Início » Basquete » NBA » As estatísticas de Rudy Gobert na NBA

As estatísticas de Rudy Gobert na NBA

Publicado em:

Última atualização:

Eleito o defensor do ano pela quarta vez, as estatísticas de Rudy Gobert comprovam que o francês é um dos melhores jogadores da liga. Embora critiquem muito seu desempenho no pós-temporada, sua performance na NBA ajudou o Minnesota Timberwolves a chegar às finais das conferências. 

O pivô se igualou com o americano-congolês Dikembe Mutombo e o americano Ben Wallace, os maiores vencedores da premiação. Com 32 anos, o francês também foi o primeiro atleta da franquia dos Lobos a receber o prêmio. 

Além disso, vale destacar que seu companheiro de seleção Victor Wembanyama foi o segundo colocado da honraria. Isso mostra que a França vem forte para disputar a medalha de ouro contra os Estados Unidos.

Quer saber mais sobre as estatísticas de Rudy Gobert e como seu desempenho ajudou os Timberwolves a chegar às finais de conferência? Então acompanhe a leitura do texto e veja tudo sobre o pivô!

A chegada e as primeiras estatísticas de Rudy Gobert

Gobert foi selecionado no Draft de 2013 como a 27ª escolha. A chegada do francês na NBA se marca pela troca do Denver Nuggets para o Utah Jazz no mesmo dia em que ele entrou para a liga. Assinando um contrato de quatro anos com a franquia, o atleta só começa a ganhar mais sua titularidade no campeonato em 2015/2016. 

As estatísticas de Rudy Gobert em seu primeiro ano participando efetivamente do time foram de 9.1 pontos, 11 rebotes e 1.5 assistências. No ano seguinte o pivô consegue se tornar o líder de bloqueios do torneio, além de ter sua primeira aparição no All-NBA, entrando no segundo time de melhores jogadores.

Após estabilidade, o desempenho do basquetebolista foi de ainda mais crescimento. O francês recebeu duas vezes seguidas o prêmio de defensor do ano (temporadas 2017/2018 e 2018/2019). 

Vale destacar que seu terceiro DPOY também foi pelo Utah Jazz, que no ano de 2020, além de receber o título, assinou um dos melhores contratos de extensão da NBA. Aliás, naquele ano, as estatísticas de Rudy Gobert saltaram e foram para 14.3 pontos, 13.5 rebotes e 1.3 assistências. 

Na temporada de 2022, ocorre a negociação do esportista para o Minnesota Timberwolves em troca de Patrick Beverley, Malik Beasley, Jarred Vanderbilt, Leandro Bolmaro e Walker Kessler, além de cinco escolhas de primeira rodada para o time de Salt Lake. 

Desempenho pelos lobos

A chegada do pivô francês nos lobos alavancou o desempenho de todo o time. Em sua primeira temporada pelo Minnesota Timberwolves, as estatísticas de Rudy Gobert foram de 13.4 pontos, 11.6 rebotes e 1.2 assistências. Embora tenha diminuído suas médias no primeiro ano, é a partir do segundo que sua liderança transforma a franquia. 

Na temporada 2023/2024, além de ser eleito pela quarta vez DPOY, sendo, ao lado de Dikembe Mutombo e Ben Wallace, os únicos atletas a terem o prêmio tantas vezes, o pivô foi um dos principais responsáveis pela terceira colocação no oeste, com 56 vitórias e 26 derrotas. 

Ao lado de Anthony Edwards e Karl-Anthony Towns Jr, os lobos chegaram às finais da conferência ultrapassando o Phoenix Suns de Kevin Durant e os antigos campeões de Denver Nuggets. As estatísticas de Rudy Gobert na campanha vencedora dos lobos foram de 14 pontos, 12.9 rebotes e 1.3 assistências.