Imagine torcer para um clube de hóquei e, de repente, saber que ele criou uma equipe de basquete? Esta é apenas uma parte da história do Los Angeles Clippers, que, apesar do nome, não teve origem na cidade homônima do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Uma das maiores franquias de basquete da NBA, os Clippers foram criados em 1970 sob o nome de Buffalo Braves. Ao longo do tempo, muitas mudanças ocorreram para chegarem na atual configuração, incluindo um nome diferente, novas cores e até um novo escudo.
Saiba mais sobre a história do Los Angeles Clippers com a leitura do artigo!
Qual a história do Los Angeles Clippers?
Com origem em Nova Iorque, a equipe surgiu como os Buffalo Braves, dividindo a arena com um time novato de hóquei na NHL, o Buffalo Sabres. Quando o time se mudou para uma nova cidade, precisou encontrar uma identidade local de acordo com a nova base. Daí surgiu a ideia de fazer um concurso para escolher um apelido que representasse bem a equipe, e o vencedor foi o termo “Clippers”.
Então, o Los Angeles Clippers entrou na NBA com o Cleveland Cavaliers e o Portland Trail Blazers. Entretanto, a primeira temporada deles não foi das melhores: alcançaram a amarga marca de 22 vitórias e 60 derrotas. Depois, em 1978, eles se tornaram o San Diego Clippers. Na primeira temporada como San Diego, eles até que se deram bem, com 43 vitórias e 39 derrotas. Mesmo assim, não foi suficiente para entrar nos playoffs.
Além disso, só começaram a jogar no Los Angeles Memorial Sports Arena no começo dos anos 1980. Logo, com o nome Los Angeles Clippers, passaram por algumas temporadas ruins. Porém, houve uma época em que ganharam a Divisão do Pacífico, em 2013 e 2014, além de também ter conquistado o mesmo em 2024.
Apesar de ainda não terem conquistado um título da Conferência Oeste, houveram alguns jogadores notáveis na história de Los Angeles Clippers, como Chris Paul, Ron Harper, Loy Vaught, Reggie Williams, Danny Manning e Blake Griffin, que brilharam no time. A franquia passou por muitas temporadas de baixo rendimento, com a marca de 12-70 na temporada 1986-1987.
Ainda, Blake Griffin e Chris Paul formaram uma dupla sensacional em quadra e levaram o Clippers a conquistar os títulos da Divisão do Pacífico em 2013 e 2014. Sem esquecer o grande Bob McAdoo, que ganhou destaque em 1975 e foi eleito MVP da NBA naquela temporada, quando a franquia ainda se chamava Buffalo Braves.
Por que a franquia se chama Clippers?
Sabe como os Clippers ganharam esse nome? A inspiração veio dos navios veleiros que navegavam pela Baía de San Diego principalmente no século XIX, conhecidos como Clippers. Por serem velozes e sofisticadas, o time queria ser igual às embarcações quando jogassem.
Além disso, quando os Clippers se mudaram para Los Angeles, decidiram manter esse nome. Afinal, a conexão com a história de San Diego ainda era importante para eles. Ao longo dos anos, algumas mudanças no logo e no uniforme ocorreram, mas o nome “Clippers” continua sendo a marca registrada da franquia.
Mudanças na marca da equipe
O Los Angeles Clippers chocou a NBA com uma reformulação total da marca, incluindo novo escudo, uniformes e cores, combinando com a inauguração da Intuit Dome, a nova arena do time.
Desde que Steve Ballmer comprou os Clippers em 2014, ele e a equipe técnica passaram a repensar tudo, desde onde jogar, como seria o novo logo, as cores e até o nome “Clippers”.
Ademais, contrataram consultores para fazer pesquisas com a torcida sobre a aprovação dessas mudanças, as quais indicaram que o público dos Clippers dobrou nos últimos sete anos, porém não estava de acordo com as alterações feitas e viu isso como hostilidade. Portanto, levou um tempo para os torcedores reagirem positivamente com a nova direção de Ballmer.
Títulos na história Los Angeles Clippers
Na história dos Los Angeles Clippers, houveram momentos de glória que os levaram à vitória, mas será que conseguiram conquistar algum título? Saiba mais:
Sem títulos de conferência, mas alguns títulos de divisão
Disputando a Conferência Oeste da NBA, na Divisão do Pacífico, os Clippers estão na luta para conquistar o primeiro título de conferência na NBA. Embora sejam um time de considerável porte, ainda não foi possível levantar um troféu na liga.
De qualquer forma, há esperança: a equipe conta com Kawhi Leonard e Paul George, e espera conseguir ir longe nos playoffs com os dois.
A falta de títulos da NBA
Os Los Angeles Clippers ainda não conseguiram levar o título da NBA. Isso contrasta com outro grande time de Los Angeles, os Lakers, que já têm 17 títulos da NBA, o mesmo número que o Boston Celtics. Com isso, os Clippers estão entre as onze franquias que ainda não conseguiram erguer o troféu da liga.
Maiores rivalidades do Los Angeles Clippers
Os Clippers têm duas rivalidades bem marcantes: uma com o Golden State Warriors e outra com o Los Angeles Lakers. Com o Warriors, eles já se encontraram nos playoffs da NBA.
Já a rivalidade com o Lakers é especial por compartilharem a mesma cidade e arena. Os confrontos entre os dois times são bastante intensos. Nos últimos anos, tanto os Clippers quanto os Lakers têm sido fortes candidatos ao título.
De forma geral, o Lakers tem mais vitórias nos jogos. Contudo, nos últimos tempos, os Clippers têm levado a melhor nos placares. Isso mostra que estão prontos para se tornar uma grande potência da liga.