo liderada por Shaquille O’Neal. Nos playoffs da NBA, a franquia acabou tendo uma certa dificuldade na primeira rodada. Passou tranquilamente nas semifinais do Oeste e, na final, bateu o Blazers por 4 a 3.
O Lakers teve o Indiana Pacers de Reggie Miller como adversário na grande decisão. O jovem Kobe Bryant já mostrava que seria uma estrela. Ele, porém, teve um desempenho horrível na quinta partida, podendo esse ser considerado um de seus piores jogos. Kobe acertou quatro dos vinte arremessos tentados, anotando apenas oito pontos. O Lakers perdeu feio, mas conseguiu vencer a partida seguinte e foi campeão.
6 – James Harden, jogo 6 das Semifinais do Oeste de 2017
O Houston Rockets de 2016-17 tinha um elenco interessante. A equipe, mesmo tendo apenas James Harden como grande estrela, conseguiu ficar na terceira posição do temido Oeste. Eles bateram o Thunder por 4 a 1 na primeira rodada e, nas semifinais do Oeste, tiveram o Spurs como adversário.
Harden foi razoavelmente bem nas cinco primeiras partidas, porém, o Rockets perdeu três delas. Assim, era obrigação vencer a sexta. O Barba teve, talvez, um dos piores jogos da história dos playoffs. Ele fez onze pontos, acertando dois de onze arremessos tentados. Deu sete assistencias, porém, cometeu seis turnovers. A estrela jogou mal bem quando não podia e o Spurs venceu sem nenhuma dificuldade.
7 – LeBron James, jogo 5 das Semifinais do Leste de 2010
Ao fim da temporada 2009-10, LeBron James saiu do Cleveland Cavaliers para ir para o Miami Heat. O ala novamente liderou sua franquia para uma grande campanha, vencendo 61 partidas. Nos playoffs da NBA, vitória tranquila por 4 a 1 sobre o Chicago Bulls na primeira rodada.
Na série seguinte, o adversário foi o Boston Celtics. Após quatro jogos, a serie estava empatada e o Cavs vinha razoavelmente bem, porém, LeBron teve uma de suas piores atuações em playoffs na partida seguinte. Ele fez 15 pontos, pegou seis rebotes e deu sete assistências. Acertou só três arremessos de quadra e não teve o volume de jogo esperado de uma superestrela. O Celtics venceu a partida e, posteriormente, se classificou para as Finais do Leste.
8 – Kevin Durant, jogo 6 das Semifinais do Oeste de 2011
Na temporada 2010-11, Kevin Durant foi cestinha da NBA pela segunda vez seguida. Ele era o grande astro de um Oklahoma City Thunder jovem, mas cheio de talento. A franquia se classificou tranquilamente aos playoffs e, na primeira rodada, eliminou o Denver Nuggets.
Porém, na segunda o adversário era o forte Memphis Grizzlies. Durant teve algumas dificuldades na série e fez um dos piores e mais esquecíveis jogos de sua carreira na sexta partida. Nela, ele teve 21.4% de aproveitamento nos arremessos e fez apenas onze pontos. Oklahoma perdeu e a série ficou empatada. No entanto, o ala se recuperou, fez 39 pontos no jogo sete e o Thunder foi para as Finais do Oeste.
9 – Russell Westbrook, jogo 4 das Finais do Oeste de 2012
Nos últimos anos, Westbrook fez alguns de seus piores jogos nos playoffs da NBA. No fim de sua passagem pelo Thunder ele não conseguiu ter um bom desempenho na pós-temporada, assim como em seu ano no Rockets. No passado, Russ foi muito decisivo para as excelentes campanhas do Thunder.
Em 2012, ele foi excelente na varrida sobre o Mavs na primeira rodada. Também teve um ótimo desempenho nas semifinais do Oeste. Nas Finais do Oeste, fez alguns jogos muito ruins, sendo o pior deles o quarto. Nele, Russ anotou apenas sete pontos, acertando 20% dos arremessos de quadra. Não contribuiu muito em nenhuma área, mas o Thunder ganhou mesmo assim. Nos jogos seguintes, ele foi bem melhor e contribuiu para sua equipe chegar nas Finais.
10 – Stephen Curry, jogo 2 das Finais de 2015
Stephen Curry é um dos maiores nomes da NBA no século. Ele é dono se inúmeras atuações marcantes, que estão pra sempre marcadas na história. Na temporada 2014-15, ele ganhou seu primeiro prêmio de MVP, depois de ter um ano excepcional. O Warriors conseguiu ter a melhor campanha de toda a NBA e chegou na decisão da liga sem grandes dificuldades.
Curry era fundamental para sua equipe ser campeã. Porém, para sua tristeza, ele teve um dos piores jogos de sua carreira logo nas Finais. Na segunda partida da série contra os Cavaliers, Curry acertou cinco dos 23 arremessos que tentou. No perímetro, foram duas bolas convertidas em quinze tentadas. Ele anotou apenas 19 pontos e cometeu seis turnovers. O Warriors perdeu o jogo, mas conseguiu a vitória na série, com Curry indo bem nos demais jogos.