Início » Basquete » As conquistas do New Orleans Pelicans

As conquistas do New Orleans Pelicans

Publicado em:

Última atualização:

O New Orleans Pelicans é uma das equipes mais jovens da NBA. Antes de sua criação, a cidade já havia tido um time de basquete. No entanto, ele fazia parte da ABA, liga que foi incorporada pela NBA nos anos 70. A franquia acabou sendo realocada para Memphis por conta de performances ruins.

Em 1974, a cidade ganhou o direito de ter uma franquia na NBA. Porém, em 1979 se mudou para Utah, onde está até hoje como Utah Jazz. Foi em 2002 que New Orleans voltou a ter uma equipe de basquete. De início ela era chamada de New Orleans Hornets. Chegou a ser New Orleans/Oklahoma City Hornets, pois, por conta da devastação provocada pelo furacão Katrina, a franquia acabou tendo de ser realocada para Oklahoma por um tempo.

No entanto, desde 2013 ela é conhecida como New Orleans Pelicans. Em seus mais de vinte anos de história, a franquia não chegou nem dez vezes aos playoffs. Isso é até esperado, visto que ela é bem jovem se for comparada aos demais times da liga.

A equipe já teve algumas grandes campanhas. Porém, nunca conseguiu ser campeã do Oeste. Isso não é nenhum absurdo, pois essa é uma conferência fortíssima, que vem tendo um desempenho muito melhor que o Leste nesse século.

Além disso, o New Orleans Pelicans também está em uma divisão muito difícil. Ela tem Houston Rockets, San Antonio Spurs, Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks. Essas são equipes que vão aos playoffs com frequência. Dessa forma, é extremamente difícil ser campeão.

A principal conquista do New Orleans Pelicans

O único título de relevância que uma franquia da NBA pode conquistar é o de campeão da liga. Diferente do futebol brasileiro, onde existem diversos torneios, o basquete profissional americano conta com apenas uma taça de grande expressão, que é a da NBA.

A partir de 2023-24, a liga instituiu um outro campeonato, chamado “Torneio de Meio de Temporada”. Porém, ser campeão dele não chega perto de ter o mesmo peso que ganhar o título da temporada da NBA.

O New Orleans Pelicans nunca foi campeão da liga nem do torneio. A equipe também nunca foi campeã da Conferência Oeste. Estando em uma divisão difícil, a franquia só conseguiu ter a melhor campanha nela uma vez.

Isso aconteceu na temporada 2007-08. Nela, a equipe de New Orleans, que ainda era conhecida como Hornets, venceu 56 partidas e perdeu 26. Um aproveitamento de 68,3%.

Eles tiveram a segunda melhor campanha da Conferência Oeste e a melhor de sua divisão, a Sudoeste. O Spurs teve o mesmo número de vitórias, mas os critérios de desempate colocaram New Orleans na sua frente.

O principal jogador da equipe naquela temporada foi Chris Paul, que liderou a liga em assistências e roubos de bola. Ele ainda ficou em segundo lugar na corrida para o prêmio de MVP. David West, Tyson Chandler e Peja Stojakovic eram outros grandes jogadores que faziam parte daquele elenco.

Nos playoffs, a equipe passou pelo Dallas Mavericks na primeira rodada. No entanto, foi eliminada pelo San Antonio Spurs nas semifinais do Oeste, perdendo após sete jogos.

Até o momento, essa é a conquista mais relevante do New Orleans Pelicans. A equipe, porém, tem um elenco cheio de jovens talentos e nos próximos anos deve causar problemas para seus adversários.