Início » Basquete » Finais da NBA: as varridas que já aconteceram

Finais da NBA: as varridas que já aconteceram

Publicado em:

Última atualização:

As Finais da NBA colocam o melhor time de cada conferência frente a frente. Por isso, a expectativa é que elas sempre sejam equilibradas. É comum vermos a decisão indo para séries de seis jogos. Obviamente, nenhuma das equipes quer perder e, por isso, deixam tudo de si em quadra.

No entanto, algumas vezes um time acaba sendo muito superior ao outro. Com isso, as finais acabam sendo definidas rapidamente, terminando em varridas. Grande parte das vezes em que isso acontece, elas acabam não ficando marcadas na memória dos fãs.

Confira quais foram as varridas em Finais da NBA!

1 – Boston Celtics 4 x 0 Minneapolis Lakers, 1959

A rivalidade entre Boston e Lakers começou quando a franquia que hoje está em Los Angeles ainda se localizava em Minneapolis. Em 1959, as duas chegaram nas Finais da NBA, com Boston tendo tido uma campanha muito melhor na fase classificatória.

A grande disparidade entre as equipes se confirmou na grande decisão. O Celtics aplicou um sonoro quatro a zero no Lakers. Bill Russell teve média de quase 30 rebotes, enquanto Tom Heisohn foi o principal cestinha. Esse foi o primeiro título de uma sequência de oito da franquia de Boston.

2 – Milwaukee Bucks 4 x 0 Baltimore Bullets, 1971

O Milwaukee Bucks chegou nas Finais da NBA em 1971, apenas três anos depois de ter sido criado. O adversário foi o Baltimore Bullets, que vinha de uma campanha mediana na temporada regular, mas que tinha o pivô Wes Unseld.

A franquia do Wisconsin, liderada por Kareem Abdul-Jabbar, varreu os Bullets. Todos os jogos tiveram uma diferença de oito ou mais pontos. Kareem foi eleito MVP das Finais, depois de fazer 27 pontos e pegar 18,5 rebotes por jogo.

3 – Golden State Warriors 4 x 0 Washington Bullets, 1975

Os Bullets voltaram para as Finais da NBA pouco tempo depois de perderem para os Bucks. No entanto, nessa aparição, a franquia estava localizada em Washington. Eles enfrentaram o excelente Golden State Warriors, de Rick Barry, na grande decisão.

A equipe da capital teve uma campanha bem melhor que o Warriors na temporada regular. No entanto, na hora mais importante, acabaram perdendo quatro jogos em sequência. Todas as partidas tiveram o placar apertado. Rick Barry foi o MVP, anotando 29,5 pontos por jogo.

4 – Philadelphia 76ers 4 x 0 Los Angeles Lakers, 1983

Los Angeles Lakers e Philadelphia 76ers se enfrentaram nas Finais da NBA em 1980 e 1982. Em ambas as ocasiões, a franquia angelina saiu com o título. A equipe do Leste teve, em 1983, a oportunidade de se vingar de seus algozes.

E eles conseguiram: a decisão da NBA naquele ano acabou rapidamente, pois Philadelphia fez um sonoro quatro a zero. Mesmo com Julius Erving indo bem, foi Moses Malone quem recebeu o prêmio de MVP, ao fazer 25,8 pontos e pegar 18 rebotes por jogo.

5 – Detroit Pistons 4 x 0 Los Angeles Lakers, 1989

O Pistons chegou em três Finais da NBA antes de 1989. Em todas elas, a franquia de Michigan saiu derrotada. Porém, sob a liderança de Isiah Thomas, eles conseguiram acabar com esse pesadelo. E fizeram isso em grande estilo.

Detroit enfrentou o Los Angeles Lakers nas Finais de 1989. Eles conseguiram varrer os adversários, que, um ano antes, havia ganhado deles na decisão da liga. Joe Dumars foi o MVP, fazendo 27,3 pontos por jogo, além de dar seis assistências.

6 – Houston Rockets 4 x 0 Orlando Magic, 1995

O Houston Rockets foi, na temporada 1994-95, apenas o sexto colocado da Conferência Oeste. Mesmo assim, eles chegaram nas Finais da NBA pelo segundo ano consecutivo. O adversário era o Orlando Magic, de Shaq e Penny.

A franquia do Texas conseguiu garantir o bicampeonato, ao varrer a equipe da Flórida. No entanto, os jogos foram bem disputados. Hakeem Olajuwon foi espetacular e venceu o segundo prêmio de MVP das Finais de sua carreira.

7 – Los Angeles Lakers 4 x 0 New Jersey Nets, 2002

O Lakers foi três vezes seguidas para as Finais da NBA no fim do século XX e início do XXI. Nas duas primeiras, eles bateram Indiana Pacers e Philadelphia 76ers. Em 2002, o adversário foi o New Jersey Nets, de Jason Kidd e Kenyon Martin.

Los Angeles dominou toda a série. Venceu pro quatro a zero, sem dar chance alguma para o Nets. Shaq fez bizarros 36,3 pontos por jogo, além de pegar 12,3 rebotes. Essa foi a terceira vez seguida que ele foi eleito MVP das Finais, sendo a última de sua carreira também.

8 – San Antonio Spurs 4 x 0 Cleveland Cavaliers, 2007

A temporada 2006-07 foi a primeira na qual o Cleveland Cavaliers chegou nas Finais da NBA em sua história. LeBron James conseguiu levar um elenco considerado limitado para a grande decisão, e fez com que a torcida sonhasse com o que parecia impossível.

No entanto, para a tristeza de James, ele encontrou o San Antonio Spurs pela frente. A franquia do Texas não teve piedade do jovem e ganhou todos os quatro jogos. Tony Parker foi eleito MVP das Finais, enquanto LeBron acabou sentindo o peso da decisão.

9 – Golden State Warriors 4 x 0 Cleveland Cavaliers, 2018

Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors chegaram nas Finais da NBA pelo quarto ano seguido em 2018. Até então, a equipe do Oeste tinha conquistado o título duas vezes sobre a rival, sofrendo apenas uma derrota em 2016. Era a chance dos Cavs de empatarem.

No entanto, o confuso elenco da franquia não permitiu isso. Golden State varreu Cleveland por quatro a zero, mesmo com LeBron James tendo uma série absurda. Durant conquistou o prêmio de melhor jogador das Finais pelo segundo ano consecutivo, depois de anotar 28,8 pontos e pegar 10,8 rebotes por partida.