Pela primeira vez na história, pai e filho jogarão juntos na NBA. Isso aconteceu, pois o Los Angeles Lakers selecionou Bronny James, o primogênito de LeBron James, na 55ª escolha geral da segunda rodada do Draft da NBA de 2024. Essa foi uma escolha que agradou muitos, e desagradou outros tantos.
Os mais felizes nessa história são definitivamente os torcedores do Lakers. Agora, eles devem contar com um LeBron feliz, o que pode adiar sua aposentadoria por mais uns anos para jogar ao lado do filho.
Por outro lado, muitos fãs da liga apontam que Bronny ainda não está no nível da NBA e que a franquia apenas o selecionou por ser filho do Rei. Dessa maneira, o atleta tem muito a provar em seus anos como calouro para que possa receber o título de príncipe.
Inclusive, o agente da família James chegou a causar polêmica ao avisar outras franquias para não draftar Bronny, com a ameaça de que se o jogador não fosse para o Lakers, ele jogaria na Austrália, ou seja, seria uma escolha sem valor algum.
Bronny James antes da NBA
Antes de chegar na NBA, a história de Bronny James começa com seu nascimento em 6 de outubro de 2004, quando LeBron tinha 19 anos.
Desde criança, ele mostrou talento em vários esportes, incluindo o basquete. Mais tarde, o jovem passou a se destacar mais pelo basquete partir de 2014. Com arremessos precisos, boas habilidades defensivas e excelente visão do jogo, Bronny James participou em eventos como o Nike Hoop Summit, o McDonald’s All American Game e o Hoohall Classic.
O armador da Sierra Canyon School em Chatsworth, Los Angeles, Califórnia, defendeu então a USC, Universidade do Sul da Califórnia, pela NCAA. Contudo, jogou apenas uma única temporada em que ficou abaixo das próprias estatísticas no basquete escolar.
Com esse desempenho tímido, chegou a cair muito na projeção do Draft da NBA 2024. Contudo, é importante deixar claro que o rendimento caiu depois de que o atleta sofreu uma parada cardíaca em julho de 2023, enquanto treinava na universidade. Depois de avaliações dos médicos da NBA, Bronny então recebeu o aval para se declarar ao Draft deste ano.
O futuro do jovem no Lakers
O Los Angeles Lakers não é um time que costuma dar muito espaço para seus calouros, afinal, é uma das franquias com mais torcedores em todo o mundo e recebe uma pressão gigantesca para ganhar todas as temporadas.
Desse modo, a equipe não é das mais recomendadas da NBA para jovens talentos promissores como Bronny James. Salvo algumas exceções, como Kobe Bryant, por exemplo, que, inclusive, também exigiu que jogaria apenas no Lakers e não em outro lugar.
Contudo, alguns especialistas deixam claro que Bronny já espera não ter espaço na equipe principal de início. Inclusive, não será surpresa caso o jovem jogador vá para a G-League por um certo tempo. Por fim, Bronny James deve sofrer uma pressão imensa na NBA para que saia da sombra do pai e mostre o próprio brilho e talento.
LeBron James e Bronny James fazem história na NBA
Pai e filho jogam juntos pela 1° vez no Los Angeles Lakers
No dia 7 de outubro de 2024, LeBron e Bronny James fizeram história, se tornando a primeira dupla pai e filho a entrar em quadra juntos. Apesar de várias família terem mais de uma geração brilhando na liga, até hoje, nenhuma das equipes da NBA contou com essa combinação em um mesmo jogo em toda a história.
Na partida de pré-temporada contra o Phoenix Suns, Bronny e LeBron James estiveram juntos em quadra pela primeira vez na história da NBA. Pai e filho iniciaram o segundo quarto pelos Lakers e viram a arena aplaudir de pé o momento histórico.
Contudo, os 19 pontos do pai somado aos 2 rebotes do filho não foram suficientes para o Lakers derrotar o Phoenix Suns. Recheado de jovens talentos, o time do Arizona derrotou os californianos por 118 a 114.
Posteriormente, espera-se que a dupla jogue pelo menos uma partida oficial juntos em um time do Los Angeles Lakers que busca seu 18° título na NBA.