Início » Basquete » NBA » Final da NBA: Boston Celtics é o campeão de 2024 e conquista o 18º título

Final da NBA: Boston Celtics é o campeão de 2024 e conquista o 18º título

Publicado em:

Última atualização:

Oficialmente o maior campeão da história da NBA, o Boston Celtics finalmente desempatou com o Los Angeles Lakers e conquistou seu 18º título. O dia 17 de junho entrou para a história celta mais uma vez, já que assim como na Final da NBA em 2008, a mesma data 16 anos depois também teve o mesmo significado: vitória.  

Ao lado de uma torcida fervorosa que definiu uma trilha sonora constante de gritos de excitação a cada acerto de Boston e vaias zombeteiras em cada posse de bola de Kyrie Irving, os Celtics vingaram-se pelo jogo quatro e deram um fim épico para as Finais da NBA de 2024. 

Por 106 a 88, choveu verde dentro do TD Garden depois do anúncio da conquista do Troféu Larry O’Brien destas finais. Uma verdadeira cena de redenção depois da derrota em casa para o Golden State Warriors em 2022, que tanto impactou os torcedores naquele ano.

Resumo do último jogo da Final da NBA e melhores momentos

O jogo teve em sua grande parte Jayson Tatum, Jrue Holiday, Jaylen Brown e Derrick White em quadra pelo Celtics, bem como Luka Doncic, Irving, Derrick Jones Jr., P. J. Washington e Dereck Lively II pelo Mavs. Porém, é necessário destacar o bom desempenho dos jogadores do “banco” nessa partida, especialmente de Boston.

Seja pela moral que Kristaps Porzingis trouxe ao entrar em quadra junto de um estrondo de gritos e aplausos na arena, ou então pela cesta mais bonita e emocionante de todo o jogo, com o half-court mais distante já marcado em uma história da Final da NBA. Ela foi anotada por Payton Pritchard, que marcou seus únicos três pontos com o relógio quase estourando ao final do segundo quarto.

Seguindo adiante, para aqueles que falaram que Al Horford nunca seria campeão, o atleta de 38 anos marcou nove pontos, duas assistências e nove rebotes e definitivamente contribuiu muito para essa conquista. Além dele, Jrue Holiday marcou 15 pontos, deu quatro assistências e pegou onze rebotes, enquanto Derrick White teve 14 pontos, oito rebotes e uma assistência. White, porém, teve uma perda: chegou a quebrar um dente na quadra no que foi um choque de Derricks com Lively II. 

Por fim, apesar de jogar apenas 17 minutos, San Hauser também teve seus momentos de brilho na equipe celta e marcou oito pontos, uma assistência e quatro rebotes. 

Quem foi o cestinha das finais?

Jayson Tatum foi o cestinha absoluto desta partida. O alam mesmo com um início lento, logo pegou velocidade e se tornou implacável em quadra. Desse modo, o astro terminou o jogo com 31 pontos, onze assistências e oito rebotes, quase anotando um triplo-duplo. Porém, para a decepção e surpresa de muitos, ele não levou o Most Valuable Player (MVP) das finais. No entanto, definitivamente quebrou recordes históricos: tornou-se o maior pontuador em playoffs antes dos 27 anos, ultrapassando seu próprio ídolo Kobe Bryant. 

MVP das finais: Jaylen Brown 

O 35º Troféu Bill Russell de MVP das Finais da NBA foi merecidamente para Jaylen Brown, que teve uma atuação consistente ao longo das quatro vitórias de Boston nesta série. 

Neste último jogo, ele marcou 21 pontos, oito rebotes e seis assistências, um número menor do que Tatum, porém, vale lembrar que ele também foi o cestinha nas duas primeiras vitórias celtas, e ficou em segundo na terceira, com apenas um ponto atrás de Jayson. 

Contudo, o fato é que ambos tiveram atuações brilhantes nestas finais e a torcida celta vibraria com qualquer um dos dois ganhando esse tão importante prêmio.