Gui Santos é o Brasil na NBA. O atleta de 21 anos foi selecionado pelo Golden State Warriors, time da Conferência Oeste, na 55ª posição do draft 2022 da liga profissional de basquete. Aliás, o ala é o 19º brasileiro a participar do campeonato, ao lado de Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão. Então, conheça o caminho de Gui Santos na NBA e os números do jogador.
Como Gui Santos foi para a NBA?
Não é fácil se tornar um jogador da NBA. São anos de trabalho, concentração e disciplina em busca da melhor forma física para lutar por uma vaga no draft, sistema em que universitários são escolhidos pelas franquias. O brasileiro Gui Santos é fruto do processo utilizado há mais de 70 anos pela liga de basquete.
Antes de chegar ao Golden State Warriors, o ala passou por um longo processo. Natural de Brasília, a paixão de Guilherme pela modalidade vem de casa, já que o pai, Deivisson Santos, é ex-jogador de basquete.
Assim, aos 15 anos, o garoto entrou para as categorias de base do Minas Tênis Clube, e lá se profissionalizou. Pela NBB, Gui teve média de 10.1 pontos por jogo, 5.1 rebotes e duas assistências, além da conquista da Copa Super 8, o primeiro título nacional do time mineiro.
Em abril de 2021, o Minas notou que Gui estava pronto e tomou a decisão de inscrever o prodígio para o draft da NBA. O clube, inclusive, é responsável por revelar o armador Raulzinho, e o pivô Cristiano Felício, à liga norte-americana. Então, o inesperado aconteceu: o Golden State Warriors, a franquia da Califórnia, selecionou o jogador na 55ª escolha geral do draft 2022.
Em seguida, Gui Santos acabou designado para o Santa Cruz Warriors, time da G League, a liga de desenvolvimento dos Estados Unidos. No Santa Cruz, o brasileiro registrou a média de 10,9 pontos, 6,0 rebotes e 2,4 assistências em 25,1 minutos por jogo durante 43 compromissos. Então, em novembro de 2023, a franquia anunciou a contratação e a promoção do atacante ao time principal.
A estreia com a camisa dos Warriors durou três minutos em 16 de novembro de 2023, na derrota por 128 a 109 para o Oklahoma City Thunder, onde Santos fez dois pontos, três rebotes e uma assistência. Gui ganhou minutagens durante a temporada em 2023 e 2024, mas o elenco não avançou para os playoffs.
Dessa maneira, confira a média de pontos, rebotes, assistências do brasileiro na liga no Golden State Warriors:
Gui Santos na temporada 2023/24
- Jogos: 23
- Minutos: 8.4
- Pontos: 3.6
- Arremessos: 1.2
- Cestas de três pontos: 0.4
- Número de lances livres convertidos: 0.7
- Número de lances livres cobrados: 0.7
- Rebotes: 2.1
- Assistências: 0.6
- Turnovers: 0.3
- Roubadas de bola: 0.2
- Bloqueios: 0.1
Relembre os brasileiros da NBA
Gui Santos não é o único brasileiro a jogar a NBA. Isso porque grandes atletas já pintaram nas quadras por diferentes clubes. Alguns, inclusive, já levaram troféus e conquistaram os anéis da liga em suas respectivas equipes.
Leandrinho é um brasileiro que acumula passagens na NBA. O ala-armador jogou no Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, Washington Wizards e o Golden State Warriors, onde se sagrou campeão ao lado de Stephen Curry.
O pivô Anderson Varejão é outro atleta de sucesso na liga, com carreira no Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors. Venceu duas vezes a conferência Oeste com o Cavaliers, em 2007 e 2015, e recebeu o anel da franquia da Califórnia mesmo depois de ser dispensado em 2017, antes das finais.
Outros brasileiros que também brilharam na NBA foram Nenê Hilário, Tiago Splitter, Raul Neto, Marcelinho Huerta, Cristiano Felicio, Lucas Bebê, Bruno Caboclo, Vitor Faverani, Rafael Araújo e Didi Louzada.