Início » Basquete » NBA » Conheça a história do Brooklyn Nets, franquia da NBA que tem Jay-Z como um de seus donos

Conheça a história do Brooklyn Nets, franquia da NBA que tem Jay-Z como um de seus donos

Publicado em:

Última atualização:

Mesmo dentro do seleto grupo de franquias que nunca venceram a NBA, a história do Brooklyn Nets é recheada de emoções, algo que os torcedores do time já se acostumaram. 

Porém, o Nets já chegou a conquistar dois títulos de Campeonatos ABA, a American Basketball Association, ainda em sua primeira década de existência, antes da liga fundir-se com a NBA e, por consequência, levar a franquia junto de outras três equipes (San Antonio Spurs, Indiana Pacers e Denver Nuggets) para a nova NBA. 

Com mais de 50 anos e quatro diferentes nomes até aqui, a equipe esteve entre indas e vindas entre Nova York e Nova Jersey, mas, desde 2012 se estabeleceu no Brooklyn  

A história do Brooklyn Nets

Criação da franquia

A história do Brooklyn Nets começa em 1967 como um dos membros fundadores da ABA. O primeiro proprietário foi o empresário Arthur J. Brown e o primeiro nome da franquia foi New York Americans. 

A intenção primária era que a equipe jogasse em Manhattan, mas os atuais rivais regionais, os New York Knicks, fizeram pressão e forçaram os antigos Americans a encontrarem outro lugar. Desse modo, estabeleceram-se no Teaneck Armory, em New Jersey.

Anos ABA

Nos primeiros anos na ABA o time já se mudou para o Long Island Arena e renomeou-se como New York Nets. A nomenclatura Nets surgiu simplesmente por rimar com outras duas equipes esportivas da região metropolitana de Nova York naquela época, o New York Mets (baseball) e o New York Jets (futebol americano). 

A primeira aparição da franquia nas finais da ABA aconteceu em 1972. Eles perderam para o Indiana Pacers, que venceu por 4-2 em uma série exaustiva de seis jogos. 

Depois da aquisição de Julius Erving na temporada de 1973/74, a história do Brooklyn Nets começou a tomar um rumo mais vitorioso. O famoso Dr. J, como o chamavam naquela época, foi eleito o MVP daquela temporada, quando o time teve 55 vitórias, e levou a franquia para a conquista do seu primeiro título na ABA, depois de vencerem o Utah Stars nas finais. 

Esse sucesso se repetiu na temporada de 1974/75, quando a equipe superou o recorde de vitórias com 58 jogos ganhos. Porém, a eliminação veio logo na primeira rodada dos playoffs contra o Spirits of St. Louis. 

Por fim, na temporada de 1975/76 — a última do campeonato ABA antes da fusão com a NBA — Erving novamente ganhou o MVP e levou o Nets para uma final emocionante contra o Denver Nuggets, em que venceram por 4-2.  Em 1976 aconteceu a fusão ABA-NBA e, portanto, o Nets passou a competir dentro da atual liga. 

História do Brooklyn Nets na NBA

Antes de 2000

Depois da fusão entre ABA-NBA, o então sucesso dos últimos anos começou a diluir-se. A equipe enfrentou dificuldades financeiras, além de litígios com o New York Knicks — a própria NBA fez a franquia pagar $4,8 milhões para o Knicks por “invadirem” Nova York, além dos $3,2 milhões já pagos para ingressarem na NBA. 

Desse modo, o time também perdeu Erving, que recusou jogar pelo Nets, já que a franquia não aumentou seu salário como prometido.  

Já nos anos 80, mesmo sendo uma das promessas, foi difícil para que a franquia se destacasse. O destaque para esses anos vai para a mudança para a Brenda Byrne Arena, em 1981.

Nos anos seguintes, a má sorte da equipe continuou com lesões e contratações que não corresponderam muito bem às expectativas, como a de Dennis Hopson, por exemplo. 

Na década de 90 algumas outras seleções de draft se mostraram promissoras, como Derrick Coleman e Kenny Anderson, além da aquisição de Dražen Petrović. Porém, outras tragédias, como a morte de Petrović em um acidente de carro e a quase mudança de nome para Swamp Dragons por conta de uma má reputação, marcaram o período. 

Depois de 2000

Já em 2001, a equipe conseguiu vencer seu primeiro título da Divisão do Atlântico e o primeiro da Conferência Leste, depois de uma temporada sensacional após a aquisição de Jason Kidd e Chris Dudley em trocas e de talentos mais jovens no draft daquele ano. Porém, acabaram perdendo as finais para o Los Angeles Lakers de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant.

O sucesso mais uma vez se repetiu na temporada de 2002/03, quando conquistaram o segundo título da Conferência Leste na história do Brooklyn Nets. No entanto, perderam novamente nas finais, dessa vez disputadas contra o San Antonio Spurs. 

Enquanto isso, em 2003/04, venceram a Divisão do Atlântico, mas não conseguiram chegar nas finais do Leste, o que também aconteceu em 2005/06.

Após tentativas de reconstrução que não encontraram sucesso, os Nets voltaram para Nova York em 2012, agora na Barclays Center — atual arena da franquia. Além disso, Jay-Z, um dos proprietários minoritários daquela época, anunciou a mudança do nome para Brooklyn Nets. Neste ano também a equipe se classificou pela primeira vez desde 2006/07 nos playoffs.  

De lá para cá, a história do Brooklyn Nets foi marcada por uma série de mudanças em trocas e contratações. A equipe teve grandes nomes desde então, como Jason Kidd, Kevin Garnett, Kyrie Irving, James Harden e Kevin Durant. Porém, nunca conseguiu ir longe na pós-temporada, diante de seus rivais, e acumulou decepções.