Uma das equipes mais novas da NBA, o Orlando Magic ainda está na casa dos 30 e compete na Divisão Sudeste da Conferência Leste. Porém, a pouca idade definitivamente não é indício de poucos momentos marcantes para a franquia. Mesmo não sendo uma das campeãs da NBA, ela já tem muita história.
Qual é a origem do Orlando Magic?
Fundado em 1989, a história do Orlando Magic começou em 1985, quando o empresário Jim L. Hewitt apresentou a ideia de trazer uma franquia da NBA para Orlando, na Flórida, para Pat Williams, gerente geral do Philadelphia 76ers. Depois disso, em junho de 1986, os dois participaram de uma coletiva de imprensa a fim de anunciar oficialmente a intenção de buscar um time para a cidade.
Sendo assim, foi realizado um concurso no jornal Orlando Sentinel para definir o nome da franquia. Das mais de quatro mil propostas submetidas, apenas quatro se destacaram: Heat, Tropics, Juice e Magic.
É claro que por Orlando ser uma potência econômica do turismo por conta do Walt Disney World e do Magic Kingdom, Magic acabou sendo a escolha de nome perfeita para a franquia.
A partir disso, o Orlando Magic se tornou a primeira franquia de esportes profissionais da cidade de Orlando. Além disso, foi uma das quatro novas franquias anunciadas em uma expansão da NBA em 1987. Charlotte Hornets, Miami Heat e Minnesota Timberwolves foram as outras que entraram na liga.
A primeira equipe de jogadores do Orlando foi formada a partir da escolha de 12 atletas no draft de expansão da NBA em 1989. Quem auxiliou nessa escolha foi Matt Guokas, primeiro técnico da franquia.
Primeiros anos e momentos marcantes
O início da história do Orlando Magic na NBA foi um tanto quanto fraco. No entanto, tudo mudou em 1992, quando a franquia escolheu o pivô Shaquille O’Neal na primeira escolha do draft daquele ano. Três anos depois os frutos foram colhidos e o time alcançou sua primeira final da NBA.
Orlando teve de enfrentar o Houston Rockets, que tinha a estrela Hakeem Olajuwon — o “The Dream” — na equipe. A equipe da Flórida foi derrotada, em uma série de apenas quatro jogos. Depois disso, o Magic perdeu seus principais jogadores e só voltou a ser considerado “forte” pelos seus oponentes depois da metade dos anos 2000. Isso porque em 2004 a franquia draftou outro pivô que se tornaria uma superestrela: Dwight Howard.
Apelidado de Superman, Dwight liderou novamente o time para as finais da NBA. Em 2009 a franquia chegou na grande decisão da liga, porém, foi derrotada pelo Lakers. A equipe de Los Angeles tinha Kobe Bryant e Pau Gasol, e venceu em cinco jogos.
Desde então, a franquia tentou passar por diversas reconstruções para alcançar o topo novamente, porém, somente na temporada de 2023/24 o time voltou a ser destaque, ficando com a quinta colocação no Oeste.
Qual é a arena do Orlando Magic?
Atualmente, o lar do Orlando Magic é a arena Kia Center, antes chamada de Amway Center. O local também é casa do Orlando Solar Bears da ECHL e do Orlando Predators da National Arena League.
O Magic, porém, já teve outras casas. Primeiramente, a franquia contou com a Amway Arena, construída em 1989. Entretanto, em setembro de 2006, em conjunto com o prefeito de Orlando da época, Buddy Dyer, e do prefeito do condado de Orange, Richard Crotty, o time anunciou um acordo de construção de uma nova arena no centro da cidade. Dessa forma surgiu a Amway Center, que foi inaugurado em 29 de setembro de 2010.
Em 10 de outubro do mesmo ano, o Orlando Magic fez seu primeiro jogo em sua nova casa. Na partida, válida pela pré-temporada, eles conseguiram vencer o New Orleans Hornets, colocando uma vantagem de 54 pontos. Definitivamente não teria como ter começado melhor.
Quais títulos foram conquistados na história do Orlando Magic?
A franquia ainda está na lista de times que nunca ganharam a NBA, mas, venceu seis títulos de divisão — 1995, 1996, 2008, 2009, 2010 e 2019. Além disso, como vimos anteriormente, já participou de duas finais, quando perdeu para o Houston Rockets de 4 a 0 em 1995 e para o Los Angeles Lakers em 2009 por 4 a 1.
Sendo assim, a franquia ganhou os títulos da Conferência Leste nas duas vezes que chegou nas Finais. Primeiro quando venceu o Indiana Pacers, em 1995, por 4 a 3. Depois em 2009, quando varreu o Cleveland Cavaliers por 4 a 2.