Após cinco anos de ausência, o gigante GP da China volta à F1. Neste final de semana, nos dias 19 a 21 de abril, é dada a largada no autódromo em Xangai (Circuito Internacional de Xangai) para o grande show nas pistas.
O longo jejum foi causado pela pandemia do Coronavírus, motivo pelo qual a competição foi cancelada por quatro vezes consecutivas. A China
O último Grande Prêmio da China foi a temporada de 2019, onde o número 1, Lewis Hamilton, conquistou mais um troféu do GP. Com isso, Lewis aumentou, ainda mais, a distância entre os adversários, totalizando 6 títulos da competição.
Com a volta da competição, que teve sua primeira versão em 2004, vale relembrar todos os detalhes do GP da China 2019. Confira tudo a seguir!
Como foi o último Grande Prêmio da China em 2019?
O GP da China 2019 marcou história como a milésima corrida da Fórmula 1, que começou em 1950.
Apesar desse grande marco, a corrida pelo Prêmio da China de 2019 não despertou grandes emoções. O autódromo de Xangai viu raras ultrapassagens do pelotão líder e poucas distputas na F1.
Foi nesse cenário que, o maior campeão do GP da China, ganhou seu sexto troféu. Com uma largada perfeita, ultrapassou o pole position Valtteri Bottas, também competidor da Mercedes, e não saiu mais do primeiro lugar. Assim, foi concretizada a dobradinha da Mercedes no Campeonato de Pilotos de 2019: Hamilton, em primeiro, e Bottas, segundo.
O terceiro lugar ficou por conta de Sevastian Vettel, seguidos por Max Vertappen e Charles Leclerc.
Raio-X do primeiro GP da China de Fórmula 1
- Primeiro GP da história: 2004
- Extensão: 5,451 km
- Número de voltas: 56
- Recorde da pista: 1min 32s 238, de Michael Schumacher (2004)
Maiores vencedores do GP da China
1º – Lewis Hamilton – 6 Prêmios
2º – Fernando Alonso e Nico Rosberg – 2 Prêmios cada
3º – Rubens Barrichello, Michael Schumaquer, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Jenson Button e Daniel Ricciardo – 1 Prêmio cada
Equipes mais vitoriosas do Grande Prêmio da China
1º – McLaren/Mercedes – 9 Prêmios
2º – Ferrari – 4 Prêmios
3º – Renault, Red Bull-Renault e Rede Bull-TAG Heuer – 1 Prêmio cada
Brasil estreou o pódio do primeiro GP da China
Você sabia que foi um brasileiro que estreou o pódio do GP da China, no primeiro ano do compeonato?
Sim, só podia ser do Rubens Barrichello. Ele é o grande nome do Brasil que levantou o troféu no autódromo de Xangai, em 2004.
Na ocasião, Rubinho superou a BAR de Jenson Button, seu oponente direto da competição e garantiu o segundo lugar no Campeonato de Pilotos de 2004.
Foi assim que o hino do Brasil pode ser ouvido lá do outro lado do mundo: no pódio de estreia do Grande Prêmio da China.