O último título de Campeão da NBA conquistado na história do New York Knicks foi em 1973, porém, de acordo com a lista da Forbes NBA Valuations 2023, a franquia é a segunda mais valiosa da NBA, com US$6.6 bilhões de valor. Porém, como uma franquia que não ganha há mais de 50 anos ainda possui tanto valor?
Bom, o fato de possuir uma das arenas mais valiosas dos Estados Unidos — o lendário Madison Square Garden — localizada no distrito de Manhattan, em Nova York, é um dos principais motivos para tamanha riqueza.
A história do New York Knicks também já foi repleta de poder em períodos de ascensão. Em contrapartida, também já sofreu com tempos de declínio e de estabilidade mediana.
Qual é a origem e a história do New York Knicks?
O New York Knicks é um dos dois times originais da NBA, junto do Boston Celtics, que ainda estão localizados em sua cidade natal. Ou seja, a franquia foi fundada em 1946 na cidade de Nova York por Ned Irish, um dos membros fundadores da Basketball Association of America (BAA). Essa foi a liga que virou a NBA em 1949, depois de fundir-se com a National Basketball League (NBL).
Os primeiros anos da equipe de estreia liderados pelo técnico Joe Lapchik foram de destaque, com o time alcançando os playoffs frequentemente. Dessa forma, alcançou três finais consecutivas — 1951, 1952 e 1953 — mas perderam em todas. Depois disso, com a saída de Lapchik em 1956, o declínio da equipe foi iminente.
Período de ouro
Foi apenas em 1967, quando Red Holzman assumiu o cargo de técnico principal, que os Knicks voltaram a ser oponentes fortes para seus adversários. Além disso, ele também foi o responsável por guiar a equipe para dois campeonatos da NBA, um em 1970 e o segundo em 1973.
Já a década de 1980 foi mais amena, já que a franquia conseguiu participar de seis playoffs, mas não alcançou nenhuma final da liga.
Seguindo adiante, na década de 1990, a temperatura voltou a aumentar nas quadra. Isso porque o Knicks começou a criar rivalidades fortes, com times como o Miami Heat, Chicago Bulls e Indiana Pacers. Ao longo dessa era, a equipe liderada pelo astro Patrick Ewing era conhecida por uma defesa dura, responsável por levar a franquia até as finais da NBA em 1994 e 1999 sob direção dos técnicos Pat Riley e Jeff Van Gundy.
A partir dos anos 2000, a história do New York Knicks volta a entrar em declínio, recuperando-se previamente na temporada de 2012/13, quando venceram o Título de Divisão depois de 19 anos, porém, foram eliminados nas semifinais da Conferência Leste pelo Indiana Pacers.
Depois disso, a franquia ficou oito anos sem conseguir chegar aos playoffs. No entanto, voltou para a pós-temporada em 2020/21, feito que conseguiu novamente em 2022/23 e agora em 2023/24, no que foi o melhor resultado da franquia em muito tempo. O Knicks ficou em segundo no Leste, atrás apenas do Boston Celtics.
Qual é a arena do New York Knicks?
A arena do New York Knicks é o Madison Square Garden, também conhecida como Garden ou MSG, localizada no centro de Manhattan. Além de hospedar a equipe de basquete e a NBA, também é casa do New York Rangers da National Hockey League (NHL) e foi do New York Liberty da Women’s National Basketball Association (WNBA) até 2017.
No local também acontecem campeonatos de boxe, artes marciais, concertos, shows no gelo, circos, luta livre profissional e outros eventos de esporte e entretenimento.
Quais títulos foram conquistados na história do New York Knicks?
Ainda no início da NBA, quando existiam apenas a Divisão Leste e Divisão Oeste, o New York Knicks venceu os títulos da Divisão Leste em 1953, 1954 e 1970. Após isso, venceu a Divisão Atlântica em 1971, 1989, 1993, 1994 e 2013, o que totaliza 6 títulos de divisão para a franquia.
Já os títulos de Conferência Leste são quatro. Eles foram conquistados em 1972, quando venceu o Boston Celtics por 4-1, em 1973, quando venceu o Celtics novamente por 4-3, em 1994, quando venceu o Indiana por 4-3 nas finais de conferência e, por fim, em 1999, quando venceu o Pacers novamente por 4-2.
Por fim, o primeiro Título da NBA foi conquistado em uma série emocionante de sete jogos contra o Los Angeles Lakers em 1970. O Knicks chegou a perder o sexto jogo de 113-135, mas conquistou sua soberania no sétimo por 113-94.
Da mesma forma, o título de 1973 também foi conquistado com uma vitória contra o Lakers nas finais. Porém, desta vez em uma série de cinco jogos em que o New York Knicks garantiu sua vitória com um 4-1.
A franquia está há mais de 20 anos sem conquistar um Título de Conferência e há mais de 50 sem ser Campeã da NBA. Porém, vem ganhando destaque nas últimas temporadas e se mostra cada vez mais capaz de conquistar esses troféus mais uma vez.