Com o avanço da preparação física e dos treinamentos, os resultados dos jogos da maior liga de basquete do mundo chamam a atenção. Mas, afinal, qual foi o maior placar da NBA na história?
Maior placar da NBA
O jogo com mais pontos na história do maior torneio do esporte ocorreu em 1983. Naquela oportunidade, de acordo com o Star Muse, o jogo ocorreu em 13 de dezembro, com o Detroit Pistons batendo o Denver Nuggets por 186 a 184. No entanto, a partida precisou de três prorrogações para chegar ao resultado final.
Dentro do Denver Coliseum, a partida foi marcada pelo espetáculo ofensivo dentro de quadra, com as duas equipes convertendo grande parte dos pontos. Naquele jogo, o ala-armador Kiki Vandeweghe, do Denver Nuggets, foi o cestinha, com 51 pontos anotados, com quatro na frente de Isiah Thomas, do rival, que marcou 47.
Além disso, não bastasse a qualidade na pontaria para acertar os arremessos, os jogadores também precisaram ter poder de foco para suportar a maratona de basquete.
Quem atuou no maior placar da NBA?
Do lado vencedor, os mandantes não contaram com o cestinha do confronto, mas tiveram John Long e Isiah Thomas, com 41 e 47 pontos respectivamente. Além deles, atuaram também Bill Laimbeer, Kelly Tripucka, Cliff Levingston, Earl Cureton, Terry Tyler, Vinnie Johnson, Ray Tolbert, Kent Benson, Walker Russell e David Thirdkill.
Dentro de quadra, o time titular do Denver Nuggets foi formado por Bill Laimber, Kelly Tripucka, Cliff Levingston, John Long e Isiah. Apenas com os cinco jogadores, a equipe somou 142 pontos.
Do outro lado, o time do Detroit Pistons contava com Kiki Vandeweghe, Alex English, T.R. Dunn, Dan Issel, Rob Williams, Mike Evans, Bill Hanzlik, Danny Schayes, Richard Anderson, Howard Carter e Kenny Dennard, com os cinco primeiros citados sendo os titulares.
Qual é a maior “goleada” da história da liga?
Após 28 anos, a NBA presenciou sua maior goleada no jogo entre Memphis Grizzlies e Oklahoma City Thunder, disputado em 3 de dezembro de 2021. No encontro, o resultado terminou com uma vantagem de 73 pontos de diferença na vitória do time do Tennessee.
O placar tão largo de 152 a 79 aconteceu sem o melhor jogador do Memphis, Ja Morant. Sem o atleta, Jaren Jakson Jr. foi o protagonista da partida, com 27 pontos. Anteriormente, o maior massacre havia ocorrido na partida entre Cleveland Cavaliers 148 x 80 Miami Heage, disputado em 1991.
Além disso, os recordes dos Grizzlies não foram apenas no placar. O clube também teve, em sua história, o jogo com maior número de pontos, mais pontos vindos de jogadores do banco, mais assistências, melhor aproveitamento nos arremessos de quadra e maior liderança. Durante a partida, a força dos mandantes foi tamanha, que a distância no placar chegou a ser de 78 pontos.
Confira os cinco maiores placares da NBA
1) Memphis Grizzlies 152 x 79 Oklahoma City Thunder: 73 pontos de diferença, em 2021
2) Cleveland Cavaliers 148 x 80 Miami Heat: 68 pontos de diferença, em 1991
3) Indiana Pacers 124 x 59 Portland Trail Blazers: 65 pontos de diferença, em 1998
4) Golden State Warriors 99 x 162 Los Angeles Lakers: 63 pontos de diferença, em 1972
5) Oklahoma City Thunder 139 x 77 Portland Trail Blazers: 62 pontos de diferença, em 2024
5) New York Knicks 100 x 162 Syracuse Nationals (hoje Philadelphia 76ers): 62 pontos de diferença, em 1960