Sediado em Milwaukee. Wisconsin, o Milwaukee Bucks é um time profissional de basquete que joga na Conferência Leste da National Basketball Association (NBA).
A franquia já coleciona em sua estante 3 campeonatos de conferência (1971, 1974 e 2021) e dois títulos de campeão da NBA (1971 e 2021). Porém, como o time se desenvolveu ao longo da história?
História do Milwaukee Bucks na NBA
Fundado em 1968 após a NBA conceder uma franquia para um grupo de investidores de Milwaukee, o Milwaukee Bucks terminou sua temporada de estreia na liga em último lugar da sua divisão.
Porém, já na terceira temporada na liga em 1971 com a contratação de Oscar Robertson, o Bucks chegou a uma marca de incríveis 66-16 e derrotou facilmente times como Los Angeles Lakers, San Francisco Warriors e Baltimore Bullets, o que o consagrou como campeão da NBA três anos após sua estreia.
Nos próximos três anos, o Milwaukee continuou com essa garra, se classificando todos os anos aos playoffs, o que incluiu uma vaga nas finais da NBA de 1974, que perderam para o Boston Celtics.
Após isso, a equipe já reformulada alcançou as finais de conferência de 1982/83 e 1983/84, mas perdeu para o Philadelphia 76ers e para o Boston Celtics, time que voltou a derrotá-lo nas finais da Conferência Leste de 1985/86.
Tempos difíceis para o Milwaukee Bucks
Seguindo adiante, o Bucks só alcançou novamente a pós temporada em 1998/99, mas foi derrotado já na primeira rodada dos playoffs pelo Indiana Pacers. Isso aconteceu naquela temporada e na seguinte. Logo em seguida, a franquia alcançou novamente a final da Conferência Leste em 2000/01, mas perdeu mais uma vez para o Sixers.
Já de 2003 a 2009, o time só alcançou os playoffs duas vezes, isso pois lidava constantemente com lesões e outras adversidades. O período de turbulência se estendeu por algum tempo ainda. Isso porque em 2013/14, a equipe registrou o pior recorde da NBA, com apenas 15 vitórias.
A esperança em meio a tudo isso foi o surgimento do monstro grego — apelido carinhoso nas quadras para Giannis Antetokounmpo — que foi responsável por levar o Bucks de volta aos playoffs em 2016/17.
Porém, foi em 2018/19 que a verdadeira virada aconteceu com a chegada do técnico Mike Budenholzer. Ele levou a franquia, com a ajuda de Giannis, a alcançar o melhor recorde da liga.
Em 2020/21 o Milwaukee Bucks se reforçou com o astro Jrue Holiday. Nessa temporada, eles finalmente acabaram com sua seca de quase 50 anos sem o título de campeão da NBA. Antetokounmpo teve uma performance definitivamente histórica nas finais contra o Phoenix Suns, com médias de 35,2 pontos, 13,2 rebotes e 5,0 assistências. Sendo assim, foi eleito o MVP das Finais.
Ou seja, o Milwaukee Bucks tem uma história emocionante de superação na liga. É uma das franquias mais fortes da NBA na atualidade, contando com as lendas Giannis e Lillard em seu elenco.