É até comum vermos pais e filhos que jogaram na NBA, porém, em poucos casos ambas as gerações conseguiram formar campeões. Quando isso acontece, é extremamente marcante. Conseguir repetir o feito máximo do basquete igual ao seu pai é algo emocionante. Ao longo da história, cinco famílias viram isso acontecendo. Porém, você sabe quais foram elas?
As cinco duplas de pais e filhos que foram campeãs da NBA
1 – Matt Guokas Sr. e Matt Guokas Jr.
Primeiramente, vamos apresentar a primeira dupla de pais e filhos a serem campeões da NBA, Ela era formada por Matt Guokas Sr. e Matt Guokas Jr. O pai jogou a temporada 1946-47, sendo essa a estreia da liga. Defendendo o Philadelphia Warriors, ele atuou em 47 partidas, mas pouco entrou em quadra.
Em contrapartida, seu filho teve uma carreira mais longa na NBA. Jogando como ala, Matt Guokas Jr. defendeu cinco franquias diferentes. Logo em sua primeira temporada, conquistou o título junto do Philadelphia 76ers. Ele jogou mais de 700 jogos, com pouco mais de 22 minutos de média.
2 – Rick Barry e Brent Barry
Rick Barry é uma das maiores lendas do Golden State Warriors. Ele e seu filho, Brent, conseguiram ser campeões da NBA. Rick foi em 1975, quando o Warriors varreu o Washington Bullets na final. O ala foi eleito MVP das Finais e, em sua carreira, foi doze vezes All-Star.
Por outro lado, Brent teve uma carreira mais discreta. Ele jogava como ala-armador e atuou em 912 partidas. Conquistou dois títulos, ambos pelo Spurs. Em grande parte de sua carreira, foi uma peça importante vindo do banco, contribuindo bastante com seus arremessos de três.
3 – Bill Walton e Luke Walton
Bill e Luke Walton são outro caso de pais e filhos que foram campeões da NBA. O pai teve muito mais sucesso que o filho. Bill é considerado uma lenda do Portland Trail Blazers. Foi MVP pela equipe e, no único título da mesma, foi o MVP das Finais. Além disso, ganhou outro anel pelo Boston Celtics, no fim de sua carreira.
Já Luke defendeu o Los Angeles Lakers por nove anos. Em apenas uma temporada foi titular e, nos títulos de 2009 e 2010 da franquia, pouco participou. No fim de sua carreira, ainda foi para o Cleveland Cavaliers. Nas últimas temporadas, atuou como técnico do Sacramento Kings, mas acabou sendo demitido na temporada 2021-22.
4 – Mychal Thompson e Klay Thompson
Mychal e Klay são a dupla de pais e filhos campeões da NBA mais talentosa. Ambos tiveram, ou têm, carreiras muito sólidas na maior liga de basquete do mundo. O pai jogava como pivô e ficou treze anos na NBA. Ganhou dois títulos com o Lakers na década de 80, sendo uma das principais peças da equipe saindo do banco.
Klay dispensa apresentações: atualmente no Golden State Warriors, é um dos maiores chutadores de todos os tempos. Já foi cinco vezes All-Star e conquistou quatro títulos pela franquia de São Francisco. Fez parte de um dos elencos mais icônicos da história da NBA e ainda pode aumentar seu currículo.
5 – Gary Payton e Gary Payton II
Conhecido como “Young Glove”, uma referência ao apelido do pai “The Glove”, Gary Payton II foi campeão da NBA em 2022, com os Warriors. Com isso, se juntou a lista honrosa de pais e filhos com títulos na NBA.
Seu pai, Gary Payton, é considerado um dos maiores armadores de todos os tempos, foi 9 vezes All Star e jogou por 13 anos no Seattle SuperSonics, onde bateu recordes da franquia em assistências e roubadas de bola. O título do pai veio em 2006 com o Miami Heat.
Por fim, existe um fato muito curioso ligando duas dessas duplas: GPII, filho de Gary Payton, e Klay, filho de Mychal Thompson, são os primeiros companheiros de equipe a terem pais que também são campeões da NBA.