Início » Basquete » De Barkley a Anthony: maiores jogadores da NBA que nunca ganharam a liga

De Barkley a Anthony: maiores jogadores da NBA que nunca ganharam a liga

Publicado em:

Última atualização:

Com mais de 75 anos de existência, a NBA tem sido o palco para muitos personagens icônicos. Suas habilidades excepcionais e inovações revolucionárias mudaram o jogo. Personagens como Michael Jordan e LeBron James são lembrados por suas performances notáveis, enquanto Reggie Miller e Ray Allen são apreciados pela maneira como mudaram o basquete. No entanto, alguns dos maiores jogadores que já passaram pela NBA nunca ganharam um título.

Maiores jogadores da NBA que nunca ganharam a liga

Charles Barkley

Charles Barkley, apelidado de “Sir Charles” e “Round Mound of Rebound”, foi um dos jogadores mais dominantes da NBA nos anos 80 e 90.

Com 16 temporadas de carreira, ele se destacou pela força física, rebotes ferozes e talento inquestionável, liderando o Phoenix Suns à final da NBA em 1993.

Apesar de sua potência e carisma, Charles Barkley é um dos maiores jogadores da NBA que nunca ganharam a liga. No entanto, ele foi 11 vezes All-Star, cinco vezes All-NBA First Team, MVP da temporada regular em 1993, MVP do All-Star Game em 1991 e duas vezes campeão da Conferência Oeste (1993 e 1994).

Seu grande destaque histórico foi ser o jogador mais baixo a liderar a liga em rebotes, fato que aconteceu na temporada 86-87, quando ele teve 14.6 rebotes por partida.

John Stockton

John Stockton, o “Eternamente Jovem”, apelido que ganhou por ter perdido apenas 22 jogos em 19 temporadas de carreira, é considerado um dos maiores armadores da história da NBA.

Jogando todos os seus anos enquanto profissional no Utah Jazz, ele se destacou pela visão de jogo, passes precisos e ética impecável. Stockton nunca conquistou o título da NBA, mas chegou às finais duas vezes (1997 e 1998), perdendo para o Chicago Bulls, de Michael Jordan.

Apesar da falta de um título, ele acumulou conquistas memoráveis: 12 vezes All-Star, 10 vezes All-NBA First Team, 5 vezes MVP da Assistência, duas vezes campeão da Conferência Leste (1997 e 1998) e recordista de assistências da NBA (15.806).

Patrick Ewing

Patrick Ewing, “The Ewing Theory”, foi um dos maiores pivôs da história da NBA. Com 23 anos de carreira, ele se destacou pelo talento, elegância e dominância na quadra, liderando o New York Knicks por 15 temporadas.

Ewing conquistou quatro títulos da Conferência Leste (1994, 1999, 2000 e 2001), chegando à final da NBA duas vezes (1994 e 1999). Apesar de sua grandiosidade, o título da liga escapou de suas mãos, ficando para sempre como um dos maiores “e se” da história da NBA.

Entre os principais feitos de Ewing, podemos destacar: 11 vezes All-Star, 10 vezes All-NBA First Team, 3 vezes MVP do All-Star Game, Rookie of the Year em 1986 e 2 vezes MVP da Conferência Leste (1994 e 1999).

O jogador deixou um legado marcante no basquete, sendo considerado um dos maiores jogadores sem ter conquistado um título da NBA. Sua garra, talento e elegância o eternizaram como um dos grandes nomes da liga.

Allen Iverson

Allen Iverson, apelidado de “The Answer”, foi um dos jogadores mais empolgantes e habilidosos da história da NBA. Com 14 temporadas na liga, ele se destacou pela explosão atlética, cruzamentos incríveis e determinação inabalável, liderando o Philadelphia 76ers à final da NBA em 2001.

Apesar de sua garra e talento, Iverson nunca conquistou o título da liga. No entanto, o jogador foi 11 vezes All-Star, quatro vezes All-NBA First Team, MVP da temporada regular em 2001, MVP do All-Star Game em 2001 e 2005 e quatro vezes campeão da Conferência Leste (2000, 2001, 2003 e 2005).

Pete Maravich

Na história da liga, houveram muitos “e se?”, mas talvez o maior desses foi Pete Maravich. O “Pistol Pete”, um dos maiores pontuadores da história da NBA, revolucionou o jogo com seus arremessos de longa distância.

Com apenas 10 temporadas na liga, ele se destacou pela habilidade inigualável, criatividade e ritmo acelerado, liderando o New Orleans Jazz à final da Conferência Sul em 1977 e 1978.

No entanto, Pete Maravich é um dos maiores jogadores da NBA que nunca ganharam um título, tendo sua carreira tragicamente encurtada por uma lesão em 1980.

Entre seus principais feitos, podemos destacar: 3 vezes All-Star, 2 vezes All-NBA First Team, 4 vezes líder de pontuação da NBA e recordista de pontos por jogo em uma temporada da NBA (44,2).

Reggie Miller

Reggie Miller, o lendário “Knick Killer”, foi um dos maiores arremessadores da história da NBA e ídolo absoluto do Indiana Pacers. Ao longo de 18 temporadas, ele se destacou pela mecânica de arremesso impecável e bolas de três pontos decisivas.

Além disso, Miller liderou os Pacers para seis finais da Conferência Leste (1994, 1995, 1996, 1998, 2000 e 2004). Apesar da sua consolidação enquanto estilo de jogo, ele é, definitivamente, um dos maiores jogadores da história da NBA que nunca ganharam um anel de campeão.

Nate Thurmond

Nate Thurmond, considerado um dos pivôs mais notáveis da história da NBA, teve uma carreira brilhante e memorável que se estendeu de 1963 a 1977. Durante sua carreira, atuou em três equipes de grande prestígio, San Francisco/Golden State Warriors, Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers.

Sua habilidade e destreza no jogo lhe renderam sete seleções para o All-Star e cinco para o All-Defensive Team, feitos que poucos jogadores alcançaram. Além disso, Thurmond tem o mérito de ser o primeiro jogador na história da NBA a registrar um feito impressionante: um quadruplo-duplo.

Apesar de todas as suas conquistas individuais e contribuições para o jogo, o título da NBA escapou das mãos de Nate Thurmond. Sua melhor oportunidade para conquistar o cobiçado troféu ocorreu em 1967, quando ele liderou os Warriors à final.

Infelizmente, sua equipe foi derrotada pelo Philadelphia 76ers, o que impediu Nate de adicionar um anel da liga à sua estante.

Lenny Wilkens

Lenny Wilkens, uma lenda incontestável da NBA, teve uma carreira notável como jogador e treinador. Durante sua carreira nas quadras, ele se destacou, sendo escolhido nove vezes para o All-Star.

Além disso, de forma ainda mais notável, foi nomeado MVP do All-Star Game em 1971. Embora não tenha ganhado um título da NBA enquanto atleta, chegou perto em 1969, quando jogava pelo Atlanta Hawks.

Dominique Wilkins

Dominique Wilkins, carinhosamente apelidado de “The Human Highlight Film”, é conhecido como um dos maiores jogadores no quesito enterradas.

Sua carreira profissional foi marcada, principalmente, por seu tempo com o Atlanta Hawks, onde ele jogou de 1982 a 1999. Durante seu período na NBA, Wilkins conquistou nove indicações para o All-Star e venceu duas competições de enterradas, uma delas sobre Michael Jordan.

Entretanto, apesar das inúmeras conquistas e contribuições significativas para o esporte de Dominique Wilkins, o jogador é mais um dentre os maiores que nunca ganharam um título da NBA.

Aliás, vale observar que o momento mais próximo de conquistar o troféu foi durante as semifinais da Conferência Leste de 1988. Na ocasião, o Hawks e ele perderam para o Boston Celtics em um jogo sete.

Carmelo Anthony

Carmelo Anthony, também conhecido como “Melo”, foi um dos maiores pontuadores da história da NBA. Sua carreira de 19 temporadas foi marcada por talento, controvérsias e um anel de campeonato que nunca foi conquistado.

Apesar disso, possui entre seus principais feitos, dez presenças no All-Star, três vezes All-NBA Third Team, medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2008 e 2012, e líder em arremessos de três pontos da NBA em sua carreira (2.560).