Donovan Mitchell, mais conhecido como ‘Spida’, é um dos principais jogadores da NBA atualmente. Atualmente, ele está jogando pelo Cleveland Cavaliers, mas já passou por outros clubes.
Então vamos entender um pouco das estatísticas de Donovan Mitchell e suas conquistas até agora. Além disso, vamos conhecer sua trajetória e quais outros times foram seu lar ao longo da carreira.
Qual é a trajetória do jogador?
Donovan sempre esteve perto dos esportes, mesmo quando criança. Ele é filho de um ex-jogador da MLB, a Major League Baseball. Sendo assim, passou uma boa parte da sua infância nos vestiários dos New York Mets, junto de seu pai. Apesar de o beisebol ser o esporte do pai, o basquete apareceu como uma opção para o jovem.
Ele jogou beisebol por alguns anos no ensino médio, mas seu maior foco foi o basquete. Dentro da Brewster Academy em Wolfeboro, New Hampshire, se tornou destaque e atraiu a atenção de treinadores. Além disso, chegou a ganhar dois títulos com a equipe de Brewster.
Mais tarde, Mitchell jogava streetball em Rucker Park em Nova York. Foi durante um evento que ele fez uma enterrada que iria catapultar sua carreira. Depois desse feito, acabou sendo apresentado no SportsCenter, e então seguiu para a Universidade de Louisville para jogar basquete universitário.
Dentro da universidade, ele usou a camisa de número 45, homenageando Michael Jordan. A partir daí, as estatísticas de Donovan Mitchell começaram a ficar mais evidentes.
Quais são as estatísticas de Donovan Mitchell em sua carreira?
No começo de sua carreira, na Universidade de Louisville, Donovan teve uma média de 7,4 pontos, 1,7 assistências e 3,4 rebotes. Já na sua segunda temporada, fez uma média de 15,6 pontos, 2,7 assistências e 4,9 rebotes. Portanto, ele foi nomeado para a Primeira Equipe da Atlantic Coast Conference.
Após seu sucesso nessa temporada, ele decidiu se declarar para o Draft da NBA de 2017. Portanto, ele foi a 13ª escolha dos Denver Nuggets e se juntou ao time na temporada de 2017. Porém, foi logo negociado com o Utah Jazz e assinou um contrato de quatro anos e US$ 14.5 milhões.
Sendo assim, o jogador ficou de 2017 até 2022 com o time de Utah. Ele registrou 10 pontos e quatro assistências contra o Denver Nuggets logo em sua estreia. Em janeiro de 2018, levou o prêmio de Novato do Mês por ter uma média de 23,1 pontos, 3,4 assistências e 3,2 rebotes. Ele ficou até 2022 com o time e entrou no Cleveland Cavaliers em setembro de 2022, depois de ser negociado em troca de Lauri Markkanen.
Temporada de 2023/24
Atualmente, Donovan é ala-armador do Cleveland Cavaliers. Sendo assim, ele conta com as seguintes estatísticas nessa temporada:
- Média de 26,6 pontos;
- 5,1 de rebotes;
- 6,1 de assistências.
Apesar de uma temporada complicada, Donovan segue com boas estatísticas. O jogador quebrou o nariz durante uma partida e ainda teve um hematoma ósseo no joelho esquerdo, o que o fez perder sete jogos.
Então são essas as estatísticas de Donovan Mitchell na NBA atualmente. Ele registrou 39 pontos, nove rebotes e cinco assistências em uma vitória por 106-94 no Jogo 7. Isso fez com que os Cavaliers fossem para as Semifinais da Conferência Leste.