Início » Basquete » NBA » História do Phoenix Suns: conheça a origem do time de basquete

História do Phoenix Suns: conheça a origem do time de basquete

Publicado em:

Última atualização:

O Phoenix Suns é uma das franquias de basquete com maior sucesso presente na na Conferência Ocidental da NBA. Sendo assim, vamos entender mais sobre Phoenix Suns história. Vamos ver quem são os principais ídolos da equipe, como surgiu a franquia, quantos títulos a equipe possui e suas estatísticas atuais.

História do Phoenix Suns: O início da equipe

A equipe surgiu em 1968 e é uma equipe da National Basketball Association (mais conhecida como NBA) sediada em Phoenix, Arizona. Na sua segunda temporada dentro do campeonato, a equipe já chegou nos playoffs. E no começo dos anos 1970, os Suns já alcançaram uma boa fase.

Sendo assim, a equipe venceu a conferência oeste e desclassificou os últimos campeões, os Golden State Warriors. Porém, acabaram perdendo para os Boston Celtics, finalizando a temporada com 42 vitórias e 40 derrotas.

Apesar disso, entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, a equipe alcançou os playoffs 8 vezes consecutivas. Portanto, dessas 8 vezes, ganharam 6 desses playoffs. No entanto, a época ficou marcada por alguns escândalos envolvendo drogas e também a troca do proprietário do time. Isso causou uma decadência na qualidade dos seus jogos.

Porém, essa má sorte mudaria em 1988-89, quando o Phoenix Suns alcançou a final da conferência Isso foi repetido no ano seguinte e participaram seguidamente dos playoffs até a temporada de 1991-92.

Charles Barkley: A primeira grande contratação

Nas primeiras décadas da equipe, Charles Barkley foi um dos principais nomes a fazer história no Suns. Sendo assim, quando falamos de Phoenix Suns história, não podemos deixar de falar dele. O jogador foi contratado em uma troca com o Philadelphia 76ers.

Além disso, Barkley foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada e ficou na liderança do Suns. Graças a ele, conseguiram chegar ao título da conferência. Porém, perderam para o Chicago Bulls, equipe de Michael Jordan

Com Barkley ainda na liderança, o Suns participou do McDonald’s Championship. Eles bateram o Real Madrid e Bologna na final. Sendo assim, Charles ficou no time até 1996, quando acabou sendo enviado para o Houston Rockets após uma briga com o presidente da equipe.

Naquele mesmo ano da saída de Barkley, o jogador Jason Kidd foi contratado. Ele se tornou o líder da equipe e levou ela para todos os playoffs até sua saída em 2001. Por conta de sua saída, o Suns entrou em uma grande queda.

Steve Nash: A segunda grande contratação

Após a saída de Kidd, o Suns estava em um momento ruim. O time só conseguiu voltar no mesmo ritmo com a contratação de Steve Nash em 2004. Além disso, vale dizer que o jogador foi para o Dallas Mavericks enquanto Kidd ocupava seu espaço no Suns e resolveu voltar naquele ano após a saída de Jason.

Com Steve Nash e um técnico novato liderando o time, o Suns estava de volta. A equipe do Arizona começou a focar em um estilo veloz que garantiu o primeiro lugar geral da temporada regular. Sendo assim, tiveram 62 vitórias e 12 derrotas naquela temporada. Nash levou o prêmio de MVP e o técnico Mike D’Antoni levou o prêmio de melhor técnico.

O Suns alcançou novamente a final da conferência, porém perderam para os San Antonio Spurs. No entanto, Nash veio a levar o MVP novamente na temporada seguinte. O Suns voltou novamente das finais do Oeste, onde perderam para os Dallas Mavericks. Além disso, o time caiu nas semifinais da temporada de 2006-2007, novamente diante do San Antonio Spurs.

Como está o Phoenix Suns atualmente?

Mais recentemente, em 2021, o Suns conseguiu seu terceiro título da conferência após muitos anos de jejum. Porém, se pularmos para a temporada de 2024, devemos analisar que seus últimos resultados não foram os melhores.

Nos últimos playoffs em abril contra os Minnesota Timberwolves, o Suns teve uma derrota. Apesar de começar o jogo muito bem com 49 pontos de Devin Booker, além de 33 do Kevin Durant. Sendo assim, perderam por 4 a 0 no agregado.

Qual o nome da arena do Phoenix Suns?

Agora entendemos um pouco de Phoenix Suns história, portanto vamos saber mais do seu elenco, títulos e arena. A arena da equipe do Arizona se chama Talking Stick Resort Arena, onde os Suns disputam suas partidas em casa pela NBA. 

Ela foi inaugurada em 6 de junho de 1992 e custou mais ou menos 89 milhões de dólares. Além disso, ela conta com uma capacidade de 18.422 pessoas. Além dos jogos dos Suns, a arena também é casa do Phoenix Mercury na WNBA.

Quem é o dono do Phoenix Suns atualmente?

Atualmente, o dono do Phoenix Suns é o Mat Ishbia. Ele é um empresário que comprou o Suns em 2022 por 4 bilhões de dólares. A NBA só veio a aprovar a venda em 2023 e desde então Mat é o dono da equipe.

Quantos títulos de conferência o Phoenix Suns possui em sua história?

A equipe conquistou três títulos de conferência. Sendo assim, a equipe foi campeã do Oeste em 1976, 1993 e 2021. Na primeira vitória, os Suns foram contra os Golden State Warriors  e ganharam por 4 a 3.

Já em 1993, a equipe do Arizona enfrentou os Seattle Supersonics e venceram novamente com um placar de 4 a 3. E em 2021, em seu título mais recente na conferência, tiveram um duelo contra os Los Angeles Clippers. O time ganhou por 4 a 2 e agora possui 3 títulos da conferência.

No entanto, além dos três títulos de conferência, o Phoenix Suns também conta com 7 vice-campeonatos. Além disso, a equipe também conta com 8 títulos de divisão (1981, 1993, 1995, 2005, 2006, 2007, 2021 e 2022).

Qual é o atual elenco do Phoenix Suns?

Atualmente, o elenco do Phoenix Suns conta com diversos nomes do basquete. Essa é a lista dos jogadores atuais:

  • Grayson Allen
  • Udoka Azubuike
  • Bradley Beal
  • Bol Bol
  • Devin Booker
  • Kevin Durant
  • Drew Eubanks
  • Eric Gordon
  • Damion Lee
  • Saben Lee
  • Nassir Little
  • Jusuf Nurkic
  • Royce O’Neale
  • Josh Okogie
  • David Roddy
  • Isaiah Thomas
  • Ish Wainright
  • Thaddeus Young

Além disso, o nome do técnico atual é Mike Budenholzer. Portanto, agora sabemos Phoenix Suns história e você pode torcer para o time do Arizona sabendo tudo sobre eles.