Início » Basquete » Conferência Oeste da NBA: conheça as equipes

Conferência Oeste da NBA: conheça as equipes

Publicado em:

Última atualização:

A Conferência Oeste da NBA possui 15 equipes. Elas estão divididas nas divisões Sudoeste, Noroeste e Pacífico. Ao todo, as franquias do Oeste já conquistaram 37 títulos da liga.

A organização por conferências passou a ser adotada apenas na temporada 1970-71, quando a NBA teve uma grande expansão em número de times. Antes disso, haviam apenas as divisões. O Oeste é, para muitos, a mais forte na atualidade.

Conheça as 15 equipes da Conferência Oeste da NBA!

Dallas Mavericks

Fundado em 1980, o Dallas Mavericks é uma das equipes da Conferência Oeste da NBA desde sua criação. A franquia já foi aos playoffs 25 vezes e disputou as finais em duas ocasiões. Na temporada 2010-11, conseguiram ser campeões pela primeira e única vez até hoje.

O Mavs já foi casa de grandes jogadores. O principal deles é Dirk Nowitzki, ala-pivô alemão que passou 21 temporadas na franquia. Ele é um dos maiores pontuadores de todos os tempos e foi um revolucionário do basquete, ajudando a mudar os rumos de Dallas.

Denver Nuggets

O Denver Nuggets é uma das principais equipes da Conferência Oeste da NBA atualmente. No entanto, não foi sempre assim: a franquia iniciou sua trajetória na ABA e, em 1976, foi para a NBA. Nela, o Nuggets só foi chegar nas Finais pela primeira vez em 2023.

Sob a liderança de Nikola Jokic, a franquia venceu Timberwolves, Suns e Lakers para chegar na grande decisão da liga. Nela, bateu o Miami Heat em cinco jogos, conseguindo o primeiro título de sua história.

Golden State Warriors

O Warriors é uma das equipes de mais sucesso na Conferência Oeste da NBA. Eles já conquistaram a liga sete vezes, e em outras cinco chegaram nas Finais. A franquia é uma das fundadoras da NBA e se classificou 38 vezes para os playoffs em sua história.

Porém, Golden State já passou por períodos bem difíceis. Entre os anos 80 e início dos anos 2000, a franquia foi apenas seis vezes para a pós-temporada. Isso mudou com a chegada de Stephen Curry, maior jogador da história do Warriors. Ele participou da sequência de cinco finais seguidas da equipe, que conquistou três títulos nesse período.

Houston Rockets

O Houston Rockets é uma das equipes da Conferência Oeste que já teve outra localidade. A franquia começou sua trajetória na liga em San Diego, porém, depois de quatro temporadas, se mudou para o Texas. A partir daí, as coisas melhoraram.

O Rockets chegou em duas finais na década de 80, perdendo ambas. Depois, na década de 90, chegou novamente em duas decisões, mas ganhou os dois confrontos. Hakeem Olajuwon foi o grande protagonista das conquistas e é o maior ídolo da franquia.

Los Angeles Clippers

O Clippers é uma das equipes da Conferência Oeste com menos sucesso. Eles começaram em Buffalo, foram para San Diego e, em 1984, se estabeleceram em Los Angeles. Desde sua criação, em 1970, até 2005, eles foram aos playoffs em apenas sete ocasiões.

Nos anos 2010 isso mudou e a franquia chegou seis vezes seguidas na pós-temporada. No entanto, o Clippers disputou sua primeira final de conferência apenas em 2021, quando perderam para o Phoenix Suns. Atualmente, o torcedor da equipe está mais esperançoso, pois o time vem montando bons elencos.

Los Angeles Lakers

Dentre as equipes da Conferência Oeste, o Lakers é a de maior sucesso. Isso porque eles já foram campeões 17 vezes da NBA e conseguiram ser relevantes em praticamente todas as eras da liga. A franquia começou em Minneapolis e, em 1960, foi para Los Angeles.

O Lakers teve alguns dos maiores nomes da história do basquete. Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Kobe Bryant e LeBron James são os de maior destaque. É comum que a equipe atraia ótimos jogadores, muito por conta de estar localizada em Los Angeles, uma das cidades mais badaladas do mundo.

Memphis Grizzlies

O Grizzlies é uma das equipes mais jovens da Conferência Oeste. Fundada em 1995, ela se localizava inicialmente em Vancouver, no Canadá. Pela falta de sucesso, foi movida para Memphis em 2001. Demorou alguns anos para conseguir ir bem, no entanto, os anos 2010 trouxeram grandes campanhas.

A franquia foi sete vezes seguidas aos playoffs, indo uma vez para a final de conferência. O “grit-and-grind”, jeito brigador de se jogar do Grizzlies, foi muito marcante. Nomes como Mike Conley, Marc Gasol e Tony Allen protagonizaram esse período especial de Memphis, que, agora, tem um futuro brilhante com Ja Morant como principal jogador.

Minnesota Timberwolves

Algumas equipes da Conferência Oeste nunca conseguiram reunir o talento necessário para ganhar um título. É o caso do Timberwolves: a franquia já teve grandes nomes, como Kevin Garnett e Kevin Love. No entanto, eles nunca foram cercados com a qualidade necessária para a equipe ser realmente competitiva.

O Wolves foi criado em 1989 e foi para os playoffs apenas doze vezes. Em dez delas a franquia caiu no primeiro round. O elenco atual, com Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards, tem condições de fazer melhores campanhas e, quem sabe, conquistar o primeiro título da equipe.

New Orleans Pelicans

O Pelicans é a equipe mais nova de toda a NBA. Ela foi criada em 2002 e passou por dificuldades em seus primeiros anos. Por conta do Furacão Katrina, que atingiu New Orleans, a franquia teve de mandar jogos em Oklahoma por duas temporadas.

O Pelicans teve duas eras de destaque até agora: a Chris Paul e Anthony Davis. Em ambas, tiveram pouco ou nenhum sucesso. A principal esperança da equipe é que Zion Williamson consiga levá-la a voos mais altos.

Oklahoma City Thunder

O Oklahoma City Thunder é uma das equipes da Conferência Oeste que já foi campeã. No entanto, eles ganharam esse título quando se chamavam Seattle Supersonics. Essa era uma das franquias mais carismáticas da NBA, mas que acabou sendo realocada para Oklahoma em 2008.

Eles conseguiram sucesso com ambos os nomes. Em Seattle, além de um título, chegaram outras duas vezes nas Finais. Já em Oklahoma, em 16 anos de história, só não foram aos playoffs em cinco temporadas. Atualmente, a equipe tem um núcleo jovem de muito potencial, com Shai Gilgeous-Alexander, Chet Holmgren e Jalen Williams.

Phoenix Suns

Algumas equipes da Conferência Oeste já passaram por períodos difíceis. O Phoenix Suns é uma delas. A franquia ficou dez anos, entre 2010 a 2020, sem ir aos playoffs. Voltaram na temporada 2020-21 e logo chegaram nas Finais da NBA pela terceira vez de sua história.

No entanto, para a tristeza do torcedor do Suns, a equipe acabou perdendo todas as decisões. Mesmo assim, Phoenix é uma franquia tradicional na NBA. Steve Nash, Chris Paul e Jason Kidd, três dos maiores armadores da história, se destacaram vestindo a camisa do Suns.

Portland Trail Blazers

Fundado em 1970, o Portland Trail Blazers é uma das equipes da Conferência Oeste que teve um sucesso quase que imediato. Em seus seis primeiros anos, a franquia não foi aos playoffs. Porém, em sua primeira ida até a pós-temporada, em 1977, eles já conseguiram ser campeões.

No entanto, esse é o único título da história da franquia. Eles desde então já chegaram duas vezes nas Finais, mas perderam ambas. Clyde Drexler e Damian Lillard são os maiores ídolos do Trail Blazers, tendo ambos ficado a maioria de suas carreiras na equipe.

Sacramento Kings

Nenhuma das equipes da Conferência Oeste passou por tantas mudanças ao longo da história quanto o Sacramento Kings. Eles já jogaram em Kansas City, Cincinnati, Rochester… Nesse último, conquistaram o único título da história da franquia, em 1951.

A mudança definitiva para Sacramento aconteceu em 1985. No entanto, isso não significa que o sucesso também foi para a cidade. A equipe teve um período bom no início dos anos 2000, porém, ficou sem ir para a pós-temporada entre 2006 e 2023, a maior seca da história da liga.

San Antonio Spurs

Poucas equipes da Conferência Oeste desenvolveram uma cultura vencedora como o Spurs. A franquia iniciou sua trajetória na ABA, sob o nome de Dallas Chaparrals. Em 1973 se transformaram no Spurs e em 1976 foram para a NBA.

O primeiro título da equipe foi conquistado em 1999, um ano depois de Tim Duncan ser draftado. Ele, junto com o técnico Gregg Popovich, mudou os rumos da franquia, que conquistou até agora cinco títulos e chegou a ir 22 anos seguidos aos playoffs.

Utah Jazz

O Jazz iniciou sua trajetória na NBA em 1974, na cidade de New Orleans. Em 1979, se mudaram para Utah e as coisas passaram a melhorar. A franquia emendou 20 idas aos playoffs seguidas, com a dupla John Stockton e Karl Malone sendo a protagonista no período.

Eles disputaram duas finais, mas perderam para o Bulls de Jordan as duas. Tiveram bons elencos no século XXI, mas nenhum foi capaz de levar a equipe longe. Atualmente, ela se encontra em um processo de reconstrução.