Sediado em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, o Atlanta Hawks luta há mais de 60 anos para conquistar um título da NBA. Parece muito tempo? Não é o que seus fãs mais devotados pensam. Mesmo sem essa conquista por longos anos, a história do Atlanta Hawks tem muitos episódios para contar.
Entre 1956 e 1970, os Hawks viveram seus melhores anos, com a notável marca de 12 finais de conferência em apenas 15 anos. Ainda assim, a equipe passou por épocas de derrota depois de uma era com tantas conquistas.
Qual a história do Atlanta Hawks?
A franquia da NBA atualmente conhecida como Atlanta Hawks teve origem em 1946 como Buffalo Bisons. Entretanto, a equipe ficou na cidade de Buffalo por apenas 38 dias, visto que seus fundadores optaram por mudá-la para Moline, Illinois. A mudança ocorreu, também, devido à dificuldade em atrair fãs na cidade, tendo uma média de menos de 1.000 pessoas por jogo.
Em 1949, os Blackhawks se juntaram a outras 16 equipes para formar a NBA. Após a NBL se juntar com a BAA para formar a NBA, os Hawks foram para os playoffs logo no primeiro ano, com o técnico Red Auerbach no comando.
Em seguida, receberam o nome de Tri-Cities Blackhawks, que representava as cidades de Moline, Rock Island e Davenport. Depois de algumas mudanças de cidade, tendo passado também por Saint Louis, eles se estabeleceram em Atlanta, em 1968, adotando o nome Atlanta Hawks.
Mesmo com a aquisição da estrela do basquete Dominique Wilkins, em 1982, a franquia enfrentou queda no público pagante. Já entre 1985 e 1989, os Hawks estavam no topo da liga, ganhando 50 jogos ou mais a cada temporada. Isso rendeu um título de divisão na temporada 1986-1987, com um recorde de 57-25 — sendo o maior da franquia até a temporada 2014-2015.
Apelidados de “Spurs do Leste”, mesmo com todo esse sucesso, a equipe não conseguiu avançar além das semifinais dos playoffs. Eles sempre esbarravam nos times campeões da Conferência Leste, como os Celtics e os Pistons.
Na temporada 1994-1995, o então técnico Wilkens fez história quando quebrou o recorde de mais vitórias na NBA, pertencente a Red Auerbach. Com a vitória número 939, deixou seu nome marcado na história.
Quantos títulos tem o Atlanta Hawks?
Ao longo da história do Atlanta Hawks, houve vitórias inesquecíveis e momentos de comemoração. Confira quais títulos os Hawks conquistaram:
Títulos de conferência
Disputando a Conferência Leste da NBA, o Hawks conta com quatro títulos de conferência. Eles foram campeões do Oeste em 1957, 1958, 1960 e 1961, quando ainda eram conhecidos como Saint Louis Hawks.
Durante o período de 1956 a 1970, os Hawks só não chegaram à final da conferência Oeste em três ocasiões. Dessa forma, a franquia estava sempre na briga pelos títulos.
A grande conquista da NBA
O Atlanta Hawks tem apenas um título da NBA em sua história, vencido em 1958 quando ainda eram conhecidos como Saint Louis Hawks. Eles enfrentaram e venceram o Boston Celtics por 4 a 2 nas Finais da NBA.
Quando estavam em Saint Louis, foram vice-campeões da NBA três vezes (1957, 1960 e 1961), e, em todas elas, eles tiveram que encarar os Celtics.
Maiores jogadores da história do Atlanta Hawks
A franquia presta homenagens aos seus maiores jogadores ao aposentar os números que usaram enquanto faziam parte do time. Até o momento, somente cinco ex-atletas receberam essa honra: Bob Pettit (9), Dominique Wilkins (21), Lou Hudson (23), Pete Maravich (44) e Dikembe Mutombo (55).
Bob Pettit
Primeiro vencedor do prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA na temporada 1955/1956, Pettit tem lugar no Hall da Fama do Basquete. Ademais, jogou onze temporadas pelos Hawks e venceu o campeonato de 1958. O jogador foi selecionado para o All-Star Game onze vezes e eleito MVP do jogo em quatro delas.
Dominique Wilkins
Nomeado como um dos grandes nomes na história da NBA, Wilkins detém o recorde de jogos no Atlanta Hawks, com 882, e de pontos, com 23.292. Sua performance proporcionou um lugar no Hall da Fama do Basquete. Além disso, foi o cestinha da NBA em 1986 e participou nove vezes do All-Star Game.
Lou Hudson
Hudson defendeu os Hawks entre 1966 e 1977. Além disso, foi escolhido seis vezes para o All-Star Game. Ao final de sua carreira, fez uma passagem pelo Los Angeles Lakers, gigantes do basquete norte-americano.
Pete Maravich
Também chamado de Pistol Pete, é um dos jogadores mais habilidosos da NBA. O Atlanta Hawks escolheu o jogador na terceira posição do Draft de 1970, que permaneceu na franquia até 1974. Maravich foi o cestinha da liga em 1977 e participou de cinco All-Star Games.
Dikembe Mutombo
Natural do Congo, o pivô é considerado um dos maiores defensores do basquete. Além disso, o jogador era muito bom em bloquear arremessos dos adversários, sendo eleito o melhor defensor da NBA em quatro temporadas. Mutombo também se encontra no Hall da Fama do Basquete e participou de oito All-Star Games.
Grandes rivalidades do Atlanta Hawks
A rivalidade entre o Boston Celtics e o Atlanta Hawks já dura mais de seis décadas. Dessa forma, as franquias já se enfrentaram onze vezes nos playoffs da NBA, inclusive, em quatro finais. Os Celtics dominaram as disputas, ganhando dez das 12 séries contra os Hawks, incluindo três das quatro finais que jogaram. Apesar de os Hawks terem vencido apenas duas vezes nos playoffs contra os Celtics, a equipe viveu bons momentos nesse confronto.
Por sua vez, a rivalidade entre o Atlanta Hawks e o Orlando Magic também é de se notar. Os grandes embates nos playoffs e o destaque de jogadores como Dwight Howard e Josh Smith, alocados em 2004 e crescidos na Geórgia, foram determinantes para as disputas. Ademais, o Magic derrotou os Hawks em 1996 e 2010, mas o Hawks conseguiu eliminar seu rival na primeira rodada dos playoffs de 2011.