A temporada regular da NBA dura aproximadamente seis meses. Além disso, são 30 franquias participantes no total, sendo 15 em cada Conferência. Desse modo, concorrem para conseguir as melhores pontuações e se classificarem para a pós-temporada, os playoffs.
Com isso em mente, dessas 30 franquias, 29 estão localizadas nos principais centros metropolitanos dos Estados Unidos, e uma no Canadá. Além disso, cada equipe joga 82 vezes por temporada.
Basicamente, é aí que o problema se encontrava. Afinal, como todos esses times vão se enfrentar sem cansar os jogadores com viagens intermináveis e excessos de voos?
A solução foi “dividir” o campeonato — entre Conferência Oeste e Conferência Leste — e separar as franquias em seis divisões no total, três para cada conferência, para manter uma maior quantidade de disputas entre times com proximidades regionais.
Como as divisões da NBA afetam as regras da liga?
Esse modelo de divisões da NBA atualmente dita três regras na liga. A primeira é que os times da mesma divisão devem se enfrentar quatro vezes.
Já a segunda regra diz que times de divisões diferentes, mas da mesma conferência, devem se enfrentar três ou quatro vezes na temporada regular — o número de jogos varia conforme as disputas entre os times nas temporadas anteriores.
Por fim, a última regra define que times de conferências diferentes se enfrentem apenas duas vezes. Desse modo, reduz-se o número de viagens de longa distância para a realização de jogos, por exemplo, o Boston Celtics, da Conferência Leste, ir na Crypto.com Arena enfrentar o Los Angeles Lakers, que é literalmente na outra costa dos EUA.
Divisões da Conferência Leste
Como você já sabe, são três divisões por cada conferência. Desse modo, a Conferência Leste conta com a Divisão do Atlântico, a Divisão Sudeste e a Divisão Central.
A Divisão Atlântico é formada pelo Boston Celtics, Philadelphia 76ers, New York Knicks, Brooklyn Nets e Toronto Raptors — o único time canadense.
Já as franquias que integram a Divisão Central são Milwaukee Bucks, Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls, Indiana Pacers e, por fim, Detroit Pistons.
Por fim, na Divisão Sudeste, estão Miami Heat, Atlanta Hawks, Orlando Magic, Charlotte Hornets e Washington Wizards.
Ao procurar sobre cada uma das cidades que essas franquias defendem, é possível perceber, então, que as divisões ocorrem conforme a proximidade de cada uma delas. Por exemplo, Boston, Philadelphia, Nova York e Toronto na Divisão Central.
Divisões da Conferência Oeste
Por fim, na Conferência Oeste, há a Divisão Nordeste, a Divisão do Pacífico e a Divisão Sudoeste.
A Divisão Nordeste conta com Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Utah Jazz e Portland Trail Blazers.
Enquanto isso, na Divisão do Pacífico, os times que integram são Sacramento Kings, Phoenix Suns, LA Clippers, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
Por fim, na Divisão Sudoeste — não confundir com a Sudeste da Conferência Leste — conta com Memphis Grizzlies, New Orleans Pelicans, Dallas Mavericks, Houston Rockets e San Antonio Spurs.
Para concluir, é preciso ter em mente que nem sempre foi assim. Inclusive, algumas franquias podem mudar de cidade-sede, o que também irá afetar seu posicionamento nessas divisões.