Início » Basquete » LeBron James fora das quadras: projetos, filantropia e influência na cultura popular

LeBron James fora das quadras: projetos, filantropia e influência na cultura popular

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores jogadores da NBA, LeBron James também tem grande destaque fora das quadras. Ele é conhecido por ser um grande ativista da igualdade social tendo diversos projetos filantrópicos que certamente também o tornaram um destaque não apenas como atleta, mas como pessoa. 

Ações impactantes de LeBron James fora das quadras

LeBron James Family Foundation

Fundada em 2004 logo após LeBron ser escolhido pelo Cleveland Cavaliers, a LeBron James Family Foundation começou pequena ao patrocinar eventos únicos, como o bike-a-thons para beneficiar sua cidade natal em Akron, Ohio. 

Porém, intensificou sua atuação em 2011 ao criar e investir no programa I PROMISE e em outros projetos, que tiveram um impacto absurdo na comunidade.

I PROMISE

Esse é um programa lançado para fornecer recursos, incentivos e apoio necessário para a comunidade escolar, a fim de que os alunos de Akron mantenham-se na escola. 

Em 2015, James e sua fundação anunciaram a bolsa I PROMISE, que deu a todos os alunos do programa uma bolsa de estudos de até quatro anos na universidade da cidade.

Segundo a LeBron James Family Foundation, até 2.300 alunos poderiam receber o benefício, o que significou mais de US$ 109 milhões investidos em jovens universitários.

Em 2018, em parceria com as escolas públicas de Akron, a fundação lançou a Escola I PROMISE, que hoje conta com mais de mil alunos no que seria equivalente à primeira à oitava série na educação brasileira. 

Não há mensalidades na escola e todos os alunos recebem uniformes gratuitos, além de café da manhã, almoço e lanche diariamente — o que não é uma realidade em todas as escolas públicas americanas. 

Por fim, em 2020 o programa também lançou a I PROMISE Village, que a 800m da escola, oferece moradia transitória gratuita para qualquer família da escola que passe por falta de moradia, violência doméstica ou outras circunstâncias. 

Mas essa é apenas uma das diversas ações que transformaram James em um dos maiores ativistas sociais americanos no desporto, especialmente no que diz respeito à luta racial.