Início » Basquete » NBA » Conheça Alex Caruso, um dos melhores defensores da NBA

Conheça Alex Caruso, um dos melhores defensores da NBA

Publicado em:

Última atualização:

Alex Caruso trilhou uma das melhores histórias de superação nos últimos anos na NBA. Quando tudo indicava que ele jamais teria uma oportunidade de verdade na liga, ele se tornou um dos melhores defensores e até mesmo campeão em 2020 com o Los Angeles Lakers. Então vamos conhecer sua história?

História de Alex Caruso e início no basquete

Nascido em College Station, no Texas (EUA), Alex Caruso é filho de um ex-jogador e ex-treinador de basquete universitário. Mike Caruso teve grande sucesso na Universidade de Creighton e foi campeão estadual. Então, naturalmente, Alex cresceu com uma cultura esportiva dentro de casa, por mais que seus pais dessem a liberdade dele e suas duas irmãs de escolherem o que eles queriam fazer com suas vidas.

Estudando na A&M Consolidated High School, Alex seguiu os passos de seu pai e começou a atuar pelo time de basquete da escola, onde se destacou bastante. Em seu último ano, somou médias de 18 pontos e nove rebotes, ganhando diversos prêmios individuais, como TABC All-Star e MVP estadual.

Após se formar no colégio, Alex Caruso decidiu se juntar a Universidade de Texas A&M Aggies, onde seu pai atuava como diretor-assistente atlético. Sua passagem pela equipe foi de grande destaque, atuando por 137 jogos e quebrando o recorde de assistências (649) e roubos de bola (276). Desse modo, já dava sinais de que se tornaria um defensor de elite e que poderia, sim, chegar à NBA.

Decepção no Draft da NBA e passagem improvável nos Lakers

Mesmo que fosse um defensor de alto calibre, Alex Caruso foi considerado com uma baixa estatura e sem muitas habilidades ofensivas pelos scouts das equipes da NBA. Por isso, ele não foi a escolha de nenhuma equipe no NBA Draft de 2016.

Caruso aceitou um convite do Philadelphia 76ers para jogar na NBA Summer League de 2016. Após boas atuações, assinou seu primeiro contrato com o Oklahoma City Thunder em setembro. Contudo, menos de um mês depois, foi dispensado pelo time e movido para o Oklahoma City Blue para atuar pela Liga de Desenvolvimento da NBA.

No ano seguinte, recebeu um convite do Los Angeles Lakers para jogar na NBA Summer League e chamou atenção da comissão técnica da equipe, sendo peça importante na conquista do título do torneio. Ele assinou um contrato two-way com a franquia e teve algumas atuações na temporada de 2017 na NBA. Em 2018, o ciclo se repetiu. Com destaque na Summer League pelos Lakers, assinou um novo contrato two-way, sendo utilizado em algumas partidas e ganhando, aos poucos, espaço na rotação. Quando LeBron James se machucou e perdeu os últimos jogos daquela temporada, Alex Caruso abraçou a oportunidade e foi o principal destaque. Isso porque ele foi essencial na vitória contra o Utah Jazz, por exemplo, com 18 pontos e 11 assistências.

Em 2019, no entanto, as coisas mudaram para Alex Caruso. Bastante elogiado pelos companheiros de equipe, o ala-armador assinou seu primeiro contrato integral com o Lakers por 5,5 milhões e dois anos. Trazendo uma presença defensiva e física muito necessária à rotação do time de Los Angeles mesmo saindo do banco, o atleta ganhou minutos preciosos e foi importante conquista do título da NBA da temporada de 2020-21.

Saída para o Chicago Bulls por seu primeiro grande contrato e retorno ao Oklahoma City Thunder

Com problemas de falta de espaço na folha salarial, o Lakers não conseguiu fazer uma proposta ao valorizado Alex Caruso. Assim, perdeu o defensor na pós-temporada do título para o Chicago Bulls, que ofereceu ao defensor seu primeiro grande contrato na liga por quatro temporadas e 37 milhões de dólares.

Mesmo com a irregularidade do Chicago Bulls durante esse período, Alex Caruso se tornou essencial na rotação da equipe durante suas três temporadas. Ele foi eleito NBA All-Defensive First Team em 2023 e Second Team em 2024 – a seleção que reúne os melhores defensores de cada temporada.

Ao fim da temporada de 2024, o Chicago Bulls iniciou uma reestruturação no elenco e chocou o mercado ao anunciar uma troca que mandou Alex Caruso para o Oklahoma City Thunder pelo armador australiano Josh Giddey.

Agora, Caruso se junta a um talentoso time que chegou nas semifinais de conferência contra o Dallas Mavericks na última temporada. Ele traz a presença defensiva que o treinador Mike Daignault julgou como necessária para a equipe ir além em 2024-25. Existe a expectativa que o ala-armador seja titular e faça dupla com o talentoso canadense Shai Gilgeous-Alexander.