O New Orleans Pelicans é um dos times com mais talentos jovens na NBA. Desde que Zion Williamson chegou a equipe, a franquia fez um investimento pesado para garantir seu futuro. Infelizmente, os resultados ainda não aconteceram, muito por conta das lesões da sua principal estrela. Todavia, existem alguns nomes que despontaram nessa temporada e podem ajudar o time a ser mais vitorioso nos próximos anos, e um deles é o ala-armador Herb Jones.
O começo de Herb Jones no basquete
Herbert Keyshawn Jones nasceu na cidade de Greensboro, em 1998, no Alabama.
Jones iniciou sua trajetória no basquete durante seu período na Sunshine High School, colégio em que seu pai era técnico e que o ajudou a se desenvolver na modalidade. Todavia, foi na Hale County High School que despontou. O atleta fez 16,6 pontos, 8,2 rebotes e 4 assistências no seu último ano e levou a equipe até um título do Campeonato Estadual 4A.
Já no seu período de NCAA, Herb Jones permaneceu quatro anos na Universidade de Alabama. Em média, marcou 7,3 pontos, 2,2 assistências e 4,9 rebotes. O seu melhor ano foi o último, em 2020/21, marcando 11,2 pontos, fez 3,3 assistências e 6,6 rebotes. Nesta temporada, conseguiu levar o time até as semifinais regionais, quando Alabama perdeu para a equipe de UCLA, e conquistou inúmeros prêmios na SEC (Conferência Sudeste) como:
- Melhor jogador do ano;
- Melhor defensor do ano;
- Membro do primeiro time All-SEC.
Herbert Jones no New Orleans Pelicans
Já com um grande currículo, Herbert Jones se inscreveu para o draft NBA em 2021 e foi escolhido pelo New Orleans Pelicans com a escolha 35. Desde então, vem permanecendo na franquia e não foi opção de troca.
No seu primeiro ano com o time, já teve excelentes médias e, inclusive, ficou em sexto lugar para o prêmio de calouro do ano. Além disso, teve enorme destaque nos playoffs de 2021/22. A equipe não foi longe e perdeu na primeira rodada para o Phoenix Suns, todavia, Herbert marcou 10,7 pontos, 1,8 assistências e 3,3 rebotes. Esses números só iam melhorar nos próximos dois anos e Jones seria cada vez mais destaque na equipe jovem dos Pelicans.
Na última temporada na NBA, Jones fez uma temporada regular com nada menos que 11 pontos, 2,6 assistências e 3,6 rebotes em 76 jogos realizados. Já na pós-temporada, os números ainda aumentaram para 13 pontos. 2,5 assistências e 5 rebotes. Somando a isso, o seu Plus Minus em quadra foi +231, ou seja, durante todos os jogos que disputou a sua equipe era muito melhor com Herbert Jones no quinteto da quadra.
Herb Jones não é conhecido pela sua capacidade ofensiva, visto que é um atleta focado na defesa. No entanto, possui a marca de 35 pontos em um jogo como a maior da carreira. Ele conseguiu o feito em duelo contra o Memphis Grizzlies, no final da temporada 2022-23.
Para 2024/25, caso o ala-armador continue nessa evolução, certamente será um dos principais jogadores do time. A questão agora é se Zion Williamson voltará à equipe para levar Jones e os Pelicans a outro nível.