Raul Neto é um dos jogadores brasileiros mais talentosos do basquete. Aos 32 anos, o armador passou oito temporadas na NBA, sendo peça relevante na rotação de seus times. Além disso, ele possui algumas temporadas no basquete europeu e participações em grandes torneios pela Seleção Brasileira.
Como Raul Neto entrou na NBA?
O jogador começou sua trajetória no esporte profissional em 2008, no Minas Tênis Clube. Ele foi para a Europa defender o Guipuzkoa, da Espanha, após 3 bons anos no basquete brasileiro.
Em 2013, quando jogava na Espanha, Raulzinho chegou a ser escolhido no Draft da NBA pelo Atlanta Haws. Porém, o time da Georgia optou por não o contratar naquela temporada.
Com isso, ele seguiu no Guipuzkoa por mais uma temporada, até se transferir para o Murcia, também da Liga ACB.
Após mais uma temporada bem-sucedida no basquetebol espanhol, Raulzinho assinou com o Utah Jazz, da NBA, para a temporada 2015/16.
Raul Neto foi muito bem em sua estreia, marcando 8 pontos e dando 3 assistências ao começar como titular na derrota do Jazz para o Detroit Pistons na abertura da temporada. Ele foi escolhido para o Rising Stars Challenge, jogo entre primeiranistas e segundanistas da liga realizado durante o All Star Weekend, nessa mesma temporada.
O brasileiro ficou em Salt Lake City até 2019, quando assinou com o Philadelphia 76ers. Em contrapartida, ele não teve muito espaço na rotação e saiu após uma temporada apenas.
Em seguida, ele foi contratado pelo Washington Wizards, onde teve seus melhores números na liga. Veja as estatísticas de Raul Neto na temporada 2020/21 da NBA:
- 64 jogos disputados;
- 8.7 pontos por jogo;
- 2.3 assistências por jogo;
- 2.4 rebotes por jogo.
O atleta ficou no time capitolino até 2022, quando assinou um contrato de uma temporada com o Cleveland Cavaliers no valor de US$ 2.463.490. Essa seria sua última temporada na NBA.
Quanto ganha o Raul Neto?
Atualmente, Raul está sem clube após o término de seu contrato com o Fenerbahçe. Mesmo sem participar de nenhum jogo, ele fez parte do elenco campeão turco e da Copa da Turquia do Fenerbahçe na temporada 2023/24.
Além disso, o armador sofreu com muitas lesões na última temporada e busca um novo clube para o próximo ano.
Jogos de Paris
Raul Neto sofreu muito com lesões em suas últimas temporadas. Pelo Fenerbahçe, por exemplo, ele não conseguiu disputar sequer uma partida. Mesmo assim, ele foi convocado por Aleksandar Petrovic para o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, em que o Brasil conquistou a vaga para a Olimpíada.
Porém, ele jogou apenas na estreia contra Montenegro, participando de 18 minutos de jogo até se lesionar novamente. Mesmo com sua ausência, a seleção se classificou.
Em seguida, ele foi a Paris, mesmo com poucas condições de jogo. Nos dois primeiros jogos do torneio olímpico de basquete, ele não saiu do banco. Contudo, Aleksandar Petrovic conta com o atleta para o último jogo da fase de grupos.
Na estreia, o Brasil perdeu para a França por 78 a 66. Em seguida, outra derrota, dessa vez para a Alemanha por 86 e 73.
Entretanto, a Seleção Brasileira ainda sonha com a vaga, que pode ser alcançada caso vença o Japão na última rodada.