A história do Minnesota Timberwolves começa na década de 80. Em mais de 30 anos de história, a franquia já está bem estabelecida na NBA, a maior liga de basquete do mundo. Ela fica localizada em Minneapolis, e disputa seus jogos no Target Center. Apesar de ainda não ter sido campeã, a franquia já contou com grandes momentos em sua história.
Qual a história do Minnesota Timberwolves?
Origem do nome (1986)
A equipe de expansão de Minnesota foi oficialmente apelidada de “Timberwolves” em 1986. No entanto, isso aconteceu três anos antes do primeiro jogo da equipe ser disputado.
Depois que os proprietários originais Harvey Ratner e Marv Wolfenson apresentaram uma proposta formal de expansão ao Conselho de Governadores da NBA em outubro de 1986, eles realizaram um concurso “Nomeie o Time” que atraiu 6 mil inscrições de todo o estado com mais de 1000 apelidos propostos diferentes.
Timberwolves e Polars foram consideradas finalistas. Sendo assim, os 842 conselhos municipais de Minnesota votaram para decidir o vencedor. Porém, “Timberwolves” acabou sendo selecionado.
Timberwolves era um nome adequado para a nova equipe de Minnesota, já que o estado abriga a maior população de lobos dos EUA e o International Wolf Center, um centro abrangente de pesquisa sobre lobos, está localizado em Ely, Minnesota.
Primeira vitória da história do Minnesota Timberwolves (1989)
Em novembro 1989, os Timberwolves estrearam na NBA com uma derrota para o Seattle SuperSonics por 106 a 94. Cinco dias depois, fizeram sua estreia em casa no Hubert H. Humphrey Metrodome, perdendo para o Chicago Bulls por 96 a 84. O Hubert H Humphrey Metrodome foi a casa da equipe até 1990, sendo posteriormente fechado em 2012 e demolido em 2014.
Ainda em novembro do mesmo ano, os Wolves conseguiram sua primeira vitória, derrotando o Philadelphia 76ers em casa por 125 a 118. Os Timberwolves encerraram a temporada com um recorde de 22-60, terminando em sexto lugar em sua divisão.
Os Timberwolves estabeleceram um recorde da NBA em sua primeira temporada. Isso porque atraíram mais de 1 milhão de fãs para seus jogos em casa. Isso incluiu uma multidão de mais de 49 mil pessoas em 1990, que testemunhou os Timberwolves perderem para o Denver Nuggets por 99 a 88 no último jogo em casa da temporada.
A Era Kevin Garnett (1995 a 2007)
Nos anos 90, os Timberwolves viram o surgimento de Kevin Garnett como uma estrela. Embora tenham conseguido chegar aos playoffs por várias temporadas consecutivas, foram frequentemente eliminados na primeira rodada.
Na temporada 2003-2004, os Timberwolves alcançaram o auge de sua história até então, sendo liderados por jogadores como Kevin Garnett, Sam Cassell e Latrell Sprewell. Sendo assim, Minnesota chegou na final da Conferência Oeste, mas perdeu para o Los Angeles Lakers.
Garnett fez história no time ao se tornar o segundo jogador selecionado para a NBA All-Star Game. Além disso, ele também é aquele que mais vezes foi chamado para o evento representando a franquia. Dessa forma, o jogo destaca os 24 melhores jogadores da liga, divididos em duas equipes, em um confronto de alto nível e entretenimento para os fãs.
Em busca do primeiro título da história do Minnesota Timberwolves (2007 aos dias atuais)
Kevin Love e Karl-Anthony Towns são nomes importantes da história da equipe. Os dois foram selecionados para o NBA All-Star Game diversas vezes. Entretanto, apesar de já ter tido grandes nomes, o time segue em busca do primeiro título no principal campeonato de basquete do mundo.
Jogadores do Minnesota Timberwolves convocados para a NBA All-Star Game
Veja abaixo a lista completa de estrelas do San Antonio Spurs na NBA que participaram do NBA All-Star Game:
- Kevin Garnett (10 vezes)
- Karl-Anthony Towns (4 vezes)
- Kevin Love (3 vezes)
- Anthony Edwards (2 vezes)
- Tom Gugliotta (1 vez)
- Wally Szczerbiak (1 vez)
- Sam Cassell (1 vez)
- Jimmy Butler (1 vez)