O basquete universitário tem muitas equipes grandes e cheias de fama. Como qualquer competição, é natural que existam rivalidades. Alguns times, quando se enfrentam, tem esse fator a mais para ir com tudo em busca da vitória. Nesses jogos, os atletas costumam deixar tudo em quadra. Quando ganham, a celebração é bem maior do que um jogo normal; no entanto, ao perder, uma fase ruim pode se iniciar. Todas as equipes já estiveram dos dois lados e sabem o quão importante são essas rivalidades.
Confira as 7 maiores rivalidades do basquete universitário!
7 – Kentucky x Florida
Kentucky e Florida é uma rivalidade do basquete universitário que teve início em 1927. São quase 150 encontros e, em determinado período, os Wildcats chegaram a ficar mais de vinte anos sem perder para os rivais. As duas universidades se enfrentam no mínimo duas vezes por temporada. Nesse século, a rivalidade ficou ainda mais forte, sobretudo no período em que Billy Donovan treinou a Universidade da Flórida. Os dois programas são muitos relevantes e costumam ter bons jogadores, o que deixa os duelos ainda mais incríveis.
6 – Kansas x Kansas State
Conhecido como “Sunflower Showdown”, os encontros entre Kansas e Kansas State não se destacam apenas no basquete universitário, mas no futebol também. No esporte da bola laranja, o primeiro duelo foi em 1907 e tem acontecido no mínimo duas vezes por temporada. Historicamente, Kansas leva uma vantagem enorme sobre a rival, tendo vencido 201 jogos e perdido apenas 96. Além disso, só ela ganhou o torneio da NCAA, em quatro ocasiões. Kansas ficou quase doze anos invicta no duelo, entre 1994 e 2006. Mesmo com todo esse desequilíbrio, os jogos costumam ser muito pegados.
5 – Indiana x Purdue
Indiana e Purdue são as duas principais faculdades do estado da Indiana. Logo, a rivalidade entre elas é uma das principais do basquete universitário. Elas já jogaram mais de 200 vezes uma contra a outra, com Purdue levando vantagem no confronto direto. No entanto, Indiana tem mais sucesso: já são cinco títulos da NCAA, contra nenhum da rival. A história já teve muitos duelos marcantes entre as duas. Em 1985, por exemplo, o técnico de Indiana, Bobby Knight, ficou revoltado com uma marcação do árbitro e arremessou uma cadeira na quadra.
4 – Arizona x UCLA
Arizona e UCLA fazem parte da famosa PAC-12, uma das principais conferências do basquete universitário. As duas equipes tem muita tradição e formaram grandes jogadores da NBA. A rivalidade entre as duas vem desde o ano de 1923. Com 113 duelos, UCLA leva vantagem, tendo vencido 63 deles. No fim da década de 70 e início de 80, Arizona chegou a perder onze jogos seguidos para sua grande rival. Em 2023, as duas equipes se enfrentaram na final do torneio da PAC-12 e UCLA venceu por 61 a 59.
3 – Georgetown x Villanova
Georgetown e Villanova fazem parte da conferência “Big East”. As duas universidades tem uma grande rivalidade desde o fim da década de 70. Em 1985, elas se enfrentaram na grande final nacional. Na época, ninguém pensava que Georgetown poderia perder, porém, foi isso que aconteceu. Villanova venceu por 66 a 64 e conquistou seu primeiro título. Desde então, as duas equipes viveram fases bem distintas, com períodos em que uma esteve muito melhor que a outra.
2 – Kentucky x Louisville
Kentucky e Louisville se enfrentaram pela primeira vez em 1913. No entanto, nos anos seguintes, a frequência de jogos entre as equipes diminui drasticamente. Foi em 1983, quando ambas se encontraram no torneio da NCAA, que o duelo virou um dos principais do basquete universitário. Desde então, os dois times se encontram praticamente todos os anos. Kentucky tem uma grande vantagem no confronto direto, tendo vencido 39 dos 56 jogos contra Louisville. Mesmo assim, os duelos costumam ser cheios de equilíbrio e emoção.
1 – Duke x North Carolina
Não existe rivalidade maior no basquete universitário que Duke e North Carolina. O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu há mais de cem anos, em 1920. Desde então, são mais de 260 encontros. Ambas as equipes fazem parte da Atlantic Coast Conference e, somadas, venceram onze títulos da NCAA. Os dois programas costumam contar com grandes jogadores, que depois seguem carreira na NBA. As partidas também tem ingressos caríssimos, mas que sempre se esgotam. Mesmo com toda essa história, as duas equipe nunca haviam se enfrentado no March Madness até 2022, quando jogaram a semifinal nacional.