Início » Basquete » NBA » Descubra quando e como ocorreu a maior virada da história da NBA

Descubra quando e como ocorreu a maior virada da história da NBA

Publicado em:

Última atualização:

A NBA, atualmente, é a liga de basquete mais frenética do mundo. Com times fazendo altas pontuações e um “pace” muito elevado, a possibilidade de um time que está perdendo de 20 virar um jogo em cinco minutos é bem grande. No entanto, durante a época da maior virada da NBA, isso não era assim, o que só faz com que ela seja mais impressionante.

Embora várias viradas impressionantes tenham acontecidos nos últimos anos, já que a época é porícia para tal, a maior delas ainda se mantém firme e forte nos anos 90. Um período que é chamado pelos analistas de “Dead Ball era”, no qual as pontuações eram menores e o ritmo de jogo era bem inferior ao que temos hoje, sem um espaçamento na hora do ataque.

Quais as maiores viradas da NBA?

Ficou curioso sobre esse assunto? Então leia o texto a seguir e veja quais as maiores viradas da liga e descubra em que período elas ocorreram.

Jazz vs Nuggets (1996): 36 pontos

No confronto, os Nuggets chegaram ao intervalo da partida de temporada regular liderando por 70 a 36 na casa de Utah, e ampliaram a vantagem em dois pontos no início do terceiro. Todavia, Karl Malone, John Stockton e Jeff Hornacek lideraram a equipe para uma vitória mais do que improvável: Malone anotou 31 pontos, 17 rebotes e 6 assistências enquanto Hornacek fez 29 pontos, 11 rebotes e 7 assistências e Stockton criou 10 assistências. Com isso o Jazz chegaria a oito vitórias seguidas e realizaria a maior virada da história liga. O placar final foi 107 a 103.

Clippers vs Wizards (2022): 35 pontos

A segunda maior virada da história da NBA ocorreu em um período mais recente e “propício” para que viradas assim ocorram. A prova disso é que Clippers e Wizards também disputavam um mero jogo de temporada regular em Washington e os Wizards venciam a partida por 35 perto do intervalo. Entretanto, após a metade da partida, os Clippers converteram 80 pontos e uma bola de 3 com lance livre de Luke Kennard, faltando 1.9 minutos para o fim, completou a reviravolta épica. Resultado final: 116 a 115.

Kings vs Bulls (2009): 35 pontos

Por fim, Bulls e Kings também fizeram história em um jogo de temporada regular. Em Chicago, o time de Derrick Rose vencia a partida por 35 pontos no início do terceiro quarto. Porém, acabaram entrando em cena Jason Thompson, com 14 pontos, e Tyreke Evans, 23 pontos, para liderar a retomada de sacramento. O resultado final acabou sendo 102 a 98.

Qual a maior virada da NBA nos playoffs?

Falando de pós-temporada em específico, a maior virada ocorreu em 2019 no segundo jogo entre Warriors e Clippers da primeira rodada. Faltando 19 minutos para acabar a partida, o supertime de Golden State, que tinha Durant e Curry, liderava por 94 a 63 e parecia tranquilo na liderança. A partir disso, os Clippers, comandandos por Doc Riveram fizeram 72 pontos nos últimos minutos restantes. Mou Williams, com 36, e Montrezl Harrell, 25, foram os grandes destaques do time que ganhou por 135 a 131.