A primeira série de Finais da NBA não costuma ser fácil. Muitas estrelas nunca nem conseguem chegar nelas. A grande decisão da maior liga de basquete do mundo tem um clima totalmente diferente. Os jogadores já chegam desgastados, tanto fisicamente quanto emocionalmente, de outras três séries de playoffs. A Final é o momento de consolidar toda uma temporada incrível. São as últimas vitórias para uma glória incomparável. O peso delas é simplesmente inigualável. Mesmo assim, existem nomes que conseguiram não sentir as dificuldades dela, assim fazendo as melhores estreias nas Finais da liga.
As dez melhores estreias em Finais da NBA!
10 – Kevin Durant, 2012
O Oklahoma City Thunder que chegou nas Finais da NBA em 2012 era especial. O elenco contava com três jovens que se tornariam, anos depois, MVPs da liga. No entanto, por conta da falta de experiência, eles acabaram perdendo em cinco jogos para o Miami Heat de LeBron James e Dwyane Wade.
Dentre os jovens do Thunder, Kevin Durant foi o que mais se destacou. O ala anotou 30,6 pontos por partida, acertando 54,8% dos arremessos que tentou. Dessa forma, foi o maior pontuador de toda a decisão e teve uma das melhores estreias em Finais da NBA.
9 – Stephen Curry, 2015
Stephen Curry já chegou seis vezes nas Finais da NBA. A primeira delas foi em 2015, quando Warriors e Cavaliers deram início a uma das grandes rivalidades do século XXI. O armador teve um desempenho muito sólido e não seria nada injusto ele receber o prêmio de MVP. Porém, os votantes acabaram dando ele para Iguodala.
Curry fez 26 pontos, pegou 5,2 rebotes e deu 6,3 assistências por partida. Sua atuação no jogo cinco foi sua melhor naquela série, fazendo 37 pontos, sendo 17 deles no último quarto. O Warriors venceu a partida e, na seguinte, se tornou campeão.
8 – Hakeem Olajuwon, 1986
Em sua segunda temporada na NBA, Hakeem Olajuwon já liderou o Houston Rockets para as Finais da liga. Essa foi, até então, apenas a segunda vez que a franquia conseguiu o feito. Tudo isso sendo liderada pelo jovem de 23 anos.
O Rockets acabou perdendo a decisão em seis jogos para o Boston Celtics, que tinha Larry Bird. No entanto, Olajuwon batalhou para que isso não acontecesse. Ele fez 24,7 pontos, pegou 11,8 rebotes, deu 3,2 tocos e roubou 2,3 bolas por partida. Um desempenho absurdo em ambos os lados da quadra.
7 – Shaquille O’Neal, 1995
A chegada de Shaquille O’Neal nos anos 90 foi um divisor de águas para o Orlando Magic. A franquia logo se tornou uma das melhores do Leste e, em 1995, conseguiu chegar nas Finais da NBA. Isso em seu sexto ano de existência.
Na grande decisão, o Magic acabou sendo varrido pelo Houston Rockets. Porém, O’Neal teve um desempenho absurdo e garantiu um lugar na lista das melhores estreias nas Finais da NBA. Ele fez 28 pontos, pegou 12,5 rebotes, deu 6,3 assistências e bloqueou 2,3 arremessos por jogo. Os jogos acabaram tendo uma diferença pequena, muito graças a ele.
6 – Tim Duncan, 1999
Tim Duncan foi um dos principais fatores para o San Antonio Spurs mudar de patamar no fim dos anos 90. Ele foi o melhor jogador da equipe na temporada 1998-99, quando a franquia do Texas chegou pela primeira vez nas Finais da NBA.
O ala-pivô estava apenas em seu segundo ano na liga, porém, já fez um estrago. Duncan teve médias de 27,4 pontos, 14 rebotes e 2,2 tocos nas Finais. O Spurs venceu o Knicks por 4 a 1 e conquistou o primeiro título de sua história. Timmy recebeu o MVP das Finais, merecidamente.
5 – Nikola Jokic, 2023
A temporada 2023-24 de Nikola Jokic foi um espetáculo. Primeiramente, temos de falar sobre sua temporada regular: ele quase teve uma média de triplo-duplo e perdeu o prêmio de MVP para Joel Embiid, ficando em segundo lugar. Nos playoffs como um todo teve atuações geniais. Porém, foi na grande decisão que ele mostrou seu melhor basquete naquele ano e marcou uma das melhores estreias em Finais da NBA. Teve médias de 30,2 pontos, 14 rebotes e 7,2 assistências. Levou o Denver Nuggets ao título da NBA e, merecidamente, foi eleito MVP das Finais.
4 – Giannis Antetokounmpo, 2021
Giannis Antetokounmpo chegou nas Finais da NBA pela primeira vez em sua oitava temporada na liga. Porém, antes disso, ele já havia sido duas vezes MVP, Defensor do Ano e quatro vezes All-Star. Seu nome já estava escrito na história da NBA. No entanto, sua estreia na grande decisão era muito aguardada. E ele correspondeu.
O Grego teve uma série espetacular contra o Phoenix Suns. Ele anotou 35,2 pontos por partida, com aproveitamento de 61,8% nos arremessos. Além disso, pegou 13,2 rebotes e deu 1,8 tocos. Foi dominante demais e conseguiu levar o MVP das Finais, além do anel de campeão.
3 – Michael Jordan, 1991
Michael Jordan dominou as Finais da NBA nos anos 90, possuindo uma das melhores estreias na liga. Ele chegou seis vezes nelas, vencendo todas. No entanto, o ala-armador demorou sete anos para finalmente estar no principal palco da maior liga de basquete do mundo.
Quando chegou pela primeira vez, teve o Lakers de Magic Johnson como adversário. Em cinco jogos, Jordan fez 31,2 pontos, deu 11,4 assistências, pegou 6,6 rebotes e roubou 2,8 bolas por partida. Fez absolutamente tudo em quadra e liderou o Chicago Bulls para o primeiro título de sua história.
2 – Kareem Abdul-Jabbar, 1971
Kareem colecionou títulos ao longo de sua carreira. O primeiro deles veio na temporada 1970-71, quando estava em seu segundo ano no Milwaukee Bucks. A franquia havia sido criada em 1968 e logo conseguiu atingir as Finais da NBA.
O adversário na decisão foi o Baltimore Bullets. Porém, a franquia não teve chance de vencer e acabou sendo varrida pelo Bucks. Isso aconteceu porque Kareem estava jogando em um nível absurdo. Ele fez 27 pontos e pegou 18,5 rebotes por partida, ganhando o prêmio de MVP das Finais.
1 – Magic Johnson, 1980
É difícil achar uma estreia em Finais da NBA melhor que a de Magic Johnson. O armador chegou na liga na temporada 1979-80 e já conseguiu ir para o All-Star Game. Porém, a grande conquista viria nos playoffs. O Lakers, equipe que defendeu em toda sua carreira, chegou na grande decisão.
O adversário era o Philadelphia 76ers, de Julius Erving. Magic teve médias de 21,5 pontos, 11,2 rebotes, 8,7 assistências e 2,7 roubos de bola. No jogo que fechou a série e deu o título ao Lakers, ele fez 42 pontos e pegou 15 rebotes. Seu desempenho absurdo rendeu o prêmio de MVP das Finais. Sendo assim, ele se tornou o jogador mais jovem a receber o mesmo.