Início » Basquete » NBA » Marc Gasol: trajetória, conquistas e títulos do jogador espanhol

Marc Gasol: trajetória, conquistas e títulos do jogador espanhol

Publicado em:

Última atualização:

Marc Gasol é ex-jogador de basquete e um dos grandes nomes do esporte. Além disso, também é medalhista olímpico e duas vezes campeão da FIBA Basketball World Cup. Com base neste breve resumo da sua carreira, fica evidente que a sua trajetória é repleta de conquistas, bons desempenhos em quadra e muitas premiações.

Para conhecê-lo um pouco mais, a seguir estão os dados que impactaram e fizeram com que ele conseguisse destaque e reconhecimento no esporte.

Início da carreira de Marc Gasol no basquete

Marc Gasol nasceu em 29 de janeiro de 1985, em Barcelona, ​​na Espanha. Apesar de ter passado a sua infância na sua cidade natal e começado a jogar basquete nesta época, foi quando se mudou para Memphis, Germantown, no Tennessee, que ele começou a se dedicar ainda mais. A sua maior influência, na época, foi o seu irmão, Pau Gasol, que também é um ex-jogador que teve muito sucesso na NBA.

Durante o ensino médio, na Lausanne Collegiate School, o jogador começou a ter muito destaque, principalmente, pelas suas habilidades em quadra. Entre os reconhecimentos da época, recebeu a nomeação de Mr. Basketball da Divisão 2 após registrar médias de 26 pontos, 13 rebotes e seis bloqueios por jogo.

Ter essa base no basquete e a parceria do irmão foram fundamentais para que ele se preparasse para a próxima etapa da sua carreira, que eram os jogos profissionais.

Temporadas da Liga Espanhola

Ao terminar o ensino médio, Marc Gasol voltou para a Espanha junto a seus pais. Foi nesta época que o atleta começou a participar das partidas profissionais, se juntando à Liga ACB pelo FC Barcelona. Foi uma ótima experiência para Gasol e uma forma de mostrar o seu talento promissor.

Após três temporadas jogando pelo Barcelona, foi transferido para o CB Girona, também na Espanha. Como já havia tido um bom início profissional, ele conseguiu um destaque ainda maior, conquistando o MVP da Liga ACB em 2008. Essa conquista levou o seu nome para fora do seu país, chamando a atenção de outros times.

Marc Gasol na NBA

Após passar um tempo jogando pelas equipes espanholas, Marc Gasol volta para os Estados Unidos. Foi então que iniciou o preparo para o Draft da NBA. A sua seleção aconteceu em 2007 e o Los Angeles Lakers com a 48ª escolha geral. Porém, após uma negociação, ele foi para o Memphis Grizzlies e, em sua primeira temporada, já bateu o recorde de novato, com 53 por cento de field goal.

Este desempenho inicial também deu ao jogador honras de NBA All-Rookie Second Team. Ele também fechou a sua temporada como novato com médias 14,6 pontos e 9,3 rebotes. Em 2010, seguiu o mesmo padrão e registrou médias de 11,7 pontos, 7,0 rebotes e 1,68 bloqueios. Além disso, foi peça importante para a equipe avançar nos playoffs pela primeira vez.

Após renovar o contrato com o Memphis, recebeu, pela primeira vez, a nomeação de All-Star e ainda foi o jogador defensivo do ano, fazendo com que a franquia tivesse a melhor defesa da liga, na época. Apesar de ter continuado a se destacar, uma lesão o afastou por algumas partidas, voltando em 2014 com a seleção para o All-NBA First Team.

Foi então que, em 2015, fez o seu primeiro triplo-duplo com 16 pontos, 11 rebotes e 11 assistências e foi em frente com os bons resultados, aumentando a sua pontuação e registrando mais triplos-duplos. Em seu último ano na equipe, ultrapassou os 10.000 pontos da carreira e se tornou líder dos Grizzlies em rebotes.

Temporada no Toronto Raptors

Durante uma negociação de troca, Marc Gasol passou a defender o Toronto Raptors, em 2019. Em seu primeiro jogo, registrou sete pontos e seis rebotes. Por mais que essas estatísticas tenham sido importantes, os resultados estavam abaixo do que ele costumava fazer. Isso tem ligação com o tempo em quadra, que foi de apenas 19 minutos.

Mas, rapidamente, assumiu a posição de pivô titular e passou a colocar em prática uma das suas maiores habilidades, a abordagem ofensiva, auxiliando os Raptors a se tornarem uma referência em arremessos de três pontos naquela temporada. Gasol também foi essencial para a franquia chegar às finais da NBA de 2019 e marcou 20 pontos no primeiro jogo da final.

Para fechar esta fase, teve uma atuação defensiva impressionante no jogo contra o Philadelphia 76ers, mesmo marcando apenas três pontos. Porém, o que chamou mais a atenção foi o fato de ele fazer com que o astro Joel Embiid, um dos principais jogadores do 76ers, não marcasse ponto na partida.

Marc Gasol: jogos antes da aposentadoria

Em um novo contrato, agora com o Los Angeles Lakers, Marc Gasol iniciou uma sequência de jogos razoáveis, talvez por conta da proximidade com a sua aposentadoria. Passou um período no banco, mas, quando teve a chance de jogar, registrou pontuações básicas que serviram para algumas vitórias.

Ao todo, participou de 42 jogos, com médias de 5 pontos e 4,1 rebotes por partida. Em 2021, anunciou que estava indo para o Bàsquet Girona, na Espanha, time que ele próprio fundou. Com suas habilidades, teve força para promover a equipe à Liga ACB pela primeira vez, obtendo médias de 14,5 pontos e 8,2 rebotes em 25 partidas.

Em janeiro de 2024, o jogador anunciou a sua aposentadoria, deixando um bom legado de pontuações, defesas e premiações como resposta a uma trajetória de sucesso no esporte.