Início » Basquete » NBA » Confira as principais estatísticas de P.J. Washington, jovem jogador do Dallas Mavericks

Confira as principais estatísticas de P.J. Washington, jovem jogador do Dallas Mavericks

Publicado em:

Última atualização:

Após ser draftado pelo Charlotte Hornets e conseguir uma renovação contratual, P.J. Washington mudou de equipe. E a mudança não poderia ter sido melhor, uma vez que ele chegou às finais da NBA com o Dallas Mavericks. Com uma carreira curta, porém que já chama atenção, P.J. é um dos prospectos para o futuro da liga. Confira conosco as principais estatísticas do jogador!

Quem é P.J. Washington?

Paul Jamaine Washington Jr., ou P.J. Washington é um jogador de basquete que joga pelo Dallas Mavericks, da NBA. O ala-pivô/pivô nasceu em 23 de agosto de 1998 e desde cedo pratica o esporte, atingindo níveis promissores desde o início da carreira. O atleta é natural do estado do Kentucky, mas se estabeleceu no Texas.

Aliás, em novembro de 2016, P.J. Washington retornou ao estado natal para defender a Universidade de Kentucky. O jogador passou por uma recuperação após lesão no dedo mindinho, mas manteve o nível. Como resultado, ajudou os Wildcats nos torneios universitários, principalmente na NCAA (National Collegiate Athletic Association). Em 2019, então, ele se elegeu ao Draft da NBA.

P.J. Washington e a NBA

Uma vez elegível ao Draft da NBA, P.J. Washington foi escolhido como a 12ª pick (escolha) do Charlotte Hornets. Em 23 de outubro de 2019, P.J. fez sua estreia frente ao Chicago Bulls. Na ocasião, o Hornets venceu por 126 a 125 e o jogador anotou 27 pontos, quatro rebotes, uma assistência, um roubo de bola e ainda um toco. Desses 27 pontos, foram sete bolas de três pontos.

E, depois de uma temporada expressiva, P.J. Washington foi eleito para a segunda equipe de novatos da NBA. Isso porque o jogador atingiu 12.2 pontos e 5.4 rebotes de média, sendo 45.5% nos arremessos de quadra e 37.4% nas bolas de três. Assim, ele se consolidou como uma peça de muita utilidade para o Charlotte Hornets.

Como resultado, em 2003 P.J. Washington renovou seu contrato com o Charlotte Hornets por 48 milhões de dólares, o que culminou em uma amostra de potencial em março de 2023. Na data, P.J. anotou 43 pontos diante do Oklahoma City Thunder. Em sua passagem pela equipe, ele acumulou 12.9 pontos, 5.5 rebotes e ainda 44.7% nos arremessos de quadra e 35.4% nas bolas de três.

Troca de time

Apesar da renovação contratual em 2023, P.J. Washington foi trocado do Charlotte Hornets para o Dallas Mavericks. A troca envolveu ainda Seth Curry e Grant Williams, além de algumas escolhas de Draft. Mas o que parecia que tiraria o ímpeto de Washington, deu ainda mais gás a ele, principalmente por ser um time com maior potencial.

Como resultado, os resultados conquistados ainda no Hornets (13.6 pontos e 5.3 rebotes em 44 jogos) continuaram sólidos no Mavericks (11.7 pontos e 6.2 rebotes em 29 jogos).

Além disso, a mudança para o Dallas Mavericks deu muitas oportunidades para P.J. Washington mostrar valor. Por exemplo, sua partida de estreia pela nova equipe rendeu 14 pontos e cinco rebotes e, a título de curiosidade, foi uma vitória contra o Oklahoma City Thunder. Como resultado de sua contribuição para a rotação do elenco, o Mavericks atingiu não só os playoffs, bem como as finais da NBA.

Desempenho de P.J. Washington nos playoffs 2023-24

Nos playoffs, P.J. Washington foi fundamental para a trajetória dos Dallas Mavericks até as finais da NBA. Em 22 jogos, por exemplo, o jogador teve uma média de 13 pontos e 6.6 rebotes, além de 42.7% nos arremessos de quadra e 34.8% nas bolas de três. Uma das suas contribuições de maior destaque aconteceu no jogo 3 das semifinais da Conferência Oeste.

Na ocasião, ele liderou o Mavericks com 27 pontos na vitória, mais uma vez, sobre o Oklahoma City Thunder. Aliás, foi das mãos dele que saiu a vitória de sua equipe no jogo 6, quando ele sofreu uma falta e acertou dois lances livres.

Já nas finais da NBA frente ao Boston Celtics, P.J. Washington acumulou 14.7 pontos e 5.7 rebotes, além de 42.4% nos arremessos de quadra e 28.6% nas bolas de três. Entretanto, o Dallas Mavericks perdeu o título da competição após uma vitória de 4 a 1 pelo Celtics na série.