Uma figura bem controversa no mundo do basquete recente é o ala-pivô Anthony Davis. O atleta teve um grande número de lesões nos últimos anos e, por conta disso, não conseguiu ter a minutagem esperada com o time dos Los Angeles Lakers. Todavia, quando está em quadra, as estatísticas de Anthony Davis pela equipe são excelentes. Aliás, são tão boas a ponto dos torcedores de LA questionarem se o melhor jogador do time é realmente Lebron James.
O começo de Anthony Davis no basquete
Anthony Marshall Davis Junior nasceu em 1993 na cidade de Chicago. O atleta passou a jogar basquete na época de criança ainda em sua escola, que era chamada de Perspective Charter. Todavia, por falta de uma estrutura adequada no local para praticar o esporte, o atleta não despontou logo de cara. As estatísticas de Anthony Davis só iriam melhorar quando participasse da AAU, liga amadora americana, que o ajudou a atrair atenção de olheiros de várias universidades.
Uma dessas universidades era a tradicional Kentucky, onde AD passou sua vida no College. Com médias de 14 pontos e mais de dez rebotes, ajudou os Wildcats (apelido do time) a ganharem o título da NCAA em 2012 e já foi inscrito para o draft da próxima temporada.
As estatísticas no New Orleans
O atleta foi draftado pelo New Orleans Pelicans e, dessa vez, mostrou desde o início o porquê tinha tanta expectativa ao seu redor. Nas estatísticas, Anthony Davis anotou 13 pontos e 8 rebotes de média logo na sua primeira temporada. Isso fez com que ele ficasse em segundo lugar no prêmio de calouro do ano, atrás apenas de Damian Lillard.
Os anos foram se passando e o atleta melhorou cada vez mais. No seu auge na equipe de New Orleans, em 2017/18, AD chegou a anotar 28,1 pontos por partida, 2,6 tocos e 11,1 rebotes. No geral, ficou em terceiro colocado na corrida pelo MVP (Melhor Jogador da Temporada) e pelo DPOY (Melhor Defensor da Temporada). Ademais, fez parte do primeiro time de defesa da NBA e também do All-Star Game.
As estatísticas nos Lakers na primeira temporada
Quando percebeu que não iria ganhar o campeonato com os Pelicans, Davis forçou sua saída da franquia e foi para Los Angeles se juntar a Lebron James.
No seu primeiro ano em 2019/20, para muitos, foi o melhor de toda a sua carreira. No geral, por partida, teve médias de 26,1 pontos, além de 2,6 tocos e 9,3 rebotes. Embora, em tese, as estatísticas de Anthony Davis não sejam melhores que o seu 17/18 em New Orleans, é preciso analisar o contexto. Davis fez uma dupla dinâmica com Lebron e ambos dividiam responsabilidades no time. Logo, ao contrário dos Pelicans, ele não precisaria fazer tudo no time.
Além disso, a dupla com James deu certo e, na temporada finalizada na bolha em Miami, o Lakers se sagrou campeão pela décima sétima vez. AD conseguiria o seu primeiro, e único, anel até o momento.
As estatísticas de Anthony Davis atualmente
Após conquistar o título, muitos imaginavam que as estatísticas de Anthony Davis iriam ficar cada vez melhores e ele seria o melhor jogador de Los Angeles de forma unânime. No entanto, essa previsão ficou apenas no papel.
Embora Davis tenha melhorado em certos aspectos do seu jogo, ele sofre com algo que vários outros atletas da liga também tem como obstátculo: lesões. Para se ter uma ideia, desde a bolha, AD joga, em média, apenas 52 jogos por temporada regular. Nos playoffs isso é mais agravante, com o ala-pivô estando em quadra apenas nove jogos por ano.
Todavia, em 2023/24, as estatísticas de Anthony Davis foram de 2,3 bloqueios, 24,7 pontos e 12,6 rebotes por partida. Foi a sua melhor temporada desde que ganhou a NBA quatro anos atrás. Além disso, participou de 81 jogos, incluindo os duelos do confronto contra os Nuggets nos playoffs, em que o Lakers foi eliminado.