Início » Basquete » Conheça toda a História do Oklahoma City Thunder

Conheça toda a História do Oklahoma City Thunder

Publicado em:

Última atualização:

A história do Oklahoma City Thunder é repleta de estrelas que marcaram época na maior liga de basquete do mundo. Nos anos recentes, a franquia entrou em um processo de reconstrução, que levou ela até a primeira posição da Conferência Oeste em 2023-24.

Sendo assim, o projeto, que teve início em 2019, levou a equipe a ter um dos melhores núcleos jovens da liga. Dentre os principais nomes, devemos citar Shai Gilgeous-Alexander, Jalen Williams e Chet Holmgren. Além disso, a franquia ainda conta com várias escolhas de Draft, que podem ser usadas para adquirir mais jogadores promissores.

De Supersonics para OKC: o início da história do Oklahoma City Thunder

Para entender sobre a história do Oklahoma City Thunder, precisamos voltar para o antigo time da cidade de Seattle, os Supersonics.

A franquia foi fundada em 1967 como uma das equipes da expansão da NBA. Em seu terceiro ano de vida, a equipe conseguiu chegar para os playoffs. Porém, foi apenas em 1979 que eles conquistaram seu primeiro, e até então, único título de NBA. A equipe foi liderada por Dennis Johnson, que foi eleito MVP das Finais. O técnico da equipe, Lenny Wilkens, também teve grande importância.

Em 2006, o dono dos SuperSonics, Howard Schultz, vendeu a franquia para um grupo de investidores de Oklahoma City. O grupo era liderado por Clay Bennett e a transação foi fechada em $350 milhões. Dessa forma, em 2008 começava a história do Oklahoma City Thunder.

Em seu primeiro ano na nova cidade, a franquia acabou tendo algumas dificuldades. Venceu apenas 23 jogos e ficou fora dos playoffs. Porém, não demorou muito para se encontrar.

Logo no ano seguinte, Kevin Durant, que foi a segunda escolha do Draft de 2007, mostrou que seria uma superestrela. Além disso, Russell Westbrook também chegou. Em 2009, foi a vez da franquia selecionar James Harden no Draft. Sendo assim, conseguiram montar um elenco cheio de nomes interessantes.

Porém, eles não conseguiram trazer o tão sonhado título. Eles foram saindo um de cada vez da franquia, que acabou entrando em processo de reconstrução em 2020. Porém, demorou pouco tempo para voltar a ser competitiva, sendo um problema para os demais times do Oeste.

Principais momentos da História do Oklahoma City Thunder

O título em 1979

Ainda como Supersonics, a franquia foi campeã da liga em 1979 vencendo por 4 a 1 o Washington Bullets de Elvin Hayes e Bob Dandridge. Um fato curioso é que o armador Gus Williams foi o maior pontuador das finais em quatro dos cinco jogos da série, mas o prêmio de MVP das Finais ficou para Dennis Johnson.

O Big Three

Entre 2009-2012, a história do Oklahoma City Thunder foi marcada pela união de três grandes jogadores. Kevin Durant, Russell Westbrook e o ainda pouco destacado James Harden conseguiram levar o time para as finais da NBA.

O futuro trio de MVPs conseguiu vencer o Dallas de Dirk Nowitzki por 4 a 0, o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Pau Gasol por 4 a 1 e o San Antonio Spurs de Tim Duncan e Popovich. Entretanto, o time enfrentou outro forte elenco na final: o Miami Heat. A franquia do Leste contava com Lebron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. O Thunder acabou perdendo por 4 a 1.

No total, Durant fez 30.6 pontos por partida nas finais, Westbrook finalizou com 27 pontos, 6.4 rebotes e 6.6 assistências de média e Harden com 12.4 pontos por jogo. Após a derrota, Harden foi trocado para o Houston Rockets e assim o supertrio foi desfeito. 

O MVP de Westbrook

Após a partida do então MVP Kevin Durant, que foi para o Golden State Warriors, o time de Oklahoma precisava de um líder. Foi aí que Russell Westbrook resolveu assumir o posto de principal jogador da equipe.

O resultado disso se refletiu diretamente nos números do armador, que tiveram um enorme salto. Foram 31,6 pontos, 10,4 assistências e 10,7 rebotes por jogo na temporada 2016-17. Foi a primeira vez, desde Oscar Robertson na temporada 1961-62, que um jogador conseguiu ter médias de triplo-duplo em uma temporada regular. A grande temporada lhe atribuiu o prêmio de MVP.

Momento Atual do OKC

Para aqueles que sentiram falta de uma campanha dominante como as de 2009-2012 na história do Oklahoma City Thunder, o momento atual pode refletir em um cenário parecido. O novo time de OKC tem grande eficiência em todos os lados do campo.

Para se ter ideia, o clube foi o melhor do Oeste em tocos  e em arremessos de quadra na temporada 2023-24. Muito disso é graças ao técnico Mark Daigneault, que fez história ao comandar o time mais jovem da liga para a primeira colocação de sua conferência.

Fora o bom momento dos jogadores, a diretoria esportiva do time faz excelentes negociações desde o processo de reestruturação. Nos próximos sete anos, o time conta com 36 escolhas de draft, sendo 18 na primeira rodada e 18 na segunda.

Esse fator pode contribuir ainda mais para uma futura dinastia da equipe, que pode trabalhar na formação de novos talentos como Chet Holmgren e Shai Gilgeous-Alexander, ou na troca por jogadores já prontos, que podem chegar para agregar.