Início » Basquete » NBA » Kobe Bryant: estilo de jogo e habilidades lendárias no basquete

Kobe Bryant: estilo de jogo e habilidades lendárias no basquete

Publicado em:

Última atualização:

Com habilidades temidas por seus adversários, alto controle de bola e atitude de campeão, Kobe Bryant certamente dava medo em seus rivais. Porém, quatro anos após seu falecimento, onde só nos resta a memória de um atleta e uma pessoa incrível, a admiração por este atleta só aumenta. 

Definido como um jogador completo no Los Angeles Lakers, equipe pela qual jogou por 20 anos, Kobe Bryant até hoje é dito como um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos. 

Características no estilo de jogo

Criticado por muitos por ser “egoísta” na quadra, Kobe Bryant possuía um estilo de jogo completo em quase todos os aspectos. Se destacava muito ofensivamente. Isso é comprovado com seus altos números de pontuação. Porém, defensivamente ele também conseguia ir bem, impedindo seus adversários de pontuar.

Segundo o Washington Post, as principais habilidades que compõem o estilo de jogo do campeão são: 

  • Controle corporal: mesmo após seus 30 anos, o controle corporal mostrado por Bryant era fenomenal. Isso gerava dribles incríveis e permitia que o atleta deslizasse pela quadra como poucos conseguiram até hoje. 
  • Arremessos desequilibrados: ao longo de toda sua carreira, Kobe Bryant sempre foi reconhecido por ser um arriscado nas jogadas, muitas vezes sendo responsável por definir partidas acirradas nos últimos minutos. 
  • Técnica precisa: principalmente em seu estilo de jogo ofensivo, a estrela nunca deixou de apresentar precisão em suas técnicas, mostrando-se um atleta completo em quase todas as áreas.
  • Alcance profundo: sem receio algum em tentar marcar com arremessos de longa distância, Bryant tinha um imenso talento em cestas de três pontos.
  • Finalizações poderosas: outra habilidade notória de Kobe Bryant era em suas finalizações, tanto em enterradas como em bandejas e arremessos contestados. 
  • Movimentações dos pés: seu jogo de pés era extremamente refinado, com posicionamentos eficientes principalmente no ataque.
  • Confiança total: por fim, Kobe muitas vezes foi criticado por ter atitudes “egoístas” na quadra. Mas muitos defendem que o atleta apenas possuía uma confiança inabalável em si mesmo e em seu talento. Uma verdadeira mente de campeão. 

Títulos conquistados por Kobe Bryant

Entre todos os títulos conquistados por Kobe Bryant, o atleta foi 12 vezes convocado para o All-Defensive Team, 15 vezes para o All-NBA Team, 18 vezes para o All-Star Game — a primeira com apenas 19 anos de idade — e uma vez para o All-Rookie.

Além disso, já foi quatro vezes MVP do All-Star, duas vezes MVP nas finais da liga, uma vez MVP da NBA, 17 vezes Jogador do Mês e 32 vezes Jogador da Semana. Bryant também colecionou duas medalhas de ouro olímpico. 

Por fim, o gigante foi cinco vezes Campeão da NBA com o Lakers e, surpreendentemente, já ganhou um Oscar em 2018 pelo curta “Dear Basketball”.