A primeira partida de um jogador nos playoffs da NBA não costuma ser fácil. O clima de uma pós-temporada é extremamente diferente. Qualquer erro pode custar a eliminação da equipe e, por isso, os jovens costumam sofrer no início. Porém, existem as exceções. Alguns dos maiores jogadores da história da NBA tiveram grandes estreias nos playoffs. Desde esse momento, eles já mostravam o quão especiais eram e que não tinham medo das horas decisivas.
As melhores estreias nos playoffs da NBA!
1 – LeBron James
LeBron só foi fazer sua estreia nos playoffs da NBA em seu terceiro ano na liga. Na ocasião, o Cleveland Cavaliers enfrentou o Washington Wizards na primeira rodada. A equipe de Ohio venceu a série em seis jogos e, naquele ano, chegou até as semifinais do Leste.
O Rei anotou, em sua estreia, 32 pontos. Além disso, ele também pegou 11 rebotes e deu 11 assistências. Acertando 44,4% dos arremessos que tentou, LeBron foi fundamental para a vitória do Cavs em sua estreia na pós-temporada.
2 – David Robinson
Um dos maiores pivôs da história da NBA, David Robinson fez sua estreia nos playoffs em seu ano de novato. Ele liderou o Spurs na temporada regular para 56 vitórias e apenas 26 derrotas. A equipe acabou ficando na terceira posição do Oeste, enfrentando o Denver Nuggets na primeira rodada.
San Antonio varreu a franquia do Colorado. Na primeira partida, Robinson fez 26 pontos, pegou 13 rebotes e deu 5 tocos. Porém, ele não foi bem apenas nesse jogo. Robinson dominou o garrafão em toda a série, sendo o protagonista dela mesmo em seu primeiro ano de liga.
3 – Trae Young
A primeira série de playoffs da NBA disputada por Trae Young foi contra o New York Knicks. O armador e o Atlanta Hawks começaram jogando fora de casa, no temido Madison Square Garden. No entanto, eles não sentiram a pressão.
Young fez 32 pontos, com aproveitamento de 47,8% nos arremessos. Ele também deu 10 assistências, cometendo apenas 2 turnovers, e pegou 7 rebotes. A cereja do bolo foi que ele acertou a bola que deu a vitória aos Hawks, em um jogo complicadíssimo.
4 – Magic Johnson
Magic Johnson foi campeão em seu primeiro ano na melhor liga de basquete do mundo. O Lakers bateu o Philadelphia 76ers na grande final e ele conquistou o prêmio de MVP das Finais. Ao longo de toda a pós-temporada, ele já mostrou que seria fundamental.
Em sua estreia nos playoffs da NBA, Magic anotou um triplo-duplo. Ele fez apenas 13 pontos, com aproveitamento de 33,3% nos arremessos. Além disso, pegou 12 rebotes e deu 16 assistências, em uma suada vitória contra o Phoenix Suns de Alvan Adams e Walter Davis. No entanto, é bom ressaltar que, naquela pós-temporada, ele teve jogos ainda melhores.
5 – Luka Doncic
A maior pontuação na estreia dos playoffs da NBA é de Luka Doncic. O esloveno fez seu primeiro jogo na pós-temporada em agosto de 2020, no ano em que a liga e o mundo foram atingidos pela pandemia. Atuando na bolha, o armador fez história.
Luka anotou incríveis 42 pontos contra o Los Angeles Clippers, com aproveitamento de 61,9% nos arremessos. Apesar de ter uma alta pontuação, isso não foi a única coisa que ele focou no jogo: o armador ainda pegou sete rebotes, deu nove assistências e roubou três bolas. Mesmo assim, o Mavericks foi derrotado e, ao fim da série, eliminado.
6 – Devin Booker
Devin Booker só foi estrear nos playoffs da NBA em seu sexto ano na liga. Nas temporadas anteriores, o Phoenix Suns foi uma das piores equipes da liga. Porém, quando voltaram para os playoffs, chegaram com tudo.
A franquia do Arizona enfrentou o Los Angeles Lakers na primeira rodada, que era o atual campeão da NBA. O ala-armador fez 34 pontos no jogo 1, com 50% de aproveitamento nos arremessos. Também pegou 7 rebotes e deu 8 assistências. O Suns venceu por 99 a 90 e, ao fim, acabou chegando nas Finais da NBA. Entretanto, a franquia acabou perdendo para o Milwaukee Bucks.
7 – Shaquille O’Neal
Shaq teve uma grande estreia nos playoffs NBA. Ele jogou a pós-temporada pela primeira vez em seu segundo ano da liga. Junto do novato Penny Hardaway, ele levou o Orlando Magic a 50 vitórias, melhor campanha da história da franquia até então. Nos playoffs, o adversário foi o Indiana Pacers, de Reggie Miller.
Orlando acabou sendo varrido. Porém, Shaq foi gigantesco na série. Na estreia, ele fez 24 pontos, com 55% de aproveitamento nos arremessos. Também pegou 19 rebotes e deu 5 tocos. Um domínio completo do garrafão.
8 – Chris Paul
A primeira participação de Chris Paul nos playoffs da NBA foi em 2008. Na época, o Point God defendia o New Orleans Hornets. A franquia também contava com nomes como David West, Peja Stojakovic e Tyson Chandler. Um elenco muito bom.
Na primeira rodada, eles enfrentaram o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki. New Orleans conseguiu passar em cinco jogos. CP3 teve uma ótima série, mas seu primeiro jogo foi especial: ele fez 35 pontos, com um aproveitamento absurdo de 65,2% nos arremessos. Além disso, ele deu dez assistências e roubou quatro bolas, liderando o Hornets a uma tranquila vitória.