Franca, Flamengo e Minas vão disputar a Champions League das Américas 2024/25, a competição de basquete de nível mais alto no continente americano. As equipes brasileiras aceitaram o convite da FIBA para o torneio, que terá início em 11 de dezembro, em Santiago Del Estero, na Argentina. Então acompanhe o texto a seguir e saiba quais são os grupos, o regulamento e onde assistir ao campeonato.
Grupos da Champions League das Américas
O total de 12 equipes vão participar da sexta edição do torneio intercontinental. Elas foram divididas em quatro grupos de três para a primeira fase, quando jogarão entre si. Aliás, o regulamento também indica que cada um dos participantes poderá sediar em seu país uma rodada completa de confrontos em suas chaves.
Por outro lado, os brasileiros da NBB não estão no mesmo grupo. Sendo assim, o Flamengo caiu na chave B, ao lado do Boca Juniors e Toros de Chiriquí. Enquanto isso, o Franca pertence ao grupo D, e o Minas ao C, junto de Quimsa, atual campeão do torneio, e o Biguá.
Confira, então, todos os grupos da Champions League das Américas:
- GRUPO A:
- Real Estelí (NIC)
- Paisas BC (COL)
- Toros del Valle (COL)
- GRUPO B:
- Flamengo
- Boca Juniors (ARG)
- Toros de Chiriquí (PAN)
- GRUPO C:
- KTO Minas
- Quimsa (ARG)
- Biguá (URU)
- GRUPO D:
- Sesi Franca Basquete
- Instituto (ARG)
- Leones de Quilpué (CHI)
Como funciona o torneio de basquete?
A Champions League das Américas é dividida em duas fases: a etapa de classificação, realizada sob o sistema de pontos corridos, e depois o mata-mata, com as quartas de final, semifinal e a final. É importante ressaltar que o campeão do torneio internacional fatura a vaga na Copa Intercontinental da FIBA, marcada para setembro de 2025.
Na primeira fase, as 12 equipes são divididas em quatro grupos de três. São nove rodadas, onde cada franquia joga seis vezes no total, sendo três vezes contra os outros membros da sua própria chave. Cada vitória distribui pontos aos elencos.
Com o fim das rodadas, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em melhor de três. Ou seja, a franquia que vencer dois jogos primeiro segue na competição, enquanto a perdedora volta para casa mais cedo.
No mês de abril de 2025, acontecerá o Final Four, com a semifinal e a final, ambas em partidas únicas. Os vencedores das semis se classificam para a decisão e, então, teremos o campeão.
Todos os campeões
Com dois títulos, o Quimsa, da Argentina, é o maior campeão da história da Champions, conquistados em 2020 e 2024. Na sequência, Flamengo, São Paulo e Franca acumulam um troféu cada no torneio.
Fundada em 2019, a competição é organizada e realizada todos os anos pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), com equipes que pertencem exclusivamente ao continente americano. Mas é preciso ser convidado para integrar o quadro de membros do torneio.
Sendo assim, confira os vencedores de cada edição:
- 2024 – Quimsa
- 2023 – Franca
- 2022 – São Paulo
- 2021 – Flamengo
- 2020 – Quimsa
Onde assistir à Champions League das Américas?
O torcedor pode acompanhar todos os jogos em 2024 e 2025 através do canal oficial da competição no YouTube, o Basketball Champions League Americas. É possível assistir de graça em qualquer lugar do Brasil, basta sintonizar a plataforma e escolher o confronto.
Além disso, dá para acessar o YouTube no computador e no aplicativo do celular, tablet e smart TV sem pagar nada por isso. Procure pelo serviço na loja de aplicativos iOS ou Android, baixe o conteúdo e busque pelo canal do torneio.