A National Basketball Association (NBA), maior liga de basquete profissional do mundo, tem diversos prêmios entregues às franquias e aos jogadores conforme seus desempenhos na temporada regular ou nos playoffs. Entre essas honrarias está o All-Defensive Teams da NBA.
Desse modo, a categoria está incluída com outras duas, o NBA All-Rookie Team e o All-NBA Team, entre as honrarias entregues pela competição para os melhores jogadores daquela temporada, conforme os critérios de cada categoria.
O que é o NBA All-Defensive Teams?
O All-Defensive Teams da NBA, ou os “times ideais de defesa da NBA”, é uma honraria que a NBA criou na temporada regular de 1968/69 e que permanece até hoje.
O intuito é homenagear os melhores jogadores defensivos de uma temporada regular. A partir disso, o All-Defensive Teams da NBA é composto geralmente por dez jogadores separados em duas escalações de cinco homens cada — a primeira e a segunda equipe.
Até a temporada de 2013/14, os treinadores das franquias da NBA realizavam a votação, mas não podiam votar nos atletas de suas próprias equipes. Porém, agora a escolha acontece em um painel de 123 escritores e locutores.
Desse modo, os jogadores recebem dois pontos para cada voto para a primeira equipe e um ponto para votos na segunda equipe. Caso haja empates na quinta posição de qualquer time, ele poderá ser expandido, o que já aconteceu diversas vezes.
Depois desta temporada atual (2023/24), os jogadores devem atender no mínimo 65 jogos dos 82 que sua franquia jogou na temporada regular para que estejam elegíveis para a grande maioria dos prêmios e honrarias da liga, inclusive o All-Defensive Teams.
Quem esteve mais vezes nos times ideais de defesa da NBA?
Atualmente, o astro Tim Duncan detém o recorde de mais aparições no All-Defensive Teasm da NBA. O atleta apareceu 15 vezes nos times ideais de defesa.
Depois dele, a lista segue com Kevin Garnett e Kobe Bryant, que possuem 12 honrarias cada. Por fim, temos Kareem Abdul-Jabbar com 11 seleções até hoje.
Agora, quando falamos apenas do primeiro time, Michael Jordan, Gary Payton, Garnett e Bryant compartilham o recorde com nove seleções cada. Scottie Pippen, Bobby Jones e Duncan têm oito aparições e Walt Frazier, Dennis Rodman e Chris Paul sete.
Quais foram os All-Defensive Teams da NBA nesta temporada 2023/24?
Com efeitos surpreendentes este ano, o pivô Rudy Gobert do Minnesota Timberwolves conquistou pela quarta vez em sua carreira o Defensor do Ano, sendo o único a ter todos os 99 votos para estar no primeiro time, o que o garantiu a sua sétima seleção para um time defensivo.
Depois dele, Victor Wembanyama do San Antonio Spurs fez história ao ser o primeiro calouro a participar do primeiro time do All-Defensive Teams da NBA. Antes dele, outros cinco conseguiram o feito, mas sempre para o segundo time.
Para completar o primeiro time, os votantes escolheram Bam Adebayo do Miami Heat, Anthony Davis do Los Angeles Lakers e Herb Jones do New Orleans Pelicans. Esta foi a primeira vez que a seleção ocorreu sem a obrigatoriedade de posições, o que ocasionou a presença de quatro pivôs no primeiro time.
Já no segundo time, os nomes foram Alex Caruso do Chicago Bulls, Jalen Suggs do Orlando Magic, Derrick White do Boston Celtics, Jaden McDaniels do Timberwolves e Jrue Holiday, também do Celtics.