As estatísticas demonstram que Dereck Lively II foi uma peça-chave dos Mavericks na última temporada da NBA. Com bom desempenho defensivo, ele foi escolhido para o 2° Time de Calouros da NBA e contribuiu para a campanha de finalista do time texano.
Veja a trajetória e as estatísticas de Dereck Lively II, pivô do Dallas Mavericks da NBA.
Trajetória até a NBA
Lively é filho de Kathy Drysdale, jogadora de basquete recordista em rebotes e tocos pela Universidade de Penn State. Com isso, ele desde criança praticou a modalidade.
Já no High School, o pivô jogava por Westtwon, de West Chester, na Pensilvânia. Se destacando no Ensino Médio, Lively foi era um prospecto de 5 estrelas, ou seja, visto como um atleta de muito potencial.
Com isso, ele recebeu ofertas de universidades importantes no basquete como Kentucky, Michigan e até Penn State. Contudo, ele preferiu jogar por Duke, um dos principais times do basquete universitário nos últimos anos.
Em sua primeira temporada pelos Blue Devils, Lively teve uma média de 5.4 pontos por jogo, 5.0 rebotes e 2.3 tocos, sendo um dos destaques no garrafão.
Mesmo com o seu time não chegando tão longe na primeira divisão do basquete universitário, o pivô se declarou elegível para o Draft da NBA de 2023.
Posteriormente, ele seria selecionado para a 12ª escolha da primeira rodada pelo Oklahoma City Thunder, que o trocou com o Dallas Mavericks.
Primeira temporada na liga
Lively assinou um contrato com o time do Texas logo após sua boa participação na Summer League da NBA. Ele terminou o torneio de pré-temporada com uma média de 8.4 pontos por jogo, além de 8.0 rebotes.
Em sua estreia na temporada regular da NBA, o pivô do Dallas Mavericks teve, de fato, uma boa atuação na vitória de sua equipe sobre o San Antonio Spurs, com 16 pontos, dez rebotes e uma assistência. Além disso, ele terminou a partida marcada pela estreia de Victor Wembanyama, pivô francês que foi a 1ª escolha do Draft, com um roubo de bola e um toco.
O calouro recebeu bastante tempo de quadra em sua primeira temporada na principal liga de basquete do mundo. Com ele, o Dallas Mavericks, comandado pela superestrela Luka Dončić, alcançou a 5ª colocação da Conferência Oeste na temporada regular, garantindo um lugar nos playoffs.
No seu primeiro compromisso pela pós-temporada, o time texano enfrentou o Los Angeles Clippers na primeira rodada, vencendo a equipe da Califórnia por 4 a 2 na série melhor de 7 jogos.
Em seguida, o Dallas derrotou o Oklahoma City Thunder, novamente por 4 a 2 e o Minnesota Timberwolves por 4 a 1 para chegar às Finais da NBA.
Lively teve uma boa atuação em sua primeira final, contudo o Mavericks não foi páreo para o Boston Celtics, que se sagrou campeão da liga ao vencer por 4 a 1.
Estatísticas de Dereck Lively na NBA
Confira as estatísticas de Dereck Lively II na NBA:
Temporada regular
- 55 jogos;
- 23,5 minutos por jogo;
- 8.8 pontos por jogo;
- 6.9 rebotes por jogo;
- 1.1 assistência por jogo;
- 1.4 toco por jogo.
Playoffs
- 21 jogos;
- 22 minutos por jogo;
- 7.9 pontos por jogo;
- 7.4 rebotes por jogo;
- 1.3 assistência por jogo;
- 1.0 toco por jogo.