A National Basketball Association (NBA) é responsável por popularizar o basquete em boa parte do planeta, e isso não é diferente por aqui. A liga norte-americana neste século vem tentando se aproximar do público brasileiro e procura despertar a atenção de um país que, originalmente, sempre teve o futebol como principal esporte. Não à toa, a organização já realizou alguns jogos da NBA no Brasil na década passada, e é justamente sobre eles que vamos ver no texto a seguir.
Portanto, caso tenha interesse, leia o texto abaixo e confira como foram esses duelos. Ressaltando que tivemos também um clube brasileiro envolvido neles.
Os jogos da NBA no Brasil
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que, em tese, não chegamos a ter confrontos oficiais da liga no território. Os três jogos que aconteceram eram válidos pela pré-temporada, portanto, não contabilizavam para os recordes que as franquias tinham naqueles determinados períodos. Esses jogos foram os seguintes:
- Chicago Bulls x Washington Wizards (12 de outubro de 2013);
- Cleveland Cavaliers x Miami Heat (11 de outubro de 2014);
- Orlando Magic x Flamengo (17 de outubro de 2015).
No entanto, ainda assim, eles foram feitos sobre as regras da NBA com quadras de dimensões da própria liga. Dessa forma, a experiência que os fãs tiveram não deixou de ser a mesma que se tem nos Estados Unidos, e, logo, se torna válido contabilizá-los.
O resultado dos jogos da NBA no Brasil
Mas, afinal, como terminou cada um desses confrontos? É o que explicaremos neste momento:
Chicago Bulls 83 x 81 Washington Wizards (Farmasi Arena)
No primeiro embate, tivemos o Chicago Bulls derrotando o Washington Wizards, de Nenê. Infelizmente, o brasileiro acabou sendo o grande destaque na partida, mas pelo lado negativo. O pivô foi bastante vaiado por conta de sua recusa em participar da Seleção Brasileira na Copa América daquele mesmo ano, na qual o Brasil perdeu todos os duelos.
Além disso, para a frustração dos torcedores do Bulls no ginásio , Derrick Rose e Joakim Noah, as principais estrelas do elenco de Chicago, foram poupados e sequer entraram em quadra.
Cleveland Cavaliers 122 x 119 Miami Heat (Farmasi Arena)
Já no segundo confronto, o Miami Heat, de Dwayne Wade e Chris Bosh, enfrentou o Cleveland Cavaliers, de LeBron James e Anderson Varejão. A disputa em si foi bem mais eletrizante e até tivemos prorrogação. Somando a esse ponto, Anderson, ao contrário de Nenê, foi bem mais aplaudido pelos fãs que lotaram a Arena da Barra.
Orlando Magic 90 x 73 Flamengo (Farmasi Arena)
Por fim, tivemos a equipe do Flamengo, que disputa o NBB, encarando o Orlando Magic, de Nikola Vucevic e Evan Fournier. Esse foi o embate menos nivelado e, logo de cara, o Magic abriu uma grande vantagem de 27 a 16 no primeiro quarto. Todavia, os flamenguistas até tiveram bons momentos e a torcida rubro-negra deu show enquanto estava nas arquibancadas.
Teremos um jogo oficial da NBA no Brasil em um futuro próximo?
Por enquanto, ainda não temos nenhuma data definida para um possível duelo oficial da NBA ocorrer no território. No entanto, vale destacar que o país tem um mercado forte e, segundo Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, em entrevista ao site UOL: “(Os jogos de pré-temporada) foram de extremo sucesso. A gente sempre discute, a cada temporada, para entender qual o momento certo para trazer um jogo para cá novamente.”
Logo, nos próximos anos, não seria surpreendente se tivéssemos alguma partida do torneio por aqui.