Ame ou odeie, é impossível negar que as estatísticas de Joel Embiid o colocam como um dos principais jogadores da geração. MVP da temporada 2023, a terceira escolha geral do draft de 2014 tem médias absurdas que, embora haja o debate sobre sua performance em playoffs, o colocam como um dos top players da liga.
O pivô de 2 metros e 13 centímetros renunciou à convocação da França para disputar os Jogos Olímpicos. O atleta se junta a Stephen Curry, Lebron James, Anthony Edwards, Kevin Durant e Devin Booker para criar uma das equipes mais fortes da história. Embora o esportista esteja passando por períodos com lesões e paralisia no rosto, seu estilo de jogo agrega ainda mais para os Estados Unidos.
Quer saber mais sobre a história do “O processo”? Acompanhe a leitura do artigo e veja as estatísticas de Joel Embiid em sua carreira.
A carreira e as estatísticas de Joel Embiid
Selecionado sete vezes para o All-Star Game, as estatísticas e performance de Joel Embiid o colocam como um dos principais jogadores de sua geração. Escolhido no Draft de 2014 pelo Philadelphia 76ers, o atleta se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos para se dedicar à sua carreira profissional como atleta.
Com uma passagem de só um ano pela Universidade do Kansas, o pivô teve médias de 11,2 pontos, 8,1 rebotes, 1,4 assistências e 2,6 bloqueios em 23,1 minutos em suas 28 partidas.
Além disso, teve mais de cinco bloqueios em seis jogos, o que o fez se tornar o Jogador Defensivo da Temporada. Mesmo começando a atuar no basquete “muito tarde”, o francês chamava a atenção e teve destaque instantâneos em todos os seus confrontos.
Renunciando aos seus três anos de elegibilidade universitária, o pivô se viu pronto para atuar na NBA e se declarou para o Draft. O basquetebolista apresentou uma crescente enquanto atuava na liga, aparecendo vice-MVP da temporada 2020/2021, perdendo para o servo Nikola Jokić e vencendo a premiação no ano seguinte.
As estatísticas de Joel Embiid quando conquistou o título individual foram de 33,1 pontos, 4,2 assistências e 10,2 rebotes no período regular do torneio. Vale destacar também que o atleta já foi duas vezes cestinha, cinco vezes membro da equipe All-NBA e três vezes nomeado um dos melhores defensores do ano.
Entretanto, é importante ressaltar que, embora sua performance atuando em quadra seja de grande impacto, o esportista nunca chegou às finais de conferência na NBA. Marcado por uma carreira com muitas lesões e apagado nos playoffs, o esportista é muitas vezes criticado por não aparecer nas partidas decisivas.
Temporada atual
Fazendo atuações ainda melhores do que em seu ano como MVP, as estatísticas de Joel Embiid na temporada alcançaram médias de 35.1 pontos por partida. Entretanto, o esportista foi acometido novamente por lesões e perdeu a chance de disputa pelo prêmio, que voltou para Nikola Jokić.
Nos playoffs, o atleta atuou no sacrifício pelos Sixers, jogando as partidas contra o New York Knicks com problemas no joelho e paralisia de Bell. O Philadelphia 76ers perdeu por 4 a 2 na primeira rodada do pós-temporada. Suas médias foram de 34.7 pontos, 11 rebotes e 5.6 assistências.