Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Veja o que são as sprint races e como elas funcionam

Veja o que são as sprint races e como elas funcionam

Publicado em:

Última atualização:

Caso você seja um fã de Fórmula 1, deve ter percebido que as últimas temporadas introduziram um tipo de prova chamado sprint race. Desde 2021, o campeonato constantemente a utiliza em seu calendário e a torna alvo de diversas polêmicas. Afinal, muitos acreditam que ela nem devesse existir, enquanto outros são a favor dela, porém, acreditam que poderia ser melhorada.

Mas, afinal, o que é esse tipo de corrida? Leia o texto a seguir para entender. Vamos explorar o conceito por trás dela e a importância que ela possui em um fim de semana da competição.

Como funciona uma sprint race?

De maneira resumida, uma sprint é um tipo de corrida que é realizada no dia anterior a uma determinada prova comum. No entanto, vale destacar que ela possui uma quilometragem bem inferior.

No caso, a distância percorrida nesse tipo de etapa pode ser, no máximo de 100km, o que equivale a quase um terço da maioria das corridas tradicionais. Aliás, o limite de tempo para que ela seja realizada é de apenas uma hora. Caso ela exceda esse limite, haverá uma bandeira quadriculada na curva em que se ultrapassou o tempo.

Além disso, não é preciso que um piloto use mais de um jogo de pneus durante ela. Logo, torna-se algo raro ver pit-stops acontecendo no evento, afinal, eles passam a ser feitos somente quando o veículo tem algum problema.

Também vale destacar que, em 2023 e 2024, são seis pistas que recebem as “sprints” na Fórmula 1. Inclusive, a de Interlagos foi uma delas nos dois anos.

Como ela pode influenciar o campeonato?

O grande motivo que torna a sprint race importante na competição é o fato de ela valer pontos na classificação geral. Não são os mesmos pontos de uma prova tradicional, é verdade, mas, ainda assim, podem fazer a diferença.

A sua distribuição é feita entre os oito primeiros colocados somente e um corredor consegue, no máximo, adquirir oito pontos. Esse valor será para o mais bem colocado da etapa. Já os demais irão receber de acordo com uma ordem sucessiva. Sendo assim, o segundo receberá sete, o terceiro terá seis e por diante.

Qual é o piloto que mais se deu bem em sprint races?

Dentre todos os corredores no grid atualmente, aquele que mais se deu bem nas etapas com esse formato foi Max Verstappen, e por muito. Ao todo, o holandês já conquistou dez vitórias até então e a última foi no GP da Áustria em 2024. Depois dele, temos uma diferença imensa para o segundo colocado, Valtteri Bottas, que venceu apenas duas, sendo a mais recente delas em 2021.

E quanto à pontuação? Novamente, como é de esperar, Max é o primeiro que aparece no ranking, com 97 no geral. Todavia, o segundo lugar, ao invés de Bottas, é do espanhol Carlos Sainz, que tem 55 na sua conta até agora.

Como é definido o grid de largada?

Outro ponto importante para destacar é em relação à posição inicial de cada piloto. Ao contrário do que muitos podem pensar, elas não são as mesmas da corrida final de domingo.

Isso porque, a partir de 2024, o grid de largada passou a ser feito através de um sprint shootout. Ele é um pequeno qualificatório que ocorre na sexta antes da etapa, e possui três partes: Q1, Q2 e Q3. No Q1, 20 pilotos participam, já no Q2 o número diminui para 15, enquanto o Q3 possui apenas dez.

Além disso, vale destacar que o tempo de cada sessão é distinto. A primeira possui 12 minutos, a segunda dez e a última apenas oito.

A sprint race afeta a corrida de domingo?

Nas primeiras duas temporadas com a sprint race, ela era a grande responsável por determinar o grid de domingo. Contudo, a partir de 2023 passaram a haver mudanças no formato e ela praticamente virou um evento “independente”. Isso acabou trazendo consequências negativas e positivas.

O lado positivo é que o qualy acaba por ainda possuir bastante importância na prova principal, e isso cumpre com as tradições da categoria. Todavia, o lado negativo é o fato de termos fins de semana ainda mais desgastante para os pilotos, que já possuem um calendário com 24 corridas na temporada.

Quais são os circuitos de 2024 que contam com uma?

Em 2024, estes são os Grand Prix que contaram com uma sprint race na sua programação:

Os três primeiros Grandes Prêmios nessa lista já ocorreram e o vencedor de todas as corridas sprint foi Max Verstappen. A próxima, nos Estados Unidos, acontecerá no dia 19 de outubro.

Bélgica 2025

Por fim, é importante citar que, no calendário da FIA do próximo ano, o circuito de Spa-Francorchamps também sediará uma dessas provas. Ele substituirá a pista da Áustria, que não fará mais parte da lista.

O motivo? Embora não revelado, é muito provavelmente a audiência. Afinal, no momento de criação das corridas curtas, o CEO da F1, Stefano Domenicali, já comentou que: “devemos sempre olhar para frente, inovar e melhorar para oferecer o melhor para nossa crescente e diversificada base de fãs”.