Início » Basquete » Os campeões mais jovens da NBA

Os campeões mais jovens da NBA

Publicado em:

Última atualização:

Os campeões mais jovens da história da NBA acabaram, de certa forma, tendo seu nome marcado na liga. Nem todos eles se tornaram lendas do basquete. Em alguns casos, eles deram a sorte de estar em um elenco estrelado logo quando chegaram na NBA. Boa parte deles não teve nem espaço no ano em que conquistaram o título.

Conheça os 10 vencedores das Finais da NBA mais jovens!

10 – Kevon Looney, 21 anos e 126 dias

Em 2022, Kevon Looney jogou as Finais da NBA e se sagrou campeão. No entanto, esse foi seu terceiro título. O primeiro foi conquistado em seu segundo ano na liga, na temporada 2016-17. O pivô não jogou nenhuma partida dos playoffs, assim como no ano anterior, quando o Warriors chegou na decisão, mas acabou perdendo para o Cavs.

9 – James Wiseman, 21 anos e 77 dias

O Golden State Warriors de 2022 produziu vários dos campeões mais jovens da história da NBA. Um deles foi o pivô James Wiseman. Ele, porém, não chegou a jogar na temporada do título. Isso porque Wiseman sofria com uma lesão no joelho desde a temporada anterior. Ela acabou tirando o jovem jogador de quadra em 2021-22, quando viveria seu segundo ano na liga.

8 – Tony Parker, 21 anos e 29 dias

Tony Parker disputou várias vezes as Finais da NBA. A primeira delas foi em 2003. O Spurs se sagrou campeão pela segunda vez em sua história, batendo o New Jersey Nets. Na série, o armador francês fez 14 pontos e deu 4,2 assistências por partida. Ele não teve um grande desempenho para seus padrões, mas foi importante e conseguiu entrar na lista dos mais jovens campeões da NBA.

7- Magic Johnson, 20 anos e 276 dias

Magic Johnson é o mais novo MVP das Finais da história da NBA. Ele recebeu o prêmio logo em seu primeiro ano na liga, em 1980. O armador teve atuações espetaculares na decisão, anotando 21,5 pontos, pegando 11,2 rebotes e dando 8,7 assistências por jogo. No jogo que fechou a série, foram 42 pontos e quinze rebotes. Ele já marcou seu nome na história da NBA com esse título, que foi o primeiro de uma carreira extremamente vitoriosa.

6 – Peyton Watson, 20 anos e 274 dias

Peyton Watson foi escolhido no fim da primeira rodada do Draft da NBA de 2022. Logo em sua temporada de novato ele já se tornou campeão da liga. No entanto, não teve um papel importante na conquista. O ala jogou 23 partidas na temporada regular, com menos de dez minutos de média nelas. Na grande final, contra o Miami Heat, entrou apenas uma vez, atuando em menos de trinta segundos.

5 – Dorell Wright, 20 anos e 200 dias

Wright foi uma escolha de primeira rodada no Draft de 2004, tendo sido selecionado pelo Miami Heat. Em seu primeiro ano, jogou apenas três jogos. Já no segundo, atuou em vinte partidas. O Heat chegou nas Finais da NBA, porém, o ala não chegou a entrar em quadra nos playoffs. Wright ainda jogou um tempo no Heat após o título, e depois passou por Warriors, 76ers e Blazers.

4 – Moses Moody, 20 anos e 16 dias

Um dos campeões mais jovens da NBA conquistou o título nos últimos anos. Moody foi uma escolha de loteria no Draft de 2021, sendo selecionado pelo Warriors. Até teve minutos relevantes na temporada regular, sobretudo para um novato em uma equipe que buscava ser campeã. Atuou em 52 jogos, com onze minutos de média e sendo titular onze vezes. No entanto, naturalmente seu espaço caiu nos playoffs, onde as equipes buscam diminuir a rotação. Moody, porém, entrou em quadra em quatro jogos das finais, mesmo tendo pouco tempo de jogo.

3 – Talen Horton-Tucker, 19 anos e 321 dias

Horton-Tucker conseguiu chegar nas Finais da NBA logo na sua temporada de novato. Naquele ano, o Los Angeles Lakers teve uma campanha absurda e bateu o Heat na decisão. Tucker, com apenas 19 anos, jogou em seis partidas na fase classificatória. Já nos playoffs, entrou em quadra duas vezes, ambas nas semifinais do Oeste. Tendo sido campeão tão jovem, ele ainda tem a chance de ganhar mais anéis e construir uma bela carreira na liga.

2 – Jonathan Kuminga, 19 anos e 253 dias

Jonathan Kuminga se tornou um dos campeões mais jovens da história da NBA em 2022. Na época, ele vivia seu ano de novato. O ala teve bons minutos, porém, quando chegaram os playoffs, viu eles caírem drasticamente. Entrou em três jogos da grande decisão. No entanto, não marcou nenhum ponto, visto que em nenhuma dessas oportunidades jogou mais de quatro minutos.

1 – Darko Milicic, 18 anos e 361 dias

Darko Milicic é lembrado por ser um dos maiores busts da história. Ele foi a segunda escolha do Draft de 2003, sendo selecionado antes de Carmelo Anthony, Dwyane Wade e Chris Bosh pelo Detroit Pistons. No entanto, mesmo sem ter sido sucesso na liga, ele acabou se tornou o campeão mais jovem da mesma. Em sua temporada de novato, a franquia de Michigan ganhou as Finais da NBA. Milicic entrou em três jogos da decisão, mas não marcou nenhum ponto.