Jimmy Butler é um dos principais jogadores da NBA atual. O ala do Miami Heat é um atleta muito completo, que consegue defender com perfeição e ainda contribui no ataque. Já foi seis vezes All-Star e entrou nos times ideais da liga em cinco oportunidades.
Para chegar até a NBA, Butler teve que passar por muita coisa. Sua adolescência foi complicada, ele acabou sendo draftado apenas no fim da primeira rodada e teve de provar que merecia ter tempo de jogo. Isso ele conseguiu e, atualmente, é peça fundamental na franquia da Flórida.
Confira a história de vida de Jimmy Butler!
Sua infância
Jimmy Butler nasceu em Houston, no Texas. Ele foi abandonado pelo seu pai logo quando era criança. Quando tinha cerca de 13 anos, sua mãe o expulsou de casa, pois não gostava de “seu jeito”. Dessa forma, o jovem teve de ficar na casa de vários amigos para ter um teto. Ele ficava um pouco em um lugar e, depois de semanas, se mudava. Mesmo com esses problemas, Jimmy Butler disse que não tem mágoas de sua família. O ala afirmou que ama eles e que constantemente tem contato com seus pais.
Em um torneio de basquete, ele acabou virando amigo de Jordan Leslie. Jimmy Butler começou a ficar na casa do rapaz. A mãe e o padrasto de Leslie, que tinham seis filhos, ficaram relutantes no começo. No entanto, após alguns meses, Butler passou a morar lá definitivamente. No último ano do High School, ele teve médias de 19.9 pontos e 8.7 rebotes, sendo o capitão de sua equipe. Jimmy Butler acabou sendo eleito o melhor jogador do time também. No entanto, ele não recebeu muitas ofertas para o College e foi para uma universidade comunitária.
A reviravolta
Jimmy Butler defendeu a Universidade de Tyler por uma temporada, onde teve ótimos números. Mesmo sendo considerado um prospecto duas estrelas, ele recebeu ofertas de várias faculdades da NCAA. Ele aceitou uma de Marquette.
Em seu primeiro ano, teve poucos minutos. Já no segundo, se tornou titular e fez 14.7 pontos e pegou 6.4 rebotes por partida, sendo selecionado para o time ideal de sua conferência. Em sua última temporada, ele melhorou suas médias e, novamente, entrou no melhor time da Big East.
Início de Butler na NBA
Jimmy Butler foi a última escolha da primeira rodada do NBA Draft de 2011, pelo Chicago Bulls. Porém, em seu ano de novato, teve pouquíssimo tempo de jogo, atuando por menos de dez minutos por partida. Na temporada seguinte, jogou todos os jogos, sendo titular em 20 deles.
Em sua terceira temporada, Jimmy Butler finalmente se tornou titular do Chicago Bulls. Ele teve média de 13.1 pontos e 4.9 rebotes. Mostrou muito potencial dos dois lados da quadra e começou a ser visto como uma peça importante pro futuro do Bulls.
Os bons anos em Chicago
Na temporada 2014-15, Jimmy Butler finalmente estourou. Ele teve média de 20 pontos e 5,8 rebotes, sendo um All-Star pela primeira vez e conseguindo o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu. Nos playoffs, teve ótimas atuações, mas o Bulls acabou caindo na segunda rodada.
Butler continuou em Chicago nas próximas duas temporadas, sendo All-Star em ambas. Manteve os bons números, mas o Bulls não obteve sucesso, indo aos playoffs apenas uma vez e caindo na primeira rodada. Ao fim da temporada 2016-17, sua passagem na equipe terminou.
Minnesota e Philadelphia
Na offseason de 2017, Jimmy Butler foi trocado para o Minnesota Timberwolves. Ele sofreu algumas lesões e perdeu boa parte da temporada 17-18. Mesmo assim, o Wolves se classificou aos playoffs pela primeira vez em muito tempo. A equipe acabou caindo logo na primeira rodada.
Antes do training camp de 2018, Jimmy Butler pediu para ser trocado pelo Timberwolves. Ele acabou começando a temporada na equipe, porém, depois de dez jogos, acabou sendo trocado para o Philadelphia 76ers. Ele ficou apenas aquele resto de temporada no 76ers, que se classificou para os playoffs. A equipe acabou sendo eliminada nas semifinais do Leste, em uma série de sete jogos contra o Toronto Raptors.
Jimmy Butler no Heat
Em julho de 2019, Butler assinou com o Miami Heat por meio de uma sign-and-trade. Ele foi para seu quinto All-Star Game e liderou a franquia até as Finais da NBA, sendo essa sua primeira aparição na grande decisão da liga. O Heat acabou perdendo para o Lakers em seis jogos, porém, Jimmy Butler teve boas atuações, como um triplo-duplo de 40 pontos.
Na temporada seguinte, ele liderou a NBA em roubos de bola. Apesar das boas atuações, o Heat acabou sendo varrido na primeira rodada para o Milwaukee Bucks, que foi o campeão da NBA. Em 2021, ele assinou um contrato de quatro anos, por $184 milhões com a equipe de Miami. Nos playoffs de 2022, Butler teve ótimas atuações e o Miami Heat chegou nas Finais do Leste. A equipe, porém, acabou sendo eliminada pelo Celtics.
No entanto, no ano seguinte, a estrela de Butler brilhou novamente. Ele levou o Heat até as Finais da NBA, mesmo com a equipe se classificando para os playoffs como a oitava melhor do Leste. O ala chegou a ter um jogo de 56 pontos contra o Milwaukee Bucks, na primeira rodada. Miami enfrentou Denver na grande decisão, em série que terminou 4 a 1 para a equipe do Colorado.