Boston Celtics e Los Angeles Lakers protagonizam a maior rivalidade da história da NBA e todas as vezes que esses times se encontram é uma ocasião especial. As finais entre Lakers e Celtics são inúmeras e datam desde o ínicio dos anos 90, quando a liga ainda estava em seus momentos iniciais.
Além disso, em várias ocasiões, esses jogos acabaram alterando de maneira drástica o panorama do basqute americano inteiro. Foi assim, por exemplo, nos anos 80, quando Larry Bird e Magic Johnson atuavam nos times e ajudaram a transformar o esporte em um dos melhores produtos que os Estados Unidos já produziram.
Leia a seguir se você quiser saber mais sobre esse assunto e veja quantas vezes ambos os times acabaram por se enfrentar.
As principais finais entre Lakers e Celtics
Como dito antes, Lakers e Celtics duelaram em inúmeras finais: 12 no total, com o time de Boston vencendo nove e o time de Los Angeles apenas três. Desse montante, existem algumas séries específicas que podem entrar na lista de maiores jogos da história. É possível citar as seguintes:
Finais de 1969
A série no final acabou 4 a 2 para Boston e foi a primeira final que o time de Bill Russell, na época nove vezes campeão (e técnico do time), teria com o Lakers de Wilt Chamberlain. Na época, ambos eram os melhores jogadores que a NBA já teve, então serie uma espécie de “Jordan contra Lebron” no cenário dos anos 60. Além disso, existia um contraste entre os dois atletas: Rusell era uma figura mais exemplar, um ativista, que pregava contra discriminação racial, enquanto Wilt era cercado de polêmicas em sua vida pessoal.
Finais de 1984
Em 1984 começou a grande rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson que foi mencionada. Os dois já haviam duelado em uma final de NCAA no ano de 1979, no entanto, a rivalidade aumentou quando Bird foi para Boston e Magic foi para os Lakers. Ao todo, foram três finais entre Lakers e Celtics com ambos (1984, 1985 e 1987), com o time de Larry ganhando essa primeira disputa e Johnson levando a melhor nas outras duas.
Finais de 2008
Já faziam vários anos que Boston não ganhava um título sequer e, com isso, o executivo Danny Ainge decidiu unir uma superequipe. Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen fizeram uma das melhores finais entre Lakers e Celtics ao derrotarem a equipe de Los Angeles comandada por Kobe Bryant em sete jogos. Esse era apenas o início de uma saga que teria outra final histórica.
Finais de 2010
Por fim, em 2010 o cenário ocorreu de forma diferente para os Lakers. Bryant se juntou a Pau Gasol e a equipe, que já tinha vencido Orlando em 2009, conseguiu superar os rivais da cidades de Massachussets e levaram o título em outra final de sete jogos.
Outras finais entre Lakers e Celtics
Além das finais entre Lakers e Celtics citadas anteriormente, algumas outras que foram bem interessantes incluem:
- 1985;
- 1987;
- 1969;
- 1962.